Segurança nas grandes paradas da industria
Segurança nas grandes paradas da industria
Grandes paradas da indústria sempre demandam muito panejamento e a segurança da operação é um dos focos principais a serem considerados.
Como sabemos, uma planta industrial opera de muitas maneiras e com interrupções de suas atividades, variável que depende do seu segmento de negócio.
Ou seja, não tem planta industrial que opere sem que haja alguma interrupção em seu processo produtivo. E para aquelas empresas que adotam as paradas anuais, via de regra essas paradas são minuciosamente planejadas e precisam de uma gestão assertiva para que seu objetivo seja alcançado.
O tempo, recursos financeiros e esforços dedicados a essas paralisações devem ser objeto de muito planejamento. As equipes envolvidas da planta devem usar todos os esforços para preparar, executar e apoiar adequadamente essa parada.
E muitas dessas empresas que adotam a parada anual para sua manutenção e outras intervenções necessárias, necessitam de diversas equipes de trabalho.
O que é são grandes paradas industrial
Uma grande parada industrial são eventos periódicos em que as indústrias interrompem seu processo produtivo. Essas paradas tem vários formatos de acontecer, podendo ser uma parada total ou parcial.
Essas paradas podem ter várias finalidades, isoladas ou em conjunto, mas normalmente são para realizar atividades de manutenção.
O objetivo principal desses eventos é fazer com que máquinas e equipamentos da planta em geral retornem às condições normais de trabalho. Nessas paradas também se aproveita para implementar melhorias que necessariamente precisariam da planta parada.
Tipos de grandes paradas
Como já mencionado, a primeira distinção de uma parada industrial de manutenção pode ser caracterizada como parcial ou total. Ou seja, quando acontece uma parada total, a planta industrial interrompe totalmente a sua capacidade de produção.
E quando acontece uma parada parcial, essa mesma planta industrial interrompe determinadas linhas ou processos de produção. Ou mesmo fazem a parada de determinados ativos, com isso restringem parte de sua capacidade produtiva.
Estamos falando, portanto, sobre paradas planejadas, não entra nesse mérito as paradas não planejadas, ou seja, as corretivas emergenciais.
Parada industrial total
Uma parada total normalmente está relacionada a uma grande parada, termo muito comum para certos segmentos de negócios. Podemos citar como exemplos as plantas industriais de beneficiamento da agroindústria (soja e açúcar).
São plantas industriais muito ligas ao ciclo produtivo de suas respectivas safras (plantio e colheita). São paradas de manutenção de todo seu parque fabril que demanda até 30 dias ou mais.
Isso não quer dizer que uma parada total, por exemplo de alguns dias, não seja considerada para determinada planta industrial como uma grande parada.
Cada segmento de negócio tem suas particularidades em seus processos. De alguma maneira precisamos ter um entendimento básico, definição de parada total ou parcial já é um começo para entender isso.
Segurança numa grande parada de uma planta
Quando falamos em segurança na indústria, não estamos excluindo nenhum formato, ou seja, em atividade normal de produção ou em qualquer tipo de parada. O foco aqui é realçar a extrema importância quando falamos de uma parada total da planta e por vários motivos:
- Várias equipes de trabalho atuando ao mesmo tempo;
- Serviços de terceiros;
- Alto número de pessoas trabalhando;
- Muitas atividades de perigo ou riscos associados;
- Possível trânsito de equipamentos móveis além do normal;
- A possibilidade de atividades incomuns que requerem maior atenção, etc.
Por essas e outras, as equipes de segurança tem um trabalho redobrado para conseguir manter a planta e seus trabalhadores seguros.
E para isso podemos contar com a tecnologia de monitoramento em tempo real de pessoas e equipamentos móveis. Estamos falando do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS), que permitem o rastreamento digital de localização em tempo real e movimentos de coisas físicas em grandes instalações.
Como nessas grandes paradas o número de trabalhadores e acima do normal, contar com tecnologias de rastreamento é essencial.
Para isso temos uma ferramenta muito eficaz, o People Tracking – (Rastreamento de pessoas) que vem sendo inserida amplamente nas inovações da Indústria 4.0. As empresas que estão inserindo essa tecnologia em seus processos, tem melhorado significamente a segurança das pessoas.
O People Tracking usa ferramentas avançadas para obter a Geolocalização de pessoas. E como resultado, consegue otimizar seus processos de trabalho e aumentar a segurança dos seus colaboradores.
Objetivos das grandes paradas de manutenção e a segurança
Toda parada de manutenção quando planejada sempre terá como objetivo foco restaurar as condições básicas do ativo industrial. E paralelo a isso sempre buscar as melhores práticas, metodologias, inovações e novas tecnologias.
Tudo isso envolve ações de melhorias que vão corroborar para uma melhor produtividade e disponibilidade dos ativos industriais. Mas jamais devemos deixar de lado a segurança dos trabalhadores nãodando a devida atenção para essa questão.
Qualquer incidente ou acidente deixaria todas essas atividades comprometidas por conta da insegurança nas pessoas. Hoje com os avanços da tecnologia de monitoramento, é possível aumentar significamente a segurança nas plantas industrias, principalmente as de grande porte a nível territorial.
Conheça a Trackfy e suas soluções na área de segurança no link a seguir:
https://trackfyapp.com.br/index
Planejamento, a essência para um resultado esperado
Existem muitos fatores que envolvem o planejamento assertivo de uma parada industrial, seja parcial ou total. Importante tudo ser levado em consideração para conseguir o objetivo foco que é melhorar a disponibilidade e produtividade, mas jamais se esquecer da segurança dos colaboradores.
Um caminho aberto e seguro para se buscar o auge na gestão de ativos, a confiabilidade de máquinas e equipamentos. Antes mesmo de começar com todo o plano de uma parada, a gestão da Manutenção precisa ter em mente que:
- É necessário usar a mentalidade de risco/oportunidades;
- Alcançar a confiabilidade de seus fornecedores de peças, componentes, etc.
- Alcançar a confiabilidade de seus fornecedores de serviços;
- Planos de manutenção e lubrificação devem estar sempre revisados;
- Procedimentos de manutenção precisam ser coerentes e revisados;
- Necessário sempre cultivar a sinergia com as áreas operacionais e de apoio;
- Buscar sempre novas técnicas e metodologias de gestão;
- Implementar novas tecnologias de segurança, dentre outras.
Portanto, o grande desafio é conseguir uma gestão assertiva das paradas industriais para conseguir os resultados esperados. Seja essa parada considerada parcial ou total, a maneira de tratar são as mesmas, muito planejamento com foco na segurança dos colaboradores.
Na Trackfy as soluções estão focadas na segurança das pessoas, o que contribui numa maior eficiência operacional. Fale com um especialista e veja como sua empresa pode se beneficiar com essas soluções inovadoras: