Tendências do setor de IoT Industrial – IIoT (parte II)

Luis Cyrino
30 out 2024
0
273

Tendências do setor de IoT Industrial – IIoT (parte II)

Como já descrito em outro artigo sobre este tema (parte I), a Internet das Coisas (IoT) é a conexão de vários dispositivos físicos pela Internet para coletar e compartilhar dados entre si e com outros dispositivos. De fato, cada vez mais equipamentos de IoT na indústria estão se tornando interconectados.

Estudos como da TGT ISG em parceria da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) apontam que haverá mais de 27 bilhões de dispositivos conectados à Internet já a partir de 2025.

Isso significa que a Internet das Coisas (IoT) já está transformando diversos segmentos de negócios. E as tendências para o futuro indicam uma revolução ainda mais profunda e interconectada.

Como já comentado no artigo anterior sobre esse tema, são muitas tendências da IoT na indústria, agora vamos para a parte II. Portanto segue outras tendências de IoT Industrial:

  1. Gêmeos digitais

O acesso remoto é uma das tendências de IIoT, tanto para conveniência e produtividade quanto para saúde e segurança dos colaboradores. Um dos maiores avanços nas operações de manufatura remota é a tecnologia de gêmeo digital.

Uma representação digital de um componente físico ou máquina em uma fábrica. Por meio de sensores e conectividade, o gêmeo digital é constantemente atualizado para refletir a condição, o status e o desempenho real de um ativo físico.

A tecnologia de manufatura IIoT, como IA, permite simulações que podem auxiliar no planejamento e na previsão — tudo sem a necessidade de estar no chão de fábrica ou mesmo no local.

  1. IoT na saúde e segurança dos colaboradores

A saúde e a segurança dos colaboradores assumiram um novo significado nas organizações nos últimos tempos. Os recursos das tecnologias de monitoramento usadas para máquinas também podem ser aplicados nesta área.

Isso porque tem a capacidade de monitorar os locais dos colaboradores no chão de fábrica ou em canteiros de obras. Podendo rastrear a proximidade de locais perigosos, ou mesmo medir e registrar as temperaturas dos colaboradores em tempo real.

Recursos inovadores de usar a tecnologia de IoT para manter os colaboradores seguros, como também as suas instalações e seus ativos.

Nesse contexto sobre saúde e segurança dos colaboradores, a Trackfy tem inovado com soluções baseadas em IoT, análise de dados e algoritmos. Confira no link a seguir como a Trackfy combinou essas soluções tecnológicas no setor de plataformas de petróleo offshore, aumentando a segurança em zonas explosivas:

https://tnpetroleo.com.br/noticia/plataformas-de-petroleo-offshore-nova-tecnologia-aumenta-seguranca-em-zonas-explosivas/

  1. IA e Aprendizado de Máquina em IIoT

Os algoritmos de IA e Aprendizado de Máquina se tornaram populares, com muitas indústrias encontrando maneiras de integrar essas tecnologias em seus processos.

Uma das maiores tendências de IIoT está no crescimento contínuo da Inteligência Artificial ​​em todos os tipos de processo.

Essas aplicações podem ser usadas para melhorar a análise preditiva, detecção de anomalias e tomada de decisão automatizada. Ao analisar informações quase que instantaneamente e aprender com dados anteriores, a IA torna assertiva a tomada de decisões.

  1. Data Analytics e a Internet das Coisas – IoT

A Data Analytics e a IoT é a aplicação de métodos de análise de dados para examinar uma ampla gama de dados coletados de qualquer número de dispositivos de IoT.

A análise de dados juntamente com a IoT são usadas para processar o entendimento de uma enorme quantidade de dados e fornecer insights na tomada de decisão.

Esse tipo de análise de dados pode ser categorizada em três tipos:

  • Análise histórica, ajuda entender o que aconteceu;
  • Análise em tempo real, ajuda entender o que está acontecendo no momento;
  • Análise preditiva, ajuda entender o que provavelmente pode acontecer.

Conheça a startup Trackfy que vem trabalhando forte no uso de tecnologias de ponta trazendo soluções extraordinárias nas áreas de segurança e processos industriais.

A grande importância da IoT juntamente com o Data Analytics não vem só da geração, coleta e armazenamento de dados por si só, mas de insights precisos, relevantes e oportunos.

Enquanto diversos componentes coletam e transmitem informações, a análise desses dados geram valor. A análise de dados aplica um contexto aos dados de IoT que resultam em informações úteis, o que permite assertividade na tomada de decisões.

Conclusão

O mercado de IoT está passando por mudanças transformadoras, isso é nítido, sendo impulsionado por avanços tecnológicos constantes. E muito também por conta da alta competitividade nos negócios, o que obriga a constantes mudanças estratégicas na indústria global.

Com a tecnologia IIoT sendo cada vez mais incorporada e adotada, as comunicações 5G estão se tornando mais comuns. E com essas tendências acima e muitas outras se consolidando, a era da fábrica inteligente está cada vez mais presente.

Entre em contato com a Trackfy no link abaixo e veja como essas novas tecnologias podem melhorar os resultados da sua empresa:

https://trackfyapp.com.br/#contato

 

Fonte bibliográfica:

https://www.ibm.com/br-pt/topics/edge-computing

https://circutor.com/en/news/industrial-iot-trends-2024/

https://www.advancedtech.com/blog/iiot-trends/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *