
Sistema centralizado de lubrificação
Sistema centralizado de lubrificação
Sistema centralizado é um método de lubrificação a graxa ou a óleo que tem a finalidade de lubrificar um elevado número de pontos, independentemente de sua localização.
Trata-se de um sistema de aplicação simultânea de lubrificante em todos os pontos de uma máquina, nas quantidades, pressões e frequências corretas, a partir de um reservatório central, podendo ser um sistema automático ou manual.
Nesse sistema centralizado de lubrificação, o lubrificante percorre seu caminho livre de contaminantes, sem manuseio direto com o produto e o melhor de tudo, é um processo que acontece com a máquina em operação.
Diante de todas essas características desse sistema, temos vários benefícios como uma maior eficiência de lubrificação que garante que cada ponto seja lubrificado, segurança pois nesse sistema não tem a intervenção direta do lubrificador e também uma geração de economia pois os desperdícios são mínimos.
Tipos de sistema centralizado
O sistema centralizado consiste em três tipos:
1. Linha simples
Esse sistema é usado em máquina de pequeno e médio porte. Dispõe de bombas manuais, pneumáticas ou elétricas. Quando a bomba atua, desloca lubrificante e pressuriza a linha de alimentação. Isso faz com que os dosadores, acionados pelo próprio lubrificante, injetem óleo nos pontos de lubrificação.
Terminada a pressurização, a linha principal é aliviada. Assim, os pistões dos dosadores retornam à posição original. O retorno é feito por mola e permite a recarga para o próximo ciclo.
2. Linha dupla
Esse sistema dispõe de duas linhas principais, uma para acionamento e outra para retorno dos dosadores. Assim, a válvula direcional ora pressuriza uma linha, ora pressuriza a outra. O sistema centralizado por linha dupla não tem molas, gaxetas ou outras peças facilmente desgastáveis.
O sistema pode ser operado manual ou automaticamente onde controladores elétricos e eletrônicos programam a frequência dos períodos de lubrificação e monitoram o funcionamento. As bombas usadas no sistema de linha dupla podem ser elétricas, pneumáticas ou manuais.
3. Sistema progressivo
Consiste em uma bomba unida a um número variável de dosadores interligados. Os dosadores são modulares, formados por seções superpostas. Cada dosador contém um pistão, orifícios e canais para o fluxo interno do lubrificante.
Embora fisicamente idênticas, as seções possuem pistões com diâmetros variáveis, de acordo com a necessidade de cada ponto.
No sistema progressivo, os pistões encontram-se sempre na linha principal. Cada pistão deve atuar antes que o fluxo da bomba acione o próximo pistão, ou seja, a ligação é feita em série.
Cuidados com o sistema centralizado
O sistema também requer seus cuidados, tanto no processo manual como no automático e podemos citar alguns:
Um dos principais é o problema das contaminações. É preciso evitar contaminações que possam degradar o lubrificante e isso com certeza seria uma catástrofe pois certamente provocariam sérios danos aos diversos componentes da máquina que precisam do lubrificante.
Outra situação com uma possível contaminação seria a obstrução da tubulação, blocos distribuidores e válvulas do sistema que são extremamente sensíveis à contaminantes.
Outro problema a ser verificado constantemente são vazamentos ocasionados por conexões soltas, mangueiras furadas, tubulação rachada entre outros.
Conclusão
Um dos fatores muito importantes na conservação de óleos e suas propriedades é o cuidado que temos que ter com sistemas usados principalmente em circuítos hidráulicos. Vejam no link abaixo uma matéria que falamos sobre a filtragem de óleo desses sistemas.
http://www.manutencaoemfoco.com.br/filtragem-do-oleo/