
Habilidades segundo metodologia TPM
Habilidades segundo metodologia TPM
Habilidades sempre serão requeridas para todo tipo de profissional dentro das organizações e isso muitas vezes precisa de treinamentos. Não são apenas as habilidades práticas da operação e manutenção de máquinas e equipamentos que são vitais para eliminar as perdas da empresa. As habilidades gerenciais, técnicas e administrativas para todos os níveis da empresa devem ser mapeadas.
A metodologia TPM está baseada num processo de aprendizagem contínua e o pilar da Educação e Treinamento conta com duas linhas principais de atuação:
Primeira: Treinamento das habilidades interpessoais, como trabalhar como equipes, treinamento em diversidade e habilidades de comunicação.
Segunda: Treinamento técnico, focado em atualizar a capacidade na resolução de problemas e habilidades necessárias em relação as máquinas e equipamentos.
O pilar de Educação e Treinamento tem como objetivo desenvolver novas habilidades e conhecimentos, principalmente para o pessoal da manutenção e da produção.
Conceito de “habilidade”
De acordo com a filosofia TPM, “Habilidade é o poder de agir de forma correta e instantânea, baseado em conhecimentos adquiridos sobre todos os fenômenos e utiliza-los permanentemente”.
Já a habilidade técnica, podemos relacionar com a capacidade de compreensão e domínio de uma determinada atividade.
Envolve um conhecimento especializado, uma habilidade analítica dentro de uma especialidade e facilidade no uso de técnicas de uma disciplina específica. Essa habilidade é adquirida por meio de experiência, educação e treinamento profissional.
De acordo com a filosofia TPM, “habilidade” pessoal é classificada em cinco fases:
- Não sabe: falta de conhecimento, não há compreensão adequada dos princípios e regras do trabalho e da máquina ou equipamento.
- Conhece a teoria: falta de treinamento, conhece os princípios e regras do trabalho e da máquina ou equipamento, mas não consegue pratica-las.
- Consegue até certo ponto: falta de treinamento, age na prática, mas o desempenho não atende as necessidades em sua plenitude.
- Consegue com segurança: tem conhecimento e aprendeu fazendo no dia a dia, ou seja, aprendeu perfeitamente praticando.
- Consegue ensinar: domínio perfeito, a habilidade está totalmente dominada, consegue explicar os porquês e capaz de ensinar.
Habilidades mais esperadas do pessoal da Operação são:
Identificar e aprimorar as fontes das perdas no processo, ou seja, os pequenos defeitos ou falhas que de alguma maneira interrompem o processo produtivo. Entender também que fazer a limpeza periódica é uma forma eficaz de fazer uma inspeção;
Entender as funções e mecanismos de máquinas e equipamentos e conseguir identificar possíveis causas de problemas. Conseguir diagnosticar as falhas durante o processo até certo nível de compreensão que se espera;
Entender a relação entre a máquina e/ou equipamento com a qualidade do produto. Ou seja, entender até que ponto algumas características do produto podem estar sendo prejudicadas pela máquina ou equipamento;
Conseguir identificar e resolver pequenas falhas, ou seja, conseguir avaliar as causas das falhas e tomar atitudes, dentro de seus conhecimentos e habilidades;
Desenvolver Kaizen (melhorias) de forma individual ou em grupo, relacionadas com o seu posto de trabalho. Com isso conseguir prolongar a vida da máquina ou equipamento e de seus componentes e peças em geral através de melhorias constantes.
Habilidades mais esperadas do pessoal da Manutenção são:
Saber a forma correta de operação e de realizar a manutenção diária de máquinas e equipamentos;
Saber identificar e entender se o funcionamento do ativo está ocorrendo normalmente ou não. Essa percepção é muito importante pois evita falhas ou quebras de forma preventiva;
Capacidade de analisar as causas de anormalidades (falhas e/ou quebras) e implantar métodos de restauração/reparos assertivos de forma a evitar recorrências;
Identificação e implantação de melhorias nos sistemas e processos de manutenção de modo a contribuir para uma maior disponibilidade dos ativos;
Sistematicamente entender as falhas e/ou quebras por meio de análises e propor soluções para eliminar essas causas de forma eficiente.
Outras habilidades pertinentes
Tanto essas habilidades esperadas da manutenção e operação podem ser incrementadas durante a evolução dos passos dos pilares. Nada do que foi descrito acima quanto a essas habilidades são engessadas, ou seja, podemos incrementar.
A gestão das áreas juntamente com o pessoal do pilar ET, devem buscar o entendimento sobre as melhores habilidades requeridas para cada processo.
Conclusão
Um trabalho efetivo e de resultados do pilar da educação e treinamento começa com a avaliação das habilidades das equipes de trabalho. Baseado nessa avaliação é que se estabelece quais os treinamentos devem ser realizados e seus níveis de prioridade.
O Manutenção em foco pode fornecer treinamentos voltados para essa área da metodologia TPM com a implantação dos quatro pilares básicos. Veja essa e outras soluções que podemos oferecer no link abaixo e entre em contato.