
Perfil profissional para o PCM
Perfil profissional para o PCM
Profissional do PCM – Hoje em dia a necessidade de uma área de Manutenção eficiente e colaborativa faz com que o setor seja bem estruturado e com uma equipe capaz de atender as demandas da empresa na busca constante de alto poder de competitividade.
Para tanto uma das reais necessidades da Manutenção, está diretamente ligada à sua expertise em se planejar e se programar para as imensas atividades que hoje recaem sobre o setor.
Estamos falando de uma necessidade latente de uma área específica para esse trabalho, o PCM (Planejamento e Controle da Manutenção).
E qual o perfil desse profissional de PCM?
No meu entender, o perfil desse profissional deve estar dentro da área de formação acadêmica que envolve a Manutenção. Esse profissional tem que vir de uma formação técnica das áreas de mecânica, elétrica e eletromecânica e necessariamente com certa experiência de campo nessas áreas.
Ou seja, pelo menos alguns anos trabalhando nessa condição de estar dando atendimento às necessidades das áreas produtivas. Aqui quero deixar claro que se trata da minha opinião, acredito que temos outros entendimentos sobre esses requisitos.
O importante é que essa função precisa de um profissional qualificado e preferencialmente com experiência no setor de Manutenção.
O profissional de PCM precisa entender os caminhos que a equipe de manutenção executa no seu dia a dia, falar a mesma “língua” como diz o dito popular.
Por isso entendo que esse profissional deve vir das bases da equipe ou claro, se for uma contratação externa será necessário ter a experiência adequada para a função.
Sem essas condições básicas, acredito que fica bem difícil para fazer a área do PCM funcionar corretamente pois não basta esse profissional entender bem de software e ferramentas do office por exemplo.
Se não ter uma certa experiência na área de campo, as coisas não vão funcionar como deveriam e a cobrança por resultados hoje é muito grande.
Esse profissional deve ter a expertise de saber planejar os recursos disponíveis estabelecendo planos de manutenção e de inspeção, além de controlar as solicitações de manutenção corretiva, de pequenos projetos de melhorias, entre outras atividades pertinentes à função.
Portanto são estas entre muitas outras atividades que o profissional do PCM deve atender e que irão contribuir para a confiabilidade e disponibilidade dos ativos da empresa.
Benefícios de ter o profissional de PCM
1. Um bom profissional de PCM com as devidas qualificações e conhecimentos, pode trazer muitos benefícios para a área de manutenção da empresa, podemos citar alguns:
2. Melhor alocação de recursos de mão de obra para os lugares certos;
3. Agilidade na contratação de terceiros e na aquisição de sobressalente ou compras diretas;
4. Melhor entrosamento com produção e PCP no agendamento de manutenções programadas ou intervenções de oportunidade;
5. Melhora e cria novos procedimentos de trabalho criando assim um padrão na manutenção;
6. Mantem o setor organizado, com gestão à vista baseado em indicadores e planos de trabalho, entre outros.
Aspectos comportamentais do profissional de PCM
Em paralelo a todas as condições elencadas acima para o perfil do profissional de PCM, tem outras não menos importantes que trata-se do relacionamento interpessoal desse profissional. Ou seja, relação com outras áreas entre elas a sua própria área, Produção, área de Suprimentos e o PCP.
Isso é muito importante para que seu trabalho flua com maior facilidade, tem também as situações de possíveis conflitos que devem ser bem gerenciados com uma certa dose de inteligência emocional e com certeza possuir um bom perfil de comunicação.
São aspectos que podemos num primeiro momento não dar a devida importância, mas acreditem, faz uma enorme diferença na qualidade e produtividade da área do PCM como um todo.
Atualizações do conhecimento
Se atualizar hoje em dia tornou-se uma necessidade básica, não menos necessário para o profissional de PCM que precisa se atualizar. Fazer isso com temas relacionados a área de Manutenção em geral, com sistemas de gestão, peças e componentes com novas tecnologias entre outros.
As novidades não param de surgir e não se pode deixar de acompanhar essa evolução constante nas áreas relacionadas com a manutenção. Podemos fazer isso simplesmente participando de feiras e eventos voltados para áreas da indústria onde normalmente o assunto é inovação e por vezes uma busca pessoal mesmo por novas qualificações profissionais.
Conclusão
Toda essa preocupação em se atualizar deve estar intrínseca ao perfil de todo profissional, elevar o seu nível de conhecimento técnico só traz um enriquecimento pessoal que se reverte em maior qualidade dos seus serviços prestados e isso se evidencia nos resultados obtidos.
O tema sobre o PCM (planejamento e controle da Manutenção) traz temas bem significativos de entendimento para uma boa gestão dessa área que vem se tornando cada mais imprescindível nas empresas.
Veja no link abaixo uma matéria que falamos sobre algumas fases quanto ao planejamento da manutenção. Boa leitura, dúvidas entrar em contato.
http://www.manutencaoemfoco.com.br/pcm-e-fases-planejamento/