Planejamento Orçamentário

Planejamento Orçamentário

Planejamento Orçamentário

Planejamento orçamentário – Um dos grandes problemas da área da Gestão de Manutenção com certeza está ligado diretamente aos recursos dispensados pela empresa para que a Manutenção possa desempenhar seu papel primordial que é de garantir o bom funcionamento de todo parque de máquinas, equipamentos e suas instalações e dessa forma manter seu rendimento e seu estado o mais próximo possível do original.

Para um melhor entendimento, nessa matéria estarei mostrando com base em pesquisas sobre o assunto, de como funciona o Planejamento Orçamentário dentro das organizações.

Conceitos

Podemos afirmar que o Planejamento Orçamentário é uma ferramenta de Gestão nas organizações, que além de necessária para tomada de decisão, evita também o mau uso dos recursos que a empresa emprega para a otimização dos seus resultados.

Essa ferramenta tem sido usada como técnica formal de planejamento econômico e financeiro nas empresas desde 1940. Este planejamento é um conjunto de metas necessárias para orientar as ações dos gestores no controle das expectativas da empresa quanto à lucratividade frente seus custos e despesas. Esses esforços resultam em decisões mais acertadas e sinalizam quando há variações e distorções fora da curva propiciando a análise do negócio e até alterando a estratégia para correção e alinhamento à meta proposta.

É importante ter em mente que a adoção de determinado tipo e conceito de Planejamento Orçamentário está totalmente ligado ao modelo de gestão da empresa e a cultura orçamentária desenvolvida internamente. A área de Controladoria de Orçamento deve ser estratégica e generalista, utilizando-se de todos os instrumentos na elaboração de informações gerenciais apoiando a alta administração nas decisões que direcionem a empresa para o sucesso.

O Orçamento não deve ser encarado como uma função financeira, mas sim como uma ferramenta gerencial importante.

Como elaborar um orçamento

A elaboração do orçamento é de acordo com o exercício contábil, que pode ser qualquer período de doze meses escolhido pela empresa. Porém esse período deve ser mantido, pois, mudá-lo dificultaria a comparação dos resultados entre um ano e outro.

A preparação dos detalhes para o próximo exercício deve começar de dois a três meses antes do seu início, pois é um processo complexo e deve haver um entrosamento entre os departamentos, porque ajustes feitos no orçamento de um departamento alteram os demais.

Elaborar um orçamento, mais que uma tarefa matemática, é uma tarefa gerencial. Os gerentes dos departamentos devem encontrar maneiras de como trabalhar melhor em conjunto visando atingir bons resultados para a empresa, seus funcionários e clientes. Isso requer muita habilidade e criatividade nos negócios, entendimento das metas e política da empresa, além do conhecimento do trabalho realizado. O orçamento demonstra os resultados que um departamento deve atingir e os recursos fornecidos para atingi-los.

Os resultados atingidos em cada departamento serão registrados e comparados com o orçamento e, se houver grande divergência, será realizada uma espécie de investigação para decidir se é um incidente que será recuperado no próximo mês, uma falha grave e todo orçamento será repensado, ou se o orçamento original será mantido e algo será feito no restante do ano para superar a falha.

Os desvios do orçamento precisam ser considerados e todos os departamentos devem empenhar-se para ainda alcançar a meta. E se mesmo assim ela não for alcançada, se estabelecerá uma meta de desempenho revisada.

Tipos de Orçamento

  1. Orçamento Estático ou Budget;
  2. Orçamento Ajustado ou Forecast;
  3. Orçamento Flexível;
  4. Orçamento Contínuo ou Rolling;
  5. Orçamento Base Zero.

Nas próximas publicações descreveremos com detalhes os tipos de orçamento e como funciona na manutenção. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.