PCM e a área de Facilities

Luis Cyrino
12 dez 2016
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PCM e a área de Facilities

Gestão de Facilidades – conceitos

PCM e a área de Facilities – Hoje em dia temos percebido no cenário atual das organizações muita competitividade e inovação, com isso cria-se a necessidade de mudanças nas maneiras de agir e gerir seus negócios.

Surge então entre as organizações uma gestão até então pouco valorizada, mas antiga e conhecida mundialmente como Facility Management ou Gestão de Facilidades, com o intuito de manter ambientes funcionais e de qualidade para os usuários.

Logo percebemos que esse novo conceito vem se tornando como uma nova estratégia para as diversas organizações em aprimorar esse tipo de gestão, comumente chamado no Brasil de Manutenção Predial.

Claro que a gestão de Facilities é bem mais abrangente pois agrega todos os serviços terceirizados como pessoal de portaria para controle de acesso, restaurante, limpeza entre outros, além da tradicional Manutenção Predial.

E o PCM onde se encaixa?

Mais uma vez entra em cena a necessidade do PCM agir no controle e planejamento das atividades dos profissionais da área de Facilities que competem aos serviços de controle da Manutenção chamado também de predial. E esse controle independe de a equipe ser própria ou terceirizada.

A única diferença no caso, é que se a equipe for terceirizada, a equipe deve ter sob sua responsabilidade direta, um líder ou coordenador, mas que responde diretamente para a gestão da Manutenção e ao PCM.

Atuação do PCM

Normalmente as atividades da equipe de Facilities devem seguir algumas regras já estabelecidas na empresa onde atua e com relação a atividades relacionadas a manutenção predial, tem uma ligação direta com a gestão da Manutenção.

Podemos elencar várias atividades como pinturas em geral, pequenos reparos de alvenaria, alguns reparos nas redes de água e esgoto das instalações em geral.

Também podemos citar alguns reparos na rede elétrica de iluminação como troca de lâmpadas, interruptores e tomas, nesses casos é claro, se a equipe possuir um profissional qualificado para esse tipo de serviço.

Planejamento do PCM

Com certeza todas essas atividades devem seguir o mesmo critério da ordem de serviço que a equipe interna da Manutenção já utiliza, ou seja, todas necessidades de intervenção referente a serviços de manutenção predial devem ser solicitadas via ordem de serviço (OS).

O PCM deve instruir a equipe da predial sobre o fluxo dessa OS, preenchimento e todos os procedimentos necessários que lhe forem atribuídos.

Controle do PCM

Da mesma forma, todas as atividades da equipe predial via OS devem ser registradas no sistema ou outra forma de controle para se ter uma visão sobre as solicitações que foram abertas e as realizadas e seus custos por exemplo.

Enfim, o PCM deve ter total controle sobre os serviços como é feito com os serviços da equipe interna de Manutenção.

Deixar essa atuação da manutenção predial de forma aleatória onde todo mundo pede serviço para a equipe diretamente via seu coordenador não vai gerar resultados satisfatórios.

E tem outro problema, o custo que será gerado não vai ter o devido planejamento e controle que o PCM deve ter sobre esse recurso, que digamos, deve ser bem controlado.

Conclusão

Como relatado no início da matéria, a área de Facilities engloba várias atividades dentro de uma empresa e parte delas normalmente ficam sob a responsabilidade da gestão interna da Manutenção.

Portanto tem outras atividades como serviços de restaurante, portaria, limpeza entre outras que ficam sob a responsabilidade de outros que não a área da Manutenção.

Pode até ser que as atividades da área de Facilities citadas como responsabilidade da gestão interna da Manutenção, tenha empresas que não praticam essa gestão compartilhada, mas na minha opinião é um grande risco.

Isso porque segundo algumas normas regulamentadoras, essa responsabilidade sobre as edificações é da empresa, se é assim, temos que ter o controle, penso eu.

Veja mais sobre o assunto de manutenção em edificações no link abaixo. Nessa matéria tratamos desse tema e as responsabilidades citadas em normas regulamentadoras como a NR-8 por exemplo. Vale a pena a leitura, confira!!!

Manutenção em Edificações

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