Treinamento como capacitação contínua
Treinamento como capacitação contínua
Treinamento – A expressão da palavra “treinamento” refere-se ao processo de aquisição de todo tipo de conhecimento, habilidades e competências como resultado de uma certa formação profissional ou do ensino de habilidades práticas relacionadas a competências úteis e específicas.
Além do treinamento básico exigido por um ofício, ocupação ou profissão, os avanços tecnológicos e a competitividade do mundo moderno exigem que os trabalhadores em geral se atualizem constantemente, ao longo de toda sua vida profissional.
Devemos diferenciar a formação de um treinamento
Tratamos numa outra matéria sobre o “Nivelamento da equipe” e vimos que temos diversas situações para resolver isso. Em uma delas definimos como necessidade a definição de certos treinamentos. Devemos entender que para exercer uma profissão tem a parte do profissional que deve se qualificar por sua conta e desejo por esta ou aquela profissão.
Agora as empresas devem entender que para uma melhor equiparação de capacitação e habilidades da equipe, por vezes é necessário proporcionar certos treinamentos específicos. Na área de Manutenção e Produção por exemplo, isso fica bastante evidenciado pela grande quantidade de processos, máquinas e equipamentos que existem nas indústrias em geral.
Quais treinamentos podemos evidenciar?
Em primeiro lugar o gestor precisa entender as reais necessidades e os possíveis desníveis de conhecimento e habilidades da sua equipe. E temos vários tipos de necessidades que podemos relatar, tais como:
Treinamento de reciclagem
As vezes pode ficar evidente a dificuldade de um ou outro colaborador com determinados tipos de serviços. Podemos citar como exemplo, na Manutenção a necessidade de elucidar um problema hidráulico ou pneumático. Com certeza podemos encontrar na equipe aquele que tem mais facilidade de interpretar um esquema/diagrama pneumático e resolver rapidamente um problema.
Isso não é demérito do profissional que tem mais dificuldade, acredito que um bom treinamento sobre o tema e se resolve isso. Isso é uma forma de uma vez evidenciado isso na equipe, de resolver proporcionando um treinamento de reciclagem sobre “pneumática”, nesse caso.
Treinamentos técnicos referentes aos ativos
Isso com certeza é o mais comum de vermos como dificuldades encontradas nos diversos colaboradores de uma equipe. A grande diversidade de tipos de máquinas e equipamentos trazem as dificuldades naturais quanto a sua operação e manutenção.
Para sanar essa dificuldade e como uma das maneiras eficazes de fazer isso acontecer, é contratar treinamentos junto ao fabricante de determinadas máquinas e equipamentos.
Esse critério pode ser definido ao julgar como essenciais certos ativos para o processo produtivo. Também pode ser definido pela sua complexidade em seus processos, regulagens, setup, dificuldades de manutenção entre outros.
Treinamentos de novas tecnologias
As novidades tecnológicas estão cada vez mais rápidas e quem não acompanhar essa evolução fica para traz. Na Manutenção isso se evidencia muito com novos componentes e sistemas que trazem mais confiabilidade para os ativos.
E entender isso e capacitar sua equipe para “o novo” é sempre trazer capacitação e qualificação que pode e muito fazer a diferença. Exemplo disso são as constantes inovações em componentes e sistemas eletroeletrônicos, componentes e sistemas hidráulicos e pneumáticos.
E isso requer as vezes um treinamento específico para adquirir e unificar conhecimento da equipe, e isso se consegue em muitos casos, com os próprios fornecedores e fabricantes dessas novidades.
Treinamentos em eventos abertos
Outro recurso simples é proporcionar para a equipe as visitas em feiras pertinentes ao setor, isso sempre traz novidades do setor e pode criar um ambiente de motivação para mudanças e sugestões de melhorias. E isso pode ter certeza que nada mais é do que um tipo de treinamento que traz muito resultado.
Motiva o colaborador a ver nas novidades algo que pode fazer a diferença em seu local de trabalho. Sei disso pois já fui a muitos eventos do tipo e realmente é muito bom. Você fica sempre tentando visualizar coisas que poderiam ser úteis para o seu trabalho, pode apostar.
Treinamentos de ferramentas para solução de problemas
No dia a dia da Manutenção temos muitas formas de melhorar o desempenho da equipe e como consequência, o desempenho dos ativos. Podemos fazer isso usando metodologias ou ferramentas para solução de problemas. Para isso é necessário na maior parte das vezes proporcionar treinamentos de ferramentas e métodos de gestão.
Podemos citar algumas como: ferramentas para análise de falhas, gestão dos indicadores, metodologia TPM com os 4 pilares base do programa, gestão PCM, gestão dos sobressalentes, entre outros.
Multiplicador, uma solução inteligente
Uma das soluções mais inteligentes que podemos adotar nas empresas é o tal do multiplicador. É basicamente você investir no profissional de alta qualidade e conhecimento para disseminar ente seus pares.
A gestão juntamente com esse colaborador tido como multiplicador, devem elaborar treinamentos específicos já identificados como essenciais para a equipe e proporcionar a equiparação através desse compartilhamento.
Esse sistema de treinamento via um multiplicador oriundo da metodologia TPM, é sem dúvida uma ótima ferramenta que todo gestor deveria fazer uso dela.
Conclusão
Tenho comigo que essas atitudes da gestão só trazem benefícios para sua equipe e com certeza mais motivação. As pessoas vão enxergar que podem se tornar profissionais melhores com esse grande incentivo interno, vindo da empresa em que trabalha.
São iniciativas como essa que fazem a grande diferença entre aqueles que querem fazer acontecer e os que ficam vendo as coisas acontecerem. E você meu estimado colega e leitor, em qual desses grupos quer estar?
O Manutenção em foco Serviços conta com treinamentos importantes para uma boa gestão da manutenção, podemos resolver o seu problema, consulte-nos e confira onde e como podemos ajudar.
Mais uma vez um excelente tema, vital para a solidez dos resultados da manutenção.
Uma sugestão de pauta, caso já não tenha sido apresentada aqui, trata-se dos INDICADORES DE TREINAMENTO e qualificação da equipe de manutenção.
Fica a dica e mais uma vez obrigado por compartilhar conhecimento.
Olá Vitor, boa pedida esse indicador. A metodologia TPM nos instrui a fazer uso desse acompanhamento através do pilar da Educação e Treinamento.