
Graxas conceitos e aplicações
Conceitos e aplicações das graxas
Conceitos
As graxas são compostos lubrificantes semi-sólidos constituídos por uma mistura de óleo, aditivos e agentes engrossadores chamados sabões metálicos, à base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário. Elas são utilizadas onde o uso de óleos não é recomendado. Os principais ensaios físicos padronizados para as graxas lubrificantes são:
- Consistência – Dureza relativa, resistência à penetração.
- Estrutura – tato, aparência.
- Filamentação – Capacidade de formar fios ou filamentos.
- Adesividade – capacidade de aderência.
- Ponto de fusão ou gotejamento – Temperatura na qual a graxa passa para o estado líquido.
Consistência das graxas
Consistência é uma medida de qualidade de graxas lubrificantes. O aparelho de ensaio para medir a consistência de uma graxa é o penetrômetro (cone penetrometer). Para medir a consistência usa-se um cone, um copo com o material a ser analisada e uma escala em 1/10 mm. O ensaio é feito com 25°C e mede-se, quantos mm o cone penetra na massa.
Em geral a penetração é feita em repouso, porém para verificar se a graxa é estável ao trabalho (amassamento), existe o ensaio com 60 ou 100.000 ciclos. Caso o material abaixe muito nestes ciclos de amassamento sua consistência é um indicador que o sabão ou espessante não resistem ao trabalho.
A consistência é indicada conforme tabela NLGI (National Lubricating Grease Institute). A classificação mais simples de consistência de graxa lubrificante é dividida em nove classes e medida como penetração trabalhada (60 ciclos).
Consistência de graxas
Classe de consistência Penetração trabalhada (1/10 mm)
00 400 – 430
0 355 – 385
1 310 – 340
2 265 – 295
3 235 – 255
Nota: O responsável pelo grau de consistência é mais da quantidade de espessante usado na fabricação do que a viscosidade do óleo básico.
Tipos de graxa e suas aplicações
Os tipos de graxa são classificados com base no sabão utilizado em sua fabricação e abaixo citamos algumas delas:
Graxa à base de alumínio:
Macia; quase sempre filamentosa; resistente à água; boa estabilidade estrutural quando em uso; pode trabalhar em temperaturas de até 71°C. É utilizada em mancais de rolamento de baixa velocidade e em chassis.
Graxa à base de cálcio:
Vaselinada; resistente à água; boa estabilidade estrutural quando em uso; deixa-se aplicar facilmente com pistola; pode trabalhar em temperaturas de até 77°C. É aplicada em chassis e em bombas d’água.
Graxa à base de sódio:
Geralmente fibrosa; em geral não resiste à água; boa estabilidade estrutural quando em uso. Pode trabalhar em ambientes com temperatura de até 150°C. É aplicada em mancais de rolamento, mancais de rodas, juntas universais etc.
Graxa à base de lítio:
Vaselinada; boa estabilidade estrutural quando em uso; resistente à água; pode trabalhar em temperaturas de até 150°C. É utilizada em veículos automotivos e na aviação.
Funções da graxa
Uma graxa de nível satisfatória para uma determinada aplicação deve cumprir os seguintes requisitos:
Reduzir a fricção e o desgaste dos elementos do equilíbrio, sob as várias condições de operação;
Proteger contra ferrugem e corrosão;
Evitar que poeira, água e outros contaminantes penetrem nas partes lubrificantes;
Não derramar, não gotejar e permanecer onde necessários nas partidas e nas operações intermitentes;
Manter sua estrutura e consistência durante um longo período de utilização;
Permitir livre movimento das partes móveis a baixas temperaturas e poder ser bombeada facilmente a essas temperaturas;
Possuir as características físicas desejáveis para fácil aplicação e manter essas características durante a armazenagem;
Tolerar certo grau de contaminação sem perda significativa de eficiência.
Conclusão
Para que todas as necessidades de lubrificação em geral é necessário se planejar para isso. Vejam no link abaixo uma matéria onde tratamos sobre o plano de lubrificação. Veja como podemos elaborar um bom plano e sua vital importância. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.
http://www.manutencaoemfoco.com.br/plano-de-lubrificacao/