Qualidade dos serviços da Manutenção

Luis Cyrino
23 fev 2015
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Qualidade dos serviços da Manutenção

Qualidade dos serviços da Manutenção – Hoje podemos afirmar que a responsabilidade e atribuições da função Manutenção possui uma significativa importância no atendimento aos objetivos de desempenho nas indústrias de manufatura.

Trata-se de uma atividade interna de apoio a todos os setores internos das organizações e que pode influenciar direta ou indiretamente a todos eles.

Se em tempos passados a área de Manutenção não era tida como imprescindível, as constantes mudanças de tecnologias e a altíssima competitividade entre as organizações trouxe a tona o seu real valor.

Com isso uma necessidade que hoje se tornou um diferencial para as empresas e também para os profissionais dessa área e que chamamos de “Qualidade da Manutenção”.

Não podemos ignorar que a Manutenção é uma área que tem uma combinação de todas as ações técnicas e administrativas. Incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar uma máquina ou equipamento em condições de desempenhar uma função a qual foi destinada.

A falta de qualidade da manutenção é um dos geradores do aumento da demanda por serviços de manutenção, que consequentemente diminui a disponibilidade das máquinas e equipamentos. Com isso aumentando os custos e diminuindo a satisfação dos clientes internos, na grande maioria os setores de produção.

Como atingir essa qualidade?

Como podemos atingir um nível de qualidade na Manutenção a ponto de se tornar uma área estratégica e bem vista nas empresas? Vejam abaixo algumas sugestões para que isso se torne possível:

  1. A solução começa na Gestão com um profissional com ótimas qualidades técnicas, comportamentais e administrativas;
  2. Disponibilização de recursos financeiros por parte da alta Direção para que a manutenção possa desempenhar o seu papel;
  3. Equipe de profissionais de suporte e de campo com alto conhecimento técnico, e bem remunerado;
  4. Equipe de suporte como o PCM para integrar as atividades de manutenção com programas de preventivas, preditivas, lubrificação e atendimento técnico externo;
  5. Constantes treinamentos da equipe com as atualizações tecnológicas pertinentes à área de manutenção e por vezes com técnicos dos fabricantes das máquinas e equipamentos que em muitos casos são de outros países;
  6. Tornar imprescindível a conscientização da importância de todos quanto a Segurança do trabalho, o que torna o ambiente mais seguro e saudável;
  7. Acompanhamento dos indicadores da manutenção (KPI’s) junto á equipe para que todos tenham em mente as suas responsabilidades quanto ao resultado do setor e da sua contribuição para o objetivo final da empresa, vendas x faturamento.

Conclusão

Acredito que temos acima ótimas formas de atingir a qualidade na manutenção e todas de igual importância, tangíveis e necessárias. E você meu caro leitor, pensa da mesma forma ou tem outras maneiras de se atingir esse objetivo na Manutenção?

Vejam no link abaixo, uma abordagem de uma outra questão onde a Manutenção precisa se adequar para poder gerar bons resultados, trata-se da boa relação com os setores produtivos. Entendam essa importância e como fazer isso, uma boa leitura e qualquer dúvida, entrem em contato conosco.

Manutenção e Produção, uma união perfeita

Comentários

5 respostas para “Qualidade dos serviços da Manutenção”

  1. Davi disse:

    É isso.Acho que foi bastante abrangente e ao mesmo tempo coeso no seu comentário.

    • Luis Cyrino disse:

      Boa noite Davi, acredito que é possível atingirmos a qualidade da Manutenção com os tópicos abordados, é trabalhando com esse objetivo que reforçaremos o valor e importância da área de Manutenção dentro das Organizações.
      Obrigado pelo seu comentário e nos acompanhe sempre que possível.

  2. Ederson M Alves disse:

    ótimo artigo Luis, acrescentaria também a maneira de encarar os reais propósitos do setor de manutenção pelos profissionais, sendo necessário uma visão, cliente – prestador, atuando diretamente em relação aos principal clientes dos profissionais de manutenção, que é a manufatura, através desse estreitamento de laços, pode-se conseguir grandes resultados, no que tange a qualidade dos serviços prestados pelo setor de manutenção, além, claro de todas as colocações importantes mencionadas no seu artigo.

  3. Muito bom o texto e suas idéias, é necessário difundir a ” Cultura da Qualidade da Manutenção “, afinal o único que ganha com o retrabalho é o prejuízo. Mas sabemos que na praxis não é fácil,por isso investir em palestras de conscientização, treinamento, reciclagem, podem mudar conceitos e aperfeiçoa-los, afinal a mente humana sempre pode melhorar, e é ali que a manutenção começa!

  4. Lincoln disse:

    Boa noite.
    Sou coordenador de qualidade voltado para a qualidade da manutenção de máquinas e equipamentos, esse tópico postado será de muito importante para mim, tenho aprendido muitos conceitos importantes.

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