PCM e as fases de controle de Manutenção

PCM e as fases de controle de Manutenção

PCM e as fases de controle de Manutenção

Controle de Manutenção – Para que tenhamos um bom planejamento e controle da manutenção é imprescindível que na área do PCM tenha um histórico (banco de dados) com todas as informações das máquinas e/ou equipamentos e edificações cadastrados, isso é o que podemos chamar de controles.

Não basta planejar e executar, é necessário fazer o controle da manutenção por meio de algumas atribuições de monitoramento das atividades e do desempenho tanto da mão de obra como das máquinas e/ou equipamentos.

Na minha experiência como gestor de manutenção e responsável pela área de PCM, descreverei a seguir algumas das atribuições que acredito serem imprescindíveis para um bom controle dentro da área de manutenção geral e que seriam:

  1. Cadastro de informações das manutenções realizadas

    Normalmente via algum software, todas as informações dos trabalhos executados devem ser cadastradas, esse trabalho é vital para a manutenção poder manter um histórico para futuras decisões.

  1. Banco de Dados

    Um banco de dados via software ou planilha do Excel com os números da manutenção, vital para alimentar os indicadores (KPI’s), fundamental para os relatórios gerenciais e tomada de decisão.

  1. Documentação

    Em nível de auditoras tanto internas como externas é preciso manter uma documentação disponível na manutenção e normalmente isso fica a cargo do PCM que detém todas as informações e registros da área de manutenção.

  1. Criticidade de máquinas e/ou equipamentos

    Manter sempre atualizado o nível de classificação ABC de todo parque de máquinas e/ou equipamentos da empresa.

  1. Definição das Tag’s
    As Tag’s dos equipamentos são definidas de acordo com alguns critérios definidos por cada empresa com objetivo de identificação para um maior controle de suas intervenções.
  1. Cadastro de máquinas e/ou equipamentos

    Baseia-se no cadastro de informações relevantes sobre todas as máquinas e/ou equipamento da empresa.

Conclusão

Vale a pena ressaltar que como dito anteriormente, podem faltar algumas atribuições ou algumas citadas que não sejam de responsabilidade do PCM dependendo única e exclusivamente do modelo de gestão adotado. Porém todas que foram citadas são importantes e necessárias para uma boa gestão de todo o departamento de manutenção.

Vejamos então no link abaixo como a área do PCM deve tratar quanto ao cadastro das informações de todas as atividades da Manutenção.

http://www.manutencaoemfoco.com.br/pcm-cadastro-das-informacoes/