Manutenção Corretiva, como minimizar esse tipo de manutenção?
Manutenção Corretiva – conceitos
Manutenção Corretiva é sem dúvida a forma mais antiga e rudimentar de manutenção que conhecemos e conforme algumas literaturas teve seu início durante a primeira guerra mundial.
Isso se deu quando Henry Ford ao implantar a produção em série com máquinas operatrizes logicamente precisaria que quando quebradas precisariam ser reparadas no menor tempo possível. Com isso foram criadas as equipes de manutenção que eram subordinadas à operação.
Portanto podemos definir que a manutenção corretiva tem a finalidade de recolocar uma máquina ou equipamento em condição de executar sua função ao que foi projetado, ou seja, se quebrar ou diminuir sua capacidade de produção a manutenção é chamada e conserta.
De acordo com algumas literaturas a Manutenção Corretiva pode ser dividida em:
Corretiva Paliativa:
Consiste no reparo após a falha e visa colocar a máquina ou equipamento em condições de uso, restabelecendo uma condição provisória de funcionamento antes de uma reparação adequada.
Corretiva Curativa:
Também consiste no reparo após a falha, porém dessa vez numa reparação adequada visando ao restabelecimento da função da máquina ou equipamento.
Corretiva Planejada:
O reparo é feito em momento previamente programado com a produção e com todos os recursos necessários antes que a falha aconteça, esse tipo de manutenção só é possível quando se consegue identificar um problema que inevitavelmente causará uma falha.
Convivendo com a Manutenção corretiva
Quando se trabalha com esse tipo de manutenção, as ocorrências de paradas inesperadas serão inevitáveis, com isso haverá a necessidade de uma equipe especializada para esse tipo de atendimento.
A equipe de manutenção corretiva deve estar sempre em um local específico para ser encontrada facilmente e atender aos chamados de imediato.
Dependendo da máquina ou equipamento, às vezes é mais conveniente, por motivos econômicos, deixá-lo parar e resolver o problema por atendimento de emergência e em outras situações onde a parada podem ser consideradas catastróficas esse tipo de manutenção é totalmente inadequada, pois se constitui na forma mais cara de manutenção.
Como podemos minimizar esse problema?
Apesar das dificuldades e dos resultados negativos apresentados da manutenção corretiva, podemos adequar esse modo de atendimento para obter melhores resultados e seria necessário de:
1. Equipe com pessoal qualificado e treinado para atuar com rapidez e eficiência em todos os tipos de falhas possíveis e com disponibilidade de atendimento em todos os horários onde haja atividades na empresa.
2. Disponibilizar as ferramentas adequadas de uso pessoal e coletivo para que toda a equipe possa atuar de forma rápida e eficaz.
3. Disponibilizar todos os manuais e diagramas referentes às máquinas, equipamentos e instalações em local adequado e de fácil acesso.
4. Constituir um estoque de peças e materiais diversos suficientes para os manutentores terem a mão tudo que precisem para efetuar o reparo sem perda de tempo.
5. Registros das intervenções por meio de ordens de serviço emitidas pelo solicitante do reparo de modo a contemplar hora de inicio e fim da manutenção, materiais utilizados e principalmente os motivos da falha.
6. Efetuar a análise de falhas conforme parâmetros estabelecidos pela Gestão para possibilitar a eliminação ou minimização das causas das falhas apresentadas nas máquinas ou equipamentos.
7. Implantação de serviços de rotina que constam de inspeção e verificação das condições técnicas e dos sistemas de lubrificação das unidades das máquinas e equipamentos. A detecção e a identificação de pequenos defeitos auxiliam e muito na prevenção das paradas inesperadas. E essa responsabilidade pelos serviços de rotina pode e deve ser compartilhada com todos os operadores de máquinas e equipamentos.
Quer saber mais sobre a Manutenção corretiva, veja no link abaixo uma matéria que falamos sobre a importância de uma equipe de manutenção qualificada e bem treinada. Espero que gostem da matéria, compartilhem e qualquer dúvida entre em contato conosco.
http://www.manutencaoemfoco.com.br/corretiva-qualificada-e-treinada/