Metas SMART, detalhando os objetivos

Luis Cyrino
15 jun 2017
0
9362

Definindo objetivos e metas (SMART)

Metas SMART – Os objetivos são resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa pretende alcançar num determinado espaço de tempo, devem ser desdobrados a partir da visão da empresa e funcionar como condutores do caminho da visão.

Funcionalmente, os objetivos precisam de ser transformados em metas, que são fragmentos ou partes de um objetivo.

Exemplo: Na área de Manutenção o Gestor tem como objetivo reduzir a incidência de paradas em corretivas mensais em 30% num prazo de até um ano. Então serão necessárias algumas metas como a implantação de algumas estratégias e para isso as mesmas terão que ser elencadas e implementadas num plano de ações, cada qual com a sua meta do que se espera delas.

Objetivos SMART

Ao contrário da missão, que é definida de forma genérica, os objetivos devem ser definidos de forma concreta e devem apresentar as seguintes características (SMART):

Specific” (Específicos)

Os objetivos devem ser específicos, claros, concisos e fáceis de entender (não devem ser generalistas). Devem compreender algo que possa ser claramente atingido.

Para definir uma meta específica deve-se responder a algumas perguntas tais como:

Quem está envolvido? O que eu gostaria de realizar? Identificar uma localização; estabelecer uma data para realizar; identificar necessidades e limitações e as razões específicas, propósito ou os benefícios de se realizar a meta.

Measurable” (Mensuráveis)

Sendo os objetivos constituídos por desejos ou aspirações, devem ser passíveis de serem avaliados, através da definição de parâmetros (verificar se foram ou não atingidos).

Quando você mede o progresso de algo, você fica sabendo se está ou não no caminho certo. Para determinar se o seu objetivo é mensurável, é necessário que o mesmo seja quantitativo ou qualitativo. Então se pergunte se o seu objetivo é passível de ser medido de alguma maneira.

Attainable” ou “Achievable” (Alcançáveis)

Os objetivos têm que ser alcançáveis. Este aspecto implica que os objetivos sejam propostos em consonância com todos os seus possíveis problemas quanto a sua implantação, para que estejam motivados e compreenderem os objetivos, e como consequência, compreenderem as suas dificuldades. Devem ser definidos de modo congruente com o momento e os recursos, ou seja, temos capacidade e habilidades suficientes e recursos financeiros para alcançar esse objetivo?

Realistics” (Realistas) e/ou “Relevant” (Relevantes)

Os objetivos devem ser tangíveis e realistas, deve existir a possibilidade de poderem vir a ser alcançados. “Relevant” (Relevantes): Só se faz planejamento de coisas importantes dentro da empresa, portanto, o objetivo em questão precisa ser relevante para o cumprimento da missão, visão e valores da empresa.

Podemos saber se o seu objetivo é realista ao se determinar se você tem algo de semelhante realizado no passado ou perguntar que condições deveriam existir, para ser possível realizá-lo.

Time Bound” (Tempo)

Os objetivos devem ser estabelecidos com um limite temporal bem definido (ou uma série de fases). Para cada meta é necessário um tempo específico para a sua realização, é o prazo estabelecido que seja suficiente para a implantação do que se espera e resultados esperados. Metas sem prazos determinados ficam sem sentido pois nunca se sabe para quando se esperam os resultados.

Vejam também como complemento do assunto a matéria sobre “Indicadores de Manutenção“.

Conclusão

Quando os objetivos de uma empresa satisfazem as características (SMART) acima enunciadas e estão presentes como um compromisso envolvendo a maioria dos colaboradores da empresa, podem contribuir para diversas vantagens.

Uma delas é fazer com que as coisas aconteçam, ou seja, reforçam a pró atividade que deve existir nos vários tipos de planejamento estratégico e contribuir para o que foi planejado se torne realidade.

Todo trabalho quando existe a necessidade de reunir pessoas, melhoram a comunicação interna e troca de informações de vários setores. Também podemos evidenciar uma alta na motivação dos envolvidos com maior participação e colaboração entre as pessoas.

Metas serão sempre necessárias em qualquer segmento de um negócio e também em nossa vida pessoal e familiar. Tudo deve ter um planejamento e para se alcançar esses objetivos que foram planejados temos que especificar as metas.

https://pt.wikipedia.org

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *