
Orçamento Ajustado ou “Forecast”
Orçamento Ajustado ou “Forecast”
O que significa a palavra “Forecast”?
Orçamento ajustado é uma expressão usada na área administrativa financeira das empresas. O conceito de Forecast, também chamado de “orçamento revisado”, é um método de previsão, análise e revisão de um orçamento, baseado numa situação de momento da empresa. Porém, dependendo da volatilidade dos mercados essa previsão pode mudar. Portanto, aprender a identificar e adequar-se às novas variações é a proposta do Forecast.
O orçamento Ajustado ou Forecast caracteriza-se pela grande capacidade de flexibilização e sempre utilizado quando se necessita uma alteração do orçamento original. Enfim quando se faz necessário qualquer alteração no orçamento original, em virtudes de grandes variações de volume ou quantidade nos níveis de vendas e produtividade, esse novo orçamento é denominado de orçamento Ajustado.
Nos conceitos empresariais, este modelo de orçamento é uma derivação do orçamento flexível, o mesmo passa a valer quando acontece alguma alteração de volume ou no nível de atividades de negócios que difere do que foi inicialmente planejado pela empresa. Nesse conceito de orçamento ajustado é possível fazer ajustes nos volumes planejados para outros valores de referência e que também pode ser modificado várias vezes durante o decorrer do período de apuração dos resultados.
Considerando esse ajuste de orçamento de âmbito global da empresa podemos avaliar algumas vantagens e desvantagens desse processo:
Vantagens do Orçamento Ajustado
Caracteriza-se pela grande capacidade de flexibilização;
Maior possibilidade de alinhamento as metas de acordo com a nova realidade do mercado;
Possibilidade de aprendizado com as variações que talvez não foram previamente percebidas.
Desvantagens do Orçamento Ajustado
Principalmente para as áreas de apoio quando acontece redução das previsões do orçamento fica difícil cumprir metas principalmente no âmbito das melhorias de processos e de pessoal;
Ajustes com redução do orçamento global compromete o planejamento inicial de todas as áreas da empresa;
Pode haver falta de critérios para esse ajuste sendo simplesmente usado para corrigir eventuais falhas na previsão orçamentária inicial;
Consequências na Manutenção
No caso da Manutenção quando se usa esse tipo de orçamento Ajustado onde o que foi elaborado pode ser alterado, acredito que pode se tornar complicado de trabalhar. Isso principalmente porque esse tipo de alteração é muito comum acontecer para previsões de orçamento abaixo do que se havia estimado.
Ou seja, por motivos normalmente externos de mercado reduzindo as previsões de negócios. Nessa situação toda previsão de manutenção poderia sofrer alterações a não satisfazer as necessidades de pessoal, das máquinas, instalações e equipamentos em geral.
Conclusão
Nesse tipo de situação onde a Manutenção precisa se adequar ao novo recurso estipulado pela alta gerência, entra em campo a Gestão buscando alternativas junto à equipe na busca em satisfazer as necessidades do parque fabril, na busca de melhorias e outras ações – Vejam como isso pode se tornar possível em outra matéria que tratamos desse assunto. Vejam as sugestões no link:
http://www.manutencaoemfoco.com.br/manutencao-contribuindo-na-crise/
Na próxima publicação descreveremos com detalhes o tipo de orçamento Flexível e suas implicações na Manutenção. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.