
Manutenção Preventiva e seu planejamento
Manutenção Preventiva e seu planejamento
Manutenção Preventiva – Baseado no princípio em que toda máquina e/ou equipamento no decorrer do seu tempo de uso está sujeito a um processo de desgaste / deterioração, inevitavelmente faz-se necessário nesse intervalo de tempo algumas intervenções de reparos, troca de peças e componentes, lubrificação e inspeções. Todas essas intervenções é o que chamamos de manutenção.
Podemos concluir então que o objetivo principal da manutenção é garantir o bom funcionamento de uma máquina e/ou equipamento e dessa forma manter seu rendimento e seu estado o mais próximo possível do original.
Uma forma de manutenção das mais difundidas e usadas hoje em dia é a Manutenção Preventiva baseada no tempo e dados estatísticos.
É sem dúvida a que mais se aperfeiçoou em seus métodos utilizando muitas ferramentas em seu auxílio desde o seu planejamento até a sua execução e mensuração dos resultados.
Planejamento da Manutenção Preventiva:
Na minha visão aliado a minha experiência de campo, chego à conclusão que para um bom planejamento da manutenção preventiva precisamos seguir os seguintes passos:
-
Levantamento do histórico de paradas e dados estatísticos;
Nessa primeira etapa precisamos entender o estado atual da máquina e/ou equipamento buscando informações das intervenções corretivas e outros tipos de intervenções realizadas.
E também de dados estatísticos desde a última preventiva ou caso não exista e essa seja a primeira, informações dos últimos seis meses no mínimo, o ideal seriam de um ano.
-
Reunião com Produção para verificar necessidades específicas;
Cabe a gestão da manutenção se reunir com o pessoal da produção e entender as dificuldades que a operação da máquina e/ou equipamento vem encontrando. E suas maiores necessidades de melhorias ou restaurações que melhorariam seu desempenho.
-
Descrição do plano de ações
Nessa etapa serão elencadas as ações necessárias conforme levantado a partir dos dados históricos e estatísticos e das necessidades levantadas pelo pessoal da produção.
-
Levantamento das necessidades para cada ação
Descrever o que será preciso quanto a materiais, tempo de execução e mão de obra necessária.
-
Mensuração da previsão dos custos
Pode parecer difícil, porém é necessário prever os custos com peças, mão de obra externa se for o caso e outros tipos de materiais.
-
Cronograma
Agora é hora de colocar no papel todo o planejamento realizado de forma clara e objetiva como inicio e fim da preventiva, quem faz o que, como e em quanto tempo e recursos necessários.
-
Programação
Agora é o momento de fechar uma data para realizar essa preventiva junto ao PCP, Manutenção e Produção.
-
Execução
Agora é a hora de por a mão na massa e fundamental o acompanhamento da liderança com feedbacks diários sobre o andamento dos serviços.
-
Check-list final e liberação para Produção
Finalizado os trabalhos é necessária uma verificação final de cada ação executada por parte da equipe, testes finais e entrega para produção.
-
Acompanhamento e Registro
Importante que a manutenção e produção fazerem um acompanhamento de pelo menos dez dias para avaliação dos resultados e posteriormente o devido registro dessa intervenção na área da manutenção.
Conclusão
Podemos ver que para um bom planejamento temos muitas etapas que devem ser cumpridas, os responsáveis pela gestão e planejamento tem muitas responsabilidades. Os resultados esperados por todos, depende e muito desse planejamento e todas as etapas tem a sua importância, negligenciar alguma delas pode comprometer todo o trabalho da equipe.
Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.