
Controle do plano de lubrificação
Controle do plano de lubrificação
Controle do plano de lubrificação – Após algumas fases do plano de lubrificação já elaborados tais como pontos de lubrificação identificados e as rotas já definidas e as mesmas já em execução, é preciso que essas atividades do profissional de lubrificação sejam controladas.
Esse controle é feito por meio de análise diária da rotina individual do lubrificador, reprogramação se necessário e arquivamento do documento físico e no sistema eletrônico (via software ou outro meio como planilha em Excel).
Todo esse trabalho normalmente é feito pelo pessoal do PCM que hoje tanto contribui para o bom andamento das atividades em geral da Manutenção.
Como fazer esse controle?
É necessário que o responsável pela programação do plano de lubrificação saiba, com segurança, algumas informações gerais e das rotas já elaboradas e executadas tais como:
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Quais os serviços executados:
As rotas de lubrificação já executadas devem conter no documento o “OK” do lubrificador para as atividades executadas 100%. Assim o programador das rotas terá a informação de que foram executadas conforme o programado e inserir no sistema.
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Os serviços não executados:
Importantíssimo conter no documento as anotações de “Não OK” para os itens da rota que não puderam ser executados por algum motivo. Isso se faz necessário pois o plano deve ser realizado 100%, caso isso não aconteça, é preciso de alguma maneira reprogramar essa atividade o quanto antes para completar as necessidades contidas na rota de lubrificação.
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Observações relatadas de problemas:
Um dos objetivos do documento das rotas de lubrificação é exatamente conter um campo onde o lubrificador faça as anotações que julgar necessário como:
Descrição do motivo se algum item não foi executado, alguma irregularidade no ponto de lubrificação ou ainda se foi observado algum problema não relacionado a lubrificação, mas que compromete o mecanismo da máquina ou equipamento e até porque não, sugestões de melhorias.
Afinal no momento da lubrificação temos uma oportunidade de observar os mecanismos em torno de cada ponto de lubrificação.
Por essas e outras é que temos que orientar adequadamente o profissional de lubrificação quanto a esses detalhes, são oportunidade que não se deve desperdiçar.
Podemos dizer que essa atividade pode se transformar numa Manutenção de oportunidade, como já relatado em outra matéria.
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Níveis dos estoques:
Tanto o programador responsável como o lubrificador principalmente, devem ficar atentos aos níveis de estoques dos lubrificantes e materiais de auxílio à lubrificação.
Mesmo que tenhamos um estoque que funcione redondinho, é bom não vacilar, não custa nada conferir se está tudo ok e não correr riscos de na hora da precisão, faltar algum item que prejudique a execução dessas rotas.
Isso se faz necessário pois imprevistos em máquinas e equipamentos acontecem e podem de repente comprometer algum item de estoque de lubrificantes e nos “pegar de calças curtas”, como diz o dito popular.
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Processamento das informações:
Após o entendimento de todas as informações geradas por esse documento das rotas de lubrificação, é hora de processar todas as informações. Vamos elencar a seguir o que fazer:
– Atividades não executadas, elaborar a reprogramação imediata;
– Problemas encontrados, elaborar de imediato as ações necessárias para corrigir esses desvios com prazos e responsáveis;
– Fazer o cadastramento das informações dessas rotas via sistema ou por algum outro método utilizado para tal;
– Guardar sempre esses documentos físicos em local previamente determinado por pelo menos 90 dias ou a critério da Gestão. Isso serve para possíveis consultas em geral de toda a equipe quando necessário e também para eventuais auditorias, interna ou externa.
– Quando houver sugestões de melhorias, formar grupos dentro da Manutenção mais o profissional de lubrificação e trabalhar a ideia verificando sua viabilidade e benefícios. Trate essa situação com muita responsabilidade pois isso incentiva sobremaneira todo pessoal envolvido pois “sua voz” está sendo ouvida.
Conclusão
Eu simplesmente acho incrível como apenas um documento como a rota de lubrificação, pode se desenvolver em tantas atividades ou desdobramentos, que se bem tratadas só trazem benefícios para a Manutenção.
E como consequência disso, melhorias para máquinas e equipamentos, além é claro de uma motivação por ver em seu trabalho tanto empenho de toda a equipe pela efetivação de resultados positivos.
Por isso sempre enfatizo e jamais vou deixar de dizer e repetir, você pode não ter sistemas ou recursos à altura de suas necessidades, mas faça o que você pode com o que você tem.
E faça da melhor maneira sempre buscando o “algo mais”, é assim que crescemos como pessoa e como profissionais e assim somos reconhecidos, pense nisso!!!!