
Planejando a Preventiva – Histórico de paradas
Preventiva – Histórico de paradas e dados estatísticos
Preventiva – Conforme nossa primeira matéria “Manutenção Preventiva e seu Planejamento”, elencamos várias etapas para se realizar um bom planejamento e com certeza não podemos desprezar nenhuma delas. Nesta matéria vamos descrever a primeira etapa que trata dos históricos de paradas e dados estatísticos da máquina ou equipamento que se planeja parar para Preventiva.
Levantamento do histórico de paradas e dados estatísticos
Nessa primeira etapa precisamos entender o estado atual da máquina e/ou equipamento buscando informações das intervenções corretivas e outros tipos de intervenções realizadas desde a última preventiva e dados estatísticos atualizados ou caso não exista e essa seja a primeira parada para preventiva, o máximo de informações dos últimos seis meses no mínimo, o ideal seriam dados de um ano.
Histórico de paradas
Essa é uma forma mais usual e comum de levantamento de informações no meio da manutenção de máquinas e equipamentos, pois normalmente se faz o uso de documentos padrão chamados de OS (ordem de serviço) ou SM (solicitação de manutenção), podem existir outras nomenclaturas, mas essas duas são as mais comuns. Nesse documento contém informações relevantes como máquina, data da ocorrência, tempo de reparo, causa da parada, descrição da solução, peças substituídas, mão de obra utilizada entre outras.
Normalmente quem detém essas informações registradas via algum software ou mesmo em planilha de Excel, é a área do PCM e quando não se tem essa área então isso fica sob a responsabilidade da Gestão da Manutenção.
Exemplo de registro de intervenções
Dados estatísticos
Dado Estatístico é um número que mede a intensidade ou a característica de um fenômeno coletivo em estudo e no nosso caso essa informação virá a partir do histórico de paradas da máquina ou equipamento que precisamos fazer o planejamento de preventiva. Com essas informações em mãos podemos gerar vários gráficos e fazer análises dos mesmos buscando visualizar os problemas mais evidentes tais como:
- Tipo de quebras mais comuns;
- Conjunto que mais apresenta problemas;
- Periodicidade de um problema;
- Período de maiores intervenções (manhã, tarde ou noite);
- Maior incidência de paradas se mecânicas ou elétricas;
- Intervenções que mais demandam tempo de mão de obra.
Gráfico de Pareto (faça o download de como fazer esse gráfico)
Conclusão
Enfim, podemos ver que a partir de um bom histórico de paradas e dos dados estatísticos é possível através de uma boa análise extrair muitas informações relevantes para fazer um bom planejamento de preventiva determinando as ações mais eficazes para combater os maiores problemas, sendo assim posso afirmar que essa primeira etapa é primordial para a sequência do planejamento e como consequência para que os resultados esperados da manutenção.
Veja a sequência das etapas de planejamento da Manutenção Preventiva no link da imagem abaixo. Nessa matéria falamos sobre a segunda etapa que trata da reunião com a Produção para verificar necessidades específicas. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.
Planejando a Manutenção Preventiva – Necessidades da Produção