Qual graxa usar em rolamentos de alta rotação?

Qual graxa usar em rolamentos de alta rotação?

Qual graxa devo usar em rolamentos de alta rotação?

Estudo de caso:

Em uma empresa que fabrica escovas de diversos tipos é possível encontrar equipamentos como Entufadeiras (máquinas que inserem cerdas em escovas para várias finalidades de limpeza e higiene).

Elas se constituem de cabeçotes com rolamentos que giram em altas rotações. Além de velocidade elevada, apresentam ainda níveis de vibração durante a operação.

Em uma dada empresa do segmento, as trocas de rolamentos eram constantes, obrigando o procedimento de se manter ativa a manutenção nos fins de semana, gerando altos custos de mão de obra.

Dezenas de rolamentos eram trocados semanalmente e os custos de reposição também eram elevados, principalmente considerando-se o alto custo destes rolamentos especiais.

Em atendimento ao cliente, sugeriu-se o uso de uma graxa para rolamento  adequada e o resultado foi surpreendente, aumentando consideravelmente a vida útil dos rolamentos e definitivamente desativando a manutenção nos finais de semana.

Analisada a rotação e calculando-se o fator DN do rolamento (média dos diâmetros x RPM), foi sugerida a Graxa MOLYKOTE BG 20, sintética para alta temperatura, alta rotação e ainda pela capacidade de absorver vibrações.

Com a aplicação de uma reduzida quantidade do lubrificante, devidamente calculada, chegou-se a uma economia extremamente considerável, não só no reduzido consumo de rolamentos, bem como a redução de mão de obra aplicada, levando em consideração ainda, a produção mais eficiente sem paradas.

Muitos equipamentos industriais passam por problemas semelhantes. Com ou sem presença de vibração, de temperatura e de carga elevada. Podemos citar como exemplo: rolamentos dos equipamentos tipo Passadores e “Open End” de diversas marcas, comuns no setor de fiação da indústria têxtil, rolamentos de motores elétricos, entre outras aplicações. Além disso, existem outros casos semelhantes com variações de influências pertinentes nos mais diversos segmentos industriais, inclusive ambientes agressivos.

Se houver dúvidas em lubrificação para a sua planta fabril, contate a Lumobras Lubrificantes Industriais:

 www.lumobras.com.br