
Matriz competências técnicas em Mecânica
Matriz competências técnicas em Mecânica
Matriz competências – Precisamos entender qual o nível de nossa equipe de trabalho, mas para fazer isso precisamos elencar quais as competências técnicas e comportamentais que serão avaliadas. Antes de fazer o download logo abaixo, vamos entender como preencher essa planilha, é simples. Nessa planilha temos um exemplo para cargos da Manutenção mecânica de 3 níveis, Junior, Pleno e Sênior quanto as competências técnicas.
Abaixo da planilha (linha 29) temos a legenda com os níveis das competências de 1 a 5 para que seja inserida nas colunas IDH da planilha conforme a visão do Gestor que fará a avaliação e que deve ser feita da em cada planilha da seguinte maneira:
Planilha “Matriz”: Na coluna “D” o responsável pela avaliação coloca o número correspondente ao nível desejável para cada função de acordo com cada competência, por exemplo: Para a função Junior (Mathias) na linha da competência técnica mecânica número 1, ” Conhecimento do processo e operação de máquinas e equipamentos produtivos”, o nível desejável é “2”, (Conhece bem mas tem dificuldades em aplicar). E assim com as demais competências e funções.
Planilha “Avaliação Inicial”: Na coluna “I” o responsável pela avaliação coloca o número correspondente ao nível em que se encontra o profissional de acordo com a sua função e para cada competência, por exemplo: Para o Mathias com a função de Junior, para a competência técnica mecânica número 1 foi avaliado que o mesmo se encontra no nível 1, “Não conhece ou conhece o insuficiente”. E assim com as demais competências e funções.
Planilha “Avaliação pós ações”: Na coluna “H” o responsável pela avaliação coloca o número correspondente ao nível em que se encontra o profissional após as ações desenvolvidas, ou seja, será feita nova avaliação para verificar se houve evolução das competências, por exemplo: O profissional Mathias foi avaliado na competência 1 com nível 1 (I), se esperava nível 2 (D) e após algumas ações da Gestão uma nova avaliação foi feita e o mesmo foi avaliado com nível 2 (D), ou seja, ele evoluiu com as ações e agora se encontra no nível desejado.
Notas:
- As colunas “Status inicial” e “Status pós ações” são indicativos tipo semáforo mostrando o status de cada competência e no geral da equipe. Estão com valores de 90% acima como ideal e abaixo desse valor como necessário agir. Caso queiram podem alterar na fórmula esse valor.
- As células onde se coloca a numeração dos níveis para “I-D-H” sempre manter com números de 0 a 5.
- Na coluna das descrições comportamentais você pode alterar de acordo com sua visão do que são as competências ideais para serem avaliadas, na planilha são apenas exemplos.
- As numerações em geral das colunas “I-D-H” são apenas exemplos, cada avaliador colocará o que achar necessário pois elas estão vinculadas a cada competência a ser avaliada e de acordo com a função de cada profissional avaliado.
- As funções também são descritas apenas como exemplos, cada empresa tem as suas nomenclaturas quanto a cargos e funções, portanto alterem de acordo com suas realidades.
- O período para uma nova avaliação após as ações de melhorias quando necessárias deve ser estabelecida pela Gestão. Acredito que sejam necessários pelo menos 6 meses após as ações concluídas para cada profissional para se fazer uma nova avaliação e verificar se surtiram efeito positivo.
- Normalmente ao abrir a planilha clique em “OK” quando ela pede para “Atualizar” e em seguida para “Continuar”.
- As avaliações devem ser feitas das duas competências simultaneamente, ou seja, avaliar as competências técnicas e comportamentais, assim será gerado um plano de ações em conjunto para corrigir eventuais desvios.
Faça agora o download abaixo e prepare a sua matriz de competência técnicas em mecânica. Se precisar de ajudar nos retorne.
https://www.manutencaoemfoco.com.br/?downloads=matriz-competencias-tecnicas-em-mecanica