Manutenção Preditiva, conceitos e aplicação

Manutenção Preditiva, conceitos e aplicação

Manutenção Preditiva, conceitos e aplicação

Preditiva, sua aplicação  já faz muito tempo que está inserido nos conceitos de manutenção e como uma das modalidades de manutenção, se efetivou como importante ferramenta de produtividade a partir dos anos 70, sendo que sua evolução vem se destacando desde meados dos anos 90 conforme estudiosos das áreas de manutenção.

Preditiva é um método aplicado na área de manutenção com a finalidade de indicar as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Visto então que a proposta da manutenção preditiva é fazer o monitoramento regular das condições mecânicas, eletrônicas, pneumáticas, hidráulicas e elétricas dos equipamentos e instalações e, ainda, monitorar o rendimento operacional de máquinas, equipamentos e instalações quanto a seus processos.

Como resultado desse monitoramento, observa-se um aumento dos intervalos dos reparos por quebras (manutenção corretiva) e dos reparos programados (manutenção preventiva), bem como um aumento de rendimento no processo produtivo, uma vez que equipamentos e instalações estarão disponíveis por um tempo maior para a operação.

Portanto trata-se de uma modalidade de manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.

 Objetivos da manutenção preditiva

  1. Determinar antecipadamente a necessidade de serviços de manutenção numa peça ou componente específico de uma máquina ou equipamento;
  2. Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
  3. Aumentar o tempo de disponibilidade das máquinas e equipamentos;
  4. Reduzir as intervenções de corretiva;
  5. Impedir o aumento dos danos;
  6. Aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento;
  7. Aumentar o grau de confiabilidade das máquinas e equipamentos.

Com base nos objetivos descritos acima podemos deduzir que eles estão direcionados a trazer como resultado uma redução de custos de manutenção e aumento da produtividade.

 Como realizar a manutenção preditiva

Para ser realizada a manutenção preditiva é necessária a utilização de aparelhos adequados, capazes de registrar vários fenômenos, tais como:

  1. Vibrações das máquinas;
  2. Alterações de temperatura;
  3. Contaminação de óleos;
  4. Estado de superfícies;
  5. Alterações de pressão.

Com base no conhecimento e análise dos fenômenos, torna-se possível indicar, com antecedência, eventuais defeitos ou falhas nas máquinas e equipamentos, após isso a manutenção preditiva adota dois procedimentos para atacar os problemas detectados:

Diagnóstico: Detectada a irregularidade, será necessário efetuar um diagnóstico referente à origem e à gravidade do defeito constatado.

Análise da tendência da falha: A análise consiste em prever com antecedência a avaria ou a quebra e programar o reparo.

Algumas técnicas ou métodos da Manutenção Preditiva

  1. Análise de vibrações;
  2. Termografia;
  3. Ferrografia;
  4. Ultrassonografia;
  5. Análise de pressões.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as técnicas da manutenção preditiva? Vejam no link abaixo uma matéria que falamos sobre a análise de vibração. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

http://www.manutencaoemfoco.com.br/analise-de-vibracao/