Planejamento estratégico nas indústrias
Planejamento estratégico nas indústrias
Um planejamento estratégico são táticas gerenciais que apresentam uma visão de longo prazo para o desenvolvimento e o crescimento dos negócios em diversos segmentos. E no segmento industrial isso é essencial, visto a grande competitividade por conta da globalização dos negócios.
Esse planejamento estratégico tem como base a identificação dos principais fatores que podem afetar a sua competitividade. Fatores como produtividade, custos e qualidade dos seus produtos e/ou serviços oferecidos diante de um mercado cada vez mais exigente.
E um fator extremamente preocupante em nosso país é sobre a produtividade, muito deficitária em comparação a outros países. É o que destacar a partir de agora, confira.
Produtividade na indústria
A produtividade industrial é um fator essencial para o alcance dos objetivos de qualquer empresa no setor manufatureiro. Produtividade em sua essência é a capacidade de se produzir bens e/ou serviços de forma eficiente, maximizando a utilização dos seus recursos disponíveis.
Ou seja, produtividade é sua capacidade de produzir mais , com qualidade e com menos recursos. Na prática, significa otimizar o trabalho e entregar mais resultados com menor esforço e em menos tempo.
Infelizmente o Brasil ficou em 60º entre 64 países na última edição do ranking (2022) de produtividade do Instituto Internacional para Desenvolvimento de Gestão (IMD).
Fatores que afetam a produtividade
De um modo geral temos vários fatores que afetam a produtividade as indústrias e em segmentos diversos. Mas, vamos focar em apenas 3 dos quais acredito ser mais relevantes para o propósito deste artigo, são eles:
-
Educação, treinamento e capacitação da mão de obra:
Algo que afeta sobremaneira a produtividade nas indústrias é a falta de conhecimento por meio de treinamentos e capacitação do capital humano.
O conhecimento através do desenvolvimento de profissionais capacitados são essenciais para se conseguir um diferencial competitivo. Isso quer seja para as indústrias ou de qualquer outro tipo de segmento de negócios, isso é fato.
O sistema educacional precisa melhorar por conta de investimentos dos próprios interessados e pelo estado. E claro, as empresas podem fazer um trabalho de aprendizado contínuo por meio de treinamentos e capacitação da sua força de trabalho.
Manutenção em foco tem soluções de treinamentos e capacitação, confira no link abaixo:
https://manutencaoemfoco.com.br/servicos/treinamentos/
-
Segurança de ativos e de pessoal
O fator segurança é sem dúvida um item que pode comprometer sobremaneira a produtividade na indústria. Máquinas, equipamentos e colaboradores são partes integrantes para gerar produtos dentro das indústrias. Mas vale salientar que essa combinação podem se tornar potenciais riscos quando o assunto é segurança.
Isso por conta de alguns fatores como deficiência de segurança nas máquinas e equipamentos durante suas operações.
Outro fator relevante é falhas ou deficiências operacionais quanto a ergonomia dos colaboradores. Para isso as empresas precisam investir em melhorias e cumprimento quanto as normas vigentes.
Norma como a NR-12 que trata especificamente da segurança em máquinas e equipamentos. Todo esse movimento gerencial no planejamento estratégico corrobora num ambiente de trabalho seguro e com certeza se reflete na melhoria da produtividade.
-
Tecnologia e inovação:
Outro fator determinante que afeta a produtividade é a falta de soluções tecnológicas e inovação. As máquinas e equipamentos possuem cada vez mais soluções tecnológicas embarcadas que propiciam melhores rendimentos.
Mas infelizmente muitas empresas de médio e pequeno porte não acompanham essa evolução por motivos óbvios, custo desses ativos. Mas isso pode ser resolvido investindo em inovação e algumas soluções tecnológicas fazendo reformas ou Retrofitting nesses ativos.
O fato é que deixar se investir nessas soluções vai comprometendo a cada dia a produtividade e como consequência a falta de competitividade no mercado que atua.
Planejamento estratégico, o que considerar?
Como já mencionado anteriormente, um planejamento estratégico assertivo precisa considerar fatores que podem fazer a diferença entre ser ou não ser competitivo. Uma ferramenta muita utilizada no meio gerencial e estratégico é a análise SWOT ou também chamada de matriz FOFA.
Esse modo de chamar de matriz FOFA é por conta da tradução literal da sigla SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). É uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competitividade em negócios.
Destina-se a especificar os objetivos de riscos do negócio, e identificar os fatores internos e/ou externos que são favoráveis e desfavoráveis para alcançar esses objetivos.
Conclusão
O planejamento estratégico deve ser uma prerrogativa para o sucesso de todo tipo de negócio, sem ele o fracasso é iminente. E sempre deve ser acompanhado dos outros pilares do planejamento que são: Tático e Operacional. Por isso todos os setores de uma organização devem estar engajados com o mesmo propósito.
O de serem competitivos com alta produtividade, custos adequados, com qualidade e segurança asseguradas. E levar em conta as palavras de Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna:
“O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”
O Manutenção em Foco tem soluções que podem auxiliar empresas, principalmente de médio e pequeno porte a identificar gargalos em seus negócios, faça-nos uma consulta: https://manutencaoemfoco.com.br/servicos/contato/