
Atrasos da Manutenção, como gerenciar?
Backlog na Gestão de atrasos da Manutenção
Atrasos na manutenção – Como visto em outra matéria inicial sobre o tema, Backlog refere-se a um log (resumo histórico) de acumulação de trabalho num determinado período de tempo. Backlog é uma espécie de “estoque de folhas de requisições/encomendas de clientes” relativas a produtos ainda não produzidos.
Grosso modo, Backlog é uma “pilha de pedidos” em espera. Backlog também pode ser uma medida de tempo (dias, horas etc.) que representa o período em que uma determinada força de trabalho (equipe) pode finalizar uma determinada carteira acumulada de serviços. Esta medida de tempo sinaliza a necessidade de se aumentar ou diminuir o tamanho desta equipe.
Dando continuidade a matéria sobre Backlog, vejamos a seguir como poderíamos fazer a gestão quanto aos atrasos.
Os detalhes da gestão de atrasos envolvem:
Gerenciando pedidos de trabalho.
Desenvolvimento de ordens de trabalho, preparação do trabalho e procedimentos de reparo.
Programação de trabalho.
Execução do trabalho e acompanhamento dos trabalhos em andamento.
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O primeiro passo no gerenciamento do Backlog exige que o trabalho seja devidamente identificado e priorizado por manutenção e operações em conjunto.
Deve ser realizado um exame rigoroso do trabalho solicitado. Isso eliminará o trabalho duplicado, o trabalho concluído, o trabalho indesejado e as modificações (as modificações precisam passar pelo processo de “gerenciamento de mudanças ou de melhorias”, as modificações precisam de engenharia e aprovação).
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Planejamento de manutenção, desenvolvendo um programa detalhado para alcançar um fim.
É a preparação avançada de um trabalho específico
Ele garante que a tarefa seja realizada de forma eficiente e efetiva;
Ele garante que toda a logística necessária tenha sido coordenada para que a fase de execução do trabalho ocorra em uma data futura;
É o processo de análise detalhada que determina e descreve o trabalho a ser realizado, a sequência de tarefas associadas, os métodos a serem utilizados para o desempenho e os recursos necessários, incluindo: Habilidades, Tamanho da equipe, Hora do homem, Peças, Materiais, Ferramentas e equipamentos especiais;
Uma estimativa do custo total;
Identificação de precauções de segurança;
Permissões necessárias;
Requisitos de comunicação;
Documentos de referência – manuais de fornecedores, desenhos, diagramas de fiação etc.
Coordenação
Compacta os esforços logísticos de reunir todos os recursos necessários para que o trabalho esteja pronto para ser agendado;
Interfaces com: Compras, Suprimentos, Operações, Engenharia e Manutenção;
Revisando todos os trabalhos prontos para ser executado e decide sobre a prioridade.
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Agendamento (quando fazer o trabalho!)
É o processo pelo qual os recursos trabalhistas, recursos e equipamentos de suporte são alocados / designados para empregos específicos em um horário fixo (muitas vezes quando as operações podem disponibilizar qualquer equipamento / sistema associado).
O cronograma representa quando a organização espera que a tarefa seja realizada e quando os recursos estiverem disponíveis.
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Execução do trabalho e acompanhamento dos trabalhos em curso.
O trabalho de manutenção correto está sendo concluído no momento certo com os recursos certos? O gerenciamento de Backlog envolve o planejamento e programação corretos.
O ideal é para um melhor entendimento é que o Backlog seja calculado diariamente, isso porque os serviços de manutenção têm grande variabilidade de carga de trabalho de um dia para outro.
Com o mês fechado, então podemos fazer uma avaliação mensal e assim teremos uma média do Backlog, um número que nos confere uma maior assertividade para entendimento da situação.
Tendências de Backlog ajudam a gerir a tomada de decisões. Existem várias maneiras de medir Backlog. Esses são:
Medição do atraso total;
Backlog por tipo de manutenção (mecânico, elétrico, lubrificação, etc.);
Backlog do plano de manutenção (o PM não foi concluído no mês em que foi devido) e;
Backlog de segurança crítica.
Todos são excelentes indicadores de desempenho e dão uma imagem geral onde o trabalho está sendo construído, escasso ou crítico, permitindo gerenciar as operações de manutenção.
As ordens de serviço podem permanecer não finalizadas por uma variedade de razões:
- Peças de reposição ou consumo não disponíveis para completar o serviço:
- Os técnicos de manutenção (com habilidades necessárias) não estão disponíveis para o serviço:
- Problemas com o equipamento que necessitam de solução de especialista externo terceirizado:
- O Serviço parou porque uma tarefa de maior prioridade surgiu:
- A Ordem de serviço não é mais necessária: por exemplo, você pode ter uma verificação de manutenção preventiva mensal em que um filtro seja substituído.
- Não é possível obter acesso ao equipamento/localização, pois está em uso: É comum não poder completar o serviço porque outro departamento (por exemplo, operações) ainda o esteja usando e não podem pará-lo para manutenção.
- Alguém esqueceu: isso acontece com mais frequência do que imaginamos, especialmente quando se tem muitas ordens de serviço para acompanhar.
Conclusão
Como vimos nesta e na matéria anterior, o Backlog é um excelente indicador da Manutenção, suas tendências evidenciam algumas tomadas de decisões quanto ao quadro de colaboradores, métodos de manutenção quanto a sua eficácia, qualidade dos serviços prestados, assertividade das programações entre outros.
Fonte bibliográfica: http://www.lifetime-reliability.com