
Segurança e os cuidados que devemos ter na Manutenção
Manutenção e a Segurança
Qual a relação que podemos atribuir entre a Manutenção e a Segurança do trabalho? Sabemos que quando se fala em Segurança do trabalho temos que avaliar sob duas óticas distintas, as condições que se referem ao ambiente físico como edificações, máquinas e equipamentos.
E sob a ótica do comportamento humano. Para identificar essas situações temos as duas formas de relatar essas ocorrências no meio industrial que chamamos de “condição insegura” e de “ato inseguro”.
Em nossa abordagem vamos focar o papel da manutenção sob essas duas óticas ou seja, o quanto a manutenção executada de forma segura, consciente, regular e sistemática é essencial para manter um ambiente seguro.
E assegurar a confiabilidade do equipamento, das máquinas e principalmente contribuindo para um ambiente de trabalho sem riscos.
Então podemos afirmar que a falta de manutenção ou a manutenção inadequada podem provocar situações de riscos, acidentes e problemas de saúde para todos os colaboradores da empresa.
Fator relevante nessa nossa abordagem é que a manutenção é uma atividade de muitos riscos devido a maior exposição desses colaboradores. Então o papel do gestor é muito importante para que esse trabalho seja bem planejado e que o foco da equipe seja de um comportamento seguro e de qualidade na realização das tarefas.
Podemos afirmar que o papel do gestor é prioritário cabendo a ele garantir que a segurança esteja em primeiro lugar na sua gestão. Pode parecer estranho essa afirmação, aprendi ao longo da minha carreira que se meu ambiente de trabalho não é seguro e as pessoas não se preocupam em praticar a segurança, tudo isso favorece na instabilidade e performance de todos em sua volta e certamente os resultados serão afetados.
Então quais seriam as formas e os meios necessários para que isso aconteça na equipe de manutenção? Veja abaixo algumas delas que podemos citar:
Ferramentas de Segurança
- Fornecimento e uso do EPI e EPC (equipamento de proteção individual e coletivo)
É uma das normas das empresas o uso obrigatório do EPI e EPC e cabe ao gestor garantir o fornecimento e uso de todos os equipamentos de segurança necessários a sua equipe.
- Manutenções adequadas das instalações e máquinas e/ou equipamentos.
Cumprimentos dos cronogramas de manutenção para um perfeito funcionamento das máquinas e/ou equipamentos e instalações prediais.
- Praticar o DDS (diálogo de segurança)
Essa é sem duvida uma ferramenta eficaz, aquele bate papo sobre segurança pelo menos quinze minutos e uma vez por semana com sua equipe.
- Blitz de segurança
Essa é uma forma interessante do gestor de auditar as condições de segurança da sua equipe e área de trabalho de forma repentina.
- Etiqueta de segurança
Uma ferramenta oriunda do TPM onde ao identificarmos um problema de segurança, é colocada a etiqueta relatando o evento e a manutenção por sua vez analisa e se for o caso realiza o reparo.
- CIPA (Comissão interna de prevenção de acidentes)
Cabe ao gestor incentivar a participação de alguém da equipe como cipeiro.
- Pirâmide de BIRD
Como no caso da etiqueta mencionada acima uma vez feita o relato de incidentes ou quase acidentes, deve ser tratado de imediato.
- Treinamentos
Uma vez identificado pelo gestor e sua equipe necessidades específicas conforme os riscos encontrados para determinadas manutenções, fazer com que aconteça o treinamento quando necessário.
- Utilização da APR (análise preliminar de risco)
Através do gestor e da segurança do trabalho, deixar claro a equipe da manutenção sobre a existência dessa ferramenta e da necessidade dessa solicitação devido aos riscos de certas atividades.
- Check list de segurança
Importante ferramenta de verificação dos itens de proteção para máquinas e/ou equipamentos e edificações.
Conclusão
Como podemos ver, temos muitas maneiras de minimizar e até eliminar as causas de acidentes dentro do ambiente de trabalho. Basta uma boa dose de comprometimento das pessoas e da gestão.
Vejamos agora uma das primeiras preocupações que devemos ter, trata-se do uso adequado do EPI – equipamento de proteção individual. Veja no link abaixo um pouco mais sobre esse tema.