
Norma VDA 6.3, auditoria de processo
Norma VDA 6.3
Norma VDA 6.3 é uma auditoria de processo,portanto, trata-se de avaliar o ciclo de vida do produto. Como em todos os padrões e regulamentos, há uma ênfase crescente na identificação, avaliação e gerenciamento de riscos. Envolve o entendimento dos fornecedores, o gerenciamento de mudanças e o foco nos requisitos e satisfação do cliente.
Essa norma VDA 6.3 é um padrão de sistema de gerenciamento de qualidade que é obrigatório para fabricantes de automóveis alemães. No entanto, o padrão pode realmente ser aplicado a outros negócios, como diversos ambiente de manufatura.
O padrão da norma é uma extensão da ISO 9001: 2015 e visa ajudar as empresas automotivas a atingir as metas de crescimento, inovação e conformidade.
Origem da norma
A VDA 6.3 é uma ferramenta de auditoria profunda baseada em processos e desenvolvida pela VDA-QMC (Verband der Automobilindustrie – Qualitäts Management Center) e pela indústria automotiva alemã para organizações que fornecem produtos ou serviços automotivos. A terceira edição de 2016 atualiza a ferramenta de auditoria de processo para que seja mais prática e reflita mais de perto os requisitos do IATF 16949: 2016.
O padrão da norma VDA 6.3 pode ser aplicado a qualquer organização do segmento da indústria automotiva, como uma ferramenta de auditoria de processo.
A norma VDA 6.3 é uma parte específica da família de documentos da norma VDA. A VDA 6.3 se concentra nas auditorias de processo para peças e serviços de produção, enquanto a VDA 6.5 é uma auditoria de produto e a VDA 6.1 é uma auditoria do sistema.
- Auditoria do sistema – IATF 16949 / VDA 6.1 – Verifique a eficácia geral do sistema de gerenciamento;
- Auditoria do processo – VDA 6.3 – Verificar a eficácia dos processos de realização do produto, e;
- Auditoria do produto – VDA 6.5 – Verifica se o produto está em conformidade com as especificações definidas durante os processos de fabricação e expedição.
O conteúdo dessa norma VDA 6.3 traz algumas das seguintes informações:
Instruções de uso
- Definição de Auditoria de Processo;
- Área de aplicação para uma auditoria de processo;
- Auditoria do Processo de Classificação – Análise Potencial;
- Identificação de riscos do processo (análise de risco).
Requisitos para os auditores de processo
- Qualificação do Auditor – Auditores internos; Auditor de fornecedores e Auditoria com auditor independente;
- Código de Conduta para Auditores.
Processo de auditoria
- Programa de auditoria;
- Contrato de auditoria;
- Preparação para Auditoria;
- Implementação;
- Avaliação;
- Apresentação de resultados;
- Acompanhamento e fechamento.
Análise Potencial
- Definição de Análise Potencial;
- Requisitos;
- Preparação;
- Sequência operacional de uma análise potencial;
- Avaliação de uma análise potencial;
- Atividades de acompanhamento após a adjudicação do contrato.
E outros itens na sequência que fazem parte desta norma muito requerida em muitas posições de trabalho de empresas do ramo automobilístico.
VDA QMC: (Verband der Automobilindustrie – Qualitäts Management Center)
O Centro de Gestão da Qualidade (QMC) existe para o benefício dos fabricantes automotivos alemães e seus fornecedores desde agosto de 1997. O QMC opera dentro da seção da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA).
Os papéis e responsabilidades assumidos pelo QMC são variados e as questões que envolvem a gestão da qualidade na indústria automotiva são contínuos. O espectro varia de desenvolvimento de sistemas e métodos para moldar o futuro dos sistemas de gestão da qualidade na indústria automotiva.
Estes desenvolvimentos, bem como a direção da QMC, são dirigidos pelo comitê de alto nível em matéria de qualidade na indústria automotiva alemã.
IATF
A IATF (International Automotive Task Force) é um grupo de trabalho, criado pelos principais fabricantes automotivos, com o objetivo de harmonizar métodos e padrões de QM implementados em nível nacional. Para gerenciar as operações da IATF, “entidades legais” foram criadas para serem as partes contratantes vinculantes dos Organismos de Certificação.
A razão de trazermos essa matéria é que vejo que essa norma que atende inicialmente as indústrias automobilísticas alemãs, tem sido um item como requisito de conhecimento nas diversas empresas do ramo aqui do Brasil.
É interessante, portanto que possamos entender o que diz essa norma e se qualificar em seu entendimento. Como sempre digo, conhecimento é de propriedade particular, tem quem busca por eles, mesmo que seja apenas para se ter a noção do que se trata.
Vale lembrar que existem várias normas internacionais que tratam dos processos e qualidade do setor automobilístico, essa VDA é uma delas.
Fonte bibliográfica
Norma VDA 6.3