Mecanização no campo só cresce!!

Mecanização no campo só cresce!!

Mecanização no campo só cresce!!

Mecanização das lavouras no Brasil vem crescendo exponencialmente nos últimos tempos por conta dos avanços tecnológicos. A constante alta da produtividade agrícola se deve especialmente ao uso crescente de máquinas e implementos no campo.

E claro, não podemos deixar de mencionar o uso das tecnologias na melhoria do preparo do solo e na melhoria das sementes.

Mecanização Agrícola

Entendendo melhor o conceito da mecanização agrícola, pode-se dizer que é uma das áreas da engenharia agrícola que se dedica ao planejamento, execução e desenvolvimento das operações no campo. Faz isso por meio da utilização de máquinas, implementos e outros dispositivos e ferramentas mecânicas.

Portanto, o ato de mecanizar de modo racional e lógico as operações agrícolas constitui o objetivo básico do estudo da Mecanização Agrícola – MIALHE, L.G. Manual de Mecanização Agrícola.

Então baseado nessa afirmação pode-se entender que a utilização de qualquer meio mecânico na melhoria dos processos de produção agrícola, chamamos de mecanização agrícola.

Pequeno produtor

Um dos fatores técnicos que tem impulsionado a entrada de novos produtores na área da agricultura foi a fabricação e comercialização de tratores agrícolas de pequeno e médio porte e equipamentos adaptados à agricultura de pequena escala.

Ou seja, aqueles produtores chamados da agricultura familiar estão conseguindo melhorar seus níveis de produção por conta da mecanização das suas lavouras. É necessário certamente um bom planejamento para fazer isso por meio de avaliações e estudos de vários aspectos à serem observados.

Evolução no campo

A mecanização no campo vem acontecendo ao longo do tempo com o uso das máquinas agrícolas como os tratores, colheitadeiras e semeadeiras.

A mecanização traz consigo as vantagens de uma eficiente preparação do solo para a plantação, plantio e a colheita com operações rápidas e eficientes.

Hoje podemos dizer que o grande símbolo da agricultura moderna se chama “tratores” pois traz consigo uma grande tecnologia embarcada que faz a diferença.

Alguns dados dessa evolução

Segundo dados do IBGE em seu último senso agropecuário de 2017, temos algumas informações sobre a mecanização da agricultura no campo.

Um dado que não sei ao certo se podemos comemorar ou se preocupar é que para cada trator comprado nos últimos 11 anos (2006 a 2017), quatro trabalhadores rurais foram dispensados das lavouras.

Outro dado do IBGE nesse último senso agropecuário afirma que o número de tratores no campo cresceu em 49,7% nesses últimos 11 anos. Quanto a irrigação no campo houve um aumento das áreas irrigadas em 52%, o que mostra o aumento da mecanização dos implementos agrícolas.

Capacitação da mão de obra do campo

Se por um lado perdemos a mão de obra digamos “braçal” nas áreas agrícolas, no outro temos o crescimento de profissionais mais capacitados. Hoje a mão de obra no campo requer de pessoal qualificado em suas várias áreas de trabalho.

Uma que vem crescendo exponencialmente são os profissionais de manutenção. Com a alta mecanização e as tecnologias embarcadas nas máquinas, principalmente nos tratores, a mão de obra qualificada da manutenção é uma necessidade.

São investimentos muito altos em máquinas, implementos e outros equipamentos que trazem consigo muita tecnologia. Com isso a necessidade de manutenção desses ativos é uma estratégia que não se pode ignorar. Então, vamos nos capacitar para essa mão de obra crescente do campo?