Indicadores de Manutenção – KPI

Indicadores de Manutenção – KPI

Entendendo o que são Indicadores ou KPI

Em primeiro lugar precisamos entender o significado da palavra “Indicadores” e o significado do famoso termo em inglês KPI.

Indicadores

Indicadores dentre as muitas definições que podemos encontrar, citaria a seguinte: São dados ou informações essencialmente numéricas, que representam um determinado fenômeno / acontecimento e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados.

KPI

Já o termo em inglês KPI – Key Performance Indicator, significa Indicador-chave de Desempenho.

Muitos afirmam que essas duas palavras tem a mesma finalidade e também acredito que sim mas a sua relevância no mundo organizacional quando usadas tem as suas diferenças pelo simples fato de existir a palavra “Key – chave” ou seja, posso ter vários indicadores mas nem todos serão considerados “indicadores chave” para medir os processos de uma empresa. Para simplificar essa diferenciação, vamos entender isso com um exemplo na área de manutenção que é o nosso foco:

Tenho um indicador mensal que mede o número de horas de corretiva da produção e outro que mede o consumo de energia elétrica da fábrica como um todo, então qual desses indicadores eu poderia considerar como “chave” para medir a performance da área de Manutenção?

Com certeza ambos são importantes e necessários mas acredito que o indicador chave seria o número de horas de corretiva pois essa informação afeta diretamente a produção e confiabilidade das máquinas e da própria equipe da manutenção e influenciando diretamente os resultados de faturamento da empresa. Já o indicador de consumo de energia apesar de importante e que merece análises constantes, tem muitas variáveis que normalmente acontecem que podem ou não estar ligadas a problemas e que normalmente estão ligadas as variáveis dos processos de produção por exemplo.

Diante disso acredito que a Manutenção como todas as outras áreas de uma empresa, devem ter dois tipos de indicadores, os chamados KPI como sendo seus indicadores chave que estão ligados diretamente aos KPI da alta direção e outros indicadores como sendo itens de controle também importantes para a gestão da Manutenção. Como disse anteriormente, podem ter entendimentos diferentes deste que menciono mas acredito que mesmo divergentes, a ideia é a mesma, conseguir alcançar os resultados desejados da empresa, alta produtividade e lucratividade.

Indicadores e KPI da Manutenção

Conforme o entendimento dessa matéria, vamos elencar alguns dos quais acredito serem bons indicadores para a Manutenção:

KPI (indicador chave):

MTBF – é a medição do tempo médio entre falhas;

MTTR – é a medição do tempo médio de reparo;

Horas de corretiva – é o quanto tempo de manutenção corretiva ocorreu, quer seja por máquina, por área ou geral da empresa;

Custos – é a medição de todo recurso financeiro utilizado pelo setor;

Preventiva – acompanhamento do cumprimento do cronograma de Preventiva.

Indicadores em geral:

Horas de treinamento – o quanto a Manutenção investe em treinamento e reciclagem de suas equipes;

Horas manutenção de oportunidade – são aquelas horas onde a manutenção faz intervenções quer sejam de corretiva, planejada ou preventiva mas que o fizeram em momentos onde a máquina estava disponível por outros motivos;

Estoque – é a medição em moeda do consumo de recursos do estoque;

Acidentes – é o acompanhamento de acidentes ocorridos no setor com ou sem afastamento.

Conclusão

Como comentado anteriormente, são muitas formas de entendimento e de se medir a eficiência da Manutenção, entendo que todos os meios que se utilizam são importantes e mais do que isso, precisam ser se fácil entendimento e vistos como um meio de melhorar cada vez mais os processos de trabalho visando sempre a confiabilidade de máquinas e equipamentos, objetivo maior da Manutenção.

Um tema que temos ouvido bastante nos últimos tempos é sobre sustentabilidade. Você sabe me dizer qual a relação que podemos atribuir desse tema com a Manutenção? Vejam no link abaixo onde falamos como a Manutenção pode contribuir com a sustentabilidade.

http://www.manutencaoemfoco.com.br/sustentabilidade-e-manutencao/