Os Desafios da Gestão de Pessoal

Os Desafios da Gestão de Pessoal

Os desafios da Gestão de Pessoal

Gestão de Pessoal – Hoje em dia observo muitas discussões sobre o tema Gestão de pessoal abordando a grande dificuldade na formação e gerenciamento de equipes e em minha opinião isso acontece devido a várias e importantes condições que podem ser geradas tanto pelo Gestor como pelos seus colaboradores e na pior das condições por ambos.

No mundo organizacional a busca pela perfeição da Gestão está diretamente ligada às habilidades técnicas e comportamentais, porém acredito que muito mais em evidência é as habilidades comportamentais, o uso da inteligência na condução das suas atitudes, decisões e de seus relacionamentos.

Então posso dizer que dentro desse mundo organizacional, as pessoas e seus comportamentos são fatores que influenciam no sucesso ou no fracasso do objetivo foco das empresas e para tanto se torna imprescindível que tenham formas e estilos de gestão que possam nortear as estratégias na condução dos negócios.

E para tanto a Gestão de pessoal tem seu foco voltado para que as pessoas se comprometam em alcançar os objetivos com o máximo de comprometimento aliado as habilidades necessárias para o exercício da função de cada um dentro do processo.

Problemas de Gestão na Manutenção

Na área da manutenção não é diferente por isso é muito importante que essa visão do todo seja levantada para se identificar as reais causas dos problemas, pois isso afeta diretamente os resultados da manutenção e consequentemente da empresa.

O fato é que precisamos entender que o maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores e o investimento nesse ativo é sinônimo de sucesso, de resultados, você caro leitor imagine possuir um patrimônio de ótimas máquinas e equipamentos e colocar pessoas despreparadas ou desmotivadas para cuidar delas, com certeza seria um desastre total nos resultados. Por isso que hoje é muito difundido e tão importante o investimento do capital humano e na retenção de talentos.

Vamos enumerar vários tópicos em que podem ser geradas situações claras de dificuldades dentro da área de manutenção sendo essas situações podendo ser vinculado a problemas na gestão de pessoal e/ou na equipe dos colaboradores.

Problemas da Gestão:

  1. Perfil da liderança (atributos necessários para o cargo);
  2. Recrutamento e seleção (habilidades para contratar certo);
  3. Metas e desafios (a equipe precisa conhecer suas responsabilidades);
  4. Administrar conflitos (problemas acontecem e precisam ser resolvidos);
  5. Nivelamento da equipe (diferenças acentuadas geram problemas);
  6. Avaliação de desempenho e feedback (fundamental sinalizar);

Problemas dos Colaboradores:

  1. Relacionamento (o quanto a equipe se entende, se ajuda);
  2. Comprometimento (o quanto se importa com suas responsabilidades);
  3. Objetivos (aonde se quer chegar, sonhos e desejos de cada um);
  4. Conhecimento técnico (habilidades necessárias para a função);
  5. Normas e regulamentos (nível de obediência com as regras da empresa);

Nas próximas publicações descreveremos com detalhes cada tópico descrito acima.

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