
Ferramenta dos 5 Porquês
Ferramenta dos 5 Porquês
5 Porquês – Sakichi Toyoda foi um inventor e empresário japonês e chamado de “rei dos inventores japoneses” ou “pai da revolução industrial japonesa”. Ele também é o fundador da Toyota Industries Co., Ltd.
Toyoda desenvolveu o conceito de 5 Porquês, quando ocorre um problema, pergunte “por que” cinco vezes para tentar encontrar a fonte do problema, em seguida, atua-se na fonte do problema para eliminá-lo de forma definitiva prevenindo que ocorra novamente.
Este conceito é muito usado até hoje e como não poderia deixar de ser, também na Manutenção como parte da aplicação de ferramentas de análise de falhas para resolver problemas de máquinas e equipamentos, melhorando assim a confiabilidade e a produtividade.
O 5 Porquês, é uma interrogativa técnica usada para explorar as causas e os efeitos relacionados à um problema específico, com certeza um forte aliado no processo de análise de falhas. O principal objetivo da técnica é determinar a causa raiz de um defeito ou problema, repetindo a pergunta, “Por quê?”
Cada pergunta é a base da pergunta seguinte. O “5” no nome deriva de uma observação empírica sobre o número de interações tipicamente necessárias para resolver o problema segundo o seu criador.
Nem todos os problemas têm uma única causa raiz. Se alguém deseja descobrir múltiplas causas, o método deve ser repetido sugerindo uma sequência diferente de perguntas de cada vez.
O método proporciona regras importantes e rápidas sobre qual a sequência de perguntas se deve explorar, ou por quanto tempo se deve continuar a busca de algumas causas adicionais. Assim, mesmo quando o método é executado corretamente, o resultado ainda depende do conhecimento e da persistência das pessoas envolvidas.
Exemplo de aplicação
O motor do veículo não liga. (Problema)
Por que? – A bateria está sem carga. (Primeiro porque)
Por que? – O alternador não está funcionando. (Segundo o porquê)
Por que? – A correia do alternador quebrou. (Terceiro porquê)
Por que? – A correia do alternador não foi trocada no tempo adequado, estava muito desgastada. (Quarto porque)
Por que? – O veículo não foi mantido de acordo com o plano de serviço recomendada. (Quinto porque, temos uma causa de raiz)
O questionamento para este exemplo poderia ser tomado na sequência de um sexto, sétimo, ou o nível mais elevado, mas cinco ações de perguntar “porquê? ” É geralmente suficiente para chegar a uma causa raiz.
É interessante notar que a última resposta aponta para um processo. Este é um dos aspectos mais importantes da abordagem dos 5 porquês, a causa raiz verdadeira deve apontar para um processo que não está funcionando bem ou não existe.
Muitas vezes vamos observar que as respostas parecem apontar para respostas clássicas como: que o tempo não é suficiente, investimentos não são suficientes ou mão de obra não é suficiente.
Estas respostas podem ser verdadeiras, mas eles estão fora de nosso controle, portanto, em vez de fazer a pergunta porquê? Pergunte por que o processo falha?
Regras de execução do 5 Porquês
A fim de realizar a análise de 5 Porquês corretamente, seguir os seguintes passos:
- É necessário envolver a gestão na ferramenta dos 5 Porquês;
- Para a análise propriamente dita, faça a composição do grupo de trabalho;
- Considere a presença de um facilitador para tópicos mais difíceis;
- Usar papel ou quadro branco, em vez de computadores;
- Anotar o problema e certifique-se que todas as pessoas entenderam;
- Distinguir causas dos sintomas;
- Se certificar da lógica da relação entre a causa e o efeito;
- Ter certeza de que as causas certamente levam ao erro, invertendo as frases criadas como resultado da análise com o uso da expressão “e por isso”;
- Tentar fazer com que as respostas sejam o mais precisas possível;
- Olhar para as etapas das perguntas passo a passo. Não tire conclusões precipitadas.
- Avaliar o processo, não as pessoas. Nunca deixe “erro humano”, “desatenção do trabalhador”, etc. como a causa raiz;
- Se certificar que existe um ambiente de confiança e sinceridade;
- Fazer a pergunta “por que” até que a causa raiz seja determinada, ou seja, que a eliminação da causa faça com que o erro não ocorrera novamente.
Cuidados com os resultados
Com certeza a ferramenta dos 5 Porquês é tecnicamente eficiente para ajudar a chegar às verdadeiras causas dos problemas, porém são necessários alguns cuidados:
- Tendência para os envolvidos que podem parar as perguntas nos sintomas, em vez de ir para causas de baixo nível;
- Falta de conhecimento técnico para ir além da investigação do problema, ou seja, não conseguem encontrar as causas que eles ainda desconhecem;
- Os resultados podem não são repetidos – pessoas diferentes podem chegar a diferentes causas para o mesmo problema;
- Tendência a isolar uma única causa raiz, enquanto que cada pergunta poderia provocar muitas causas diferentes.
Conclusão
Estes itens citados acima, podem ser problemas significativos quando o método é aplicado apenas por dedução. A verificação, no local, da resposta para a atual pergunta “por que” antes de prosseguir para a próxima é recomendado para evitar esses problemas.
Além disso, a realização de testes lógicos para certas condições que são claramente conhecidas e necessárias em cada nível pode ajudar a evitar a seleção de causas improváveis e promover a consideração de várias outras causas.
Temos várias ferramentas complementares para uma boa análise de falhas, podemos citar um ferramenta muito utilizada que é o diagrama de causa e efeito. Vejam no link abaixo uma matéria que trata somente dessa ferramenta.