ISO 45001 substituindo a OHSAS 18001
ISO 45001 substituindo a OHSAS 18001
ISO 45001 – No momento do desenvolvimento desta Norma Internacional, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 2,3 milhões de pessoas morrem todos os anos de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Uma organização é responsável pela saúde e segurança de seus trabalhadores e por outras pessoas sob seu controle que estão realizando trabalho em seu nome, incluindo a promoção e proteção de sua saúde física e mental.
Um guia curto e simples da nova norma
Por Chris Caldwell
BS EN OHSAS 18001
A primeira norma britânica para a gestão da saúde e segurança no trabalho, a norma OHSAS 18001, será eliminada em breve. Essa norma foi muito bem-sucedida, dados recentes indicam que existem mais de 60.000 organizações em 125 países certificados para essa norma, OHSAS 18001.
ISO 45001: 2016
Devido a uma necessidade internacional sem precedentes de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional harmonizado a nível mundial (OHSMS) e adequado para todos os setores e tamanhos de empresas, o Comitê do projeto ISO adotou a decisão de desenvolver a norma ISO 45001.
Espera-se que a certificação por parte de terceiros da norma tenha um significado internacional, demonstrando claramente as melhores práticas de SST entre países, culturas e continentes.
Estrutura do novo padrão
Uma nova estrutura de alto nível e que se aplicará a todos os sistemas de gestão ISO está em curso.
A estrutura do Anexo SL será uma grande proporção de qualquer sistema de gestão ISO e estima-se que entre 30% e 40% de qualquer sistema de gestão inclua esta estrutura básica.
Antes de 1999, quando o OHSAS entrou em cena, havia numerosos padrões e certificações de SST que levaram a avaliações ambíguas e fragmentadas do desempenho em SST. Era difícil ou podemos dizer, complicado determinar quais padrões efetivamente gerenciavam a saúde e a segurança e identificar as certificações que eram mais do que um “quadro” na parede.
Isso preparou o caminho para o Grupo de Projeto OHSAS para reunir os elementos benéficos dos vários padrões em um padrão formalizado e claramente escrito que se revelaria um excelente ponto de referência do desempenho de SST.
Quais são as alterações?
Termos e definições
Termos e definições estão sendo alterados para trazer o padrão mais em linha com todos os setores e para tornar a terminologia mais relevante para organizações de qualquer tamanho. As principais alterações são explicadas abaixo:
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Identificação de perigo
A nova norma irá afastar-se da definição de “identificação de perigos”, uma vez que se trata de um conceito que se refere essencialmente à produção e não se aplica realmente a alguns setores, como o setor dos serviços. Os termos susceptíveis de serem utilizados serão «identificação do risco» e «controle do risco» para abranger um conceito mais amplo do que a identificação do perigo.
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Risco
O conceito fundamental de “risco” continuará a ser o mesmo e as organizações devem continuar a avaliar a probabilidade e as consequências de um risco específico.
A principal mudança aqui é a necessidade de compreender o “risco” no contexto mais amplo do sistema de gestão, por exemplo, as tarefas que são terceirizadas.
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Trabalhador / local de trabalho
As definições de “trabalhadores” e “locais de trabalho” variam de país para país. Clarificação da definição de empregados, não empregados e locais de trabalho serão incluídos no novo padrão para garantir, sem sombra de dúvida, que está sob o escopo da OHSMS.
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Requisitos legais e outros
As “obrigações de conformidade” substituirão “requisitos legais e outros” para enfatizar um dos elementos mais importantes de um SGSSA, garantindo que uma organização esteja a cumprir pro-ativamente suas obrigações sob a lei.
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Ação preventiva
A “ação preventiva” será excluída da norma, uma vez que é considerada desnecessária. O OHSMS em si é destinado a prevenir acidentes e incidentes ocorram assim “ação preventiva” tornou-se redundante.
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Documentos e registros
Os “documentos e registros” serão referidos como “informações documentadas” para melhor refletir a forma moderna com que as organizações operam em todo o ambiente digital e com os dados processados.
Contexto da Organização
O capítulo 4 do Anexo SL intitula-se “contexto da organização”, o que significa essencialmente que as organizações devem olhar para além das questões imediatas de SST e se concentrar em um quadro muito maior em relação ao desempenho.
As organizações devem levar em consideração não apenas o contexto interno dos riscos de SST, mas também as circunstâncias externas. Para enfatizar este ponto, vários fatores internos e externos que podem ser considerados são:
- Tomar em consideração as expectativas da sociedade em geral;
- Pense em empreiteiros, fornecedores e outros terceiros;
- Considere vizinhos na área circundante;
- Globalização;
- Rápido crescimento das pequenas empresas;
- Padrões não padronizados de emprego e disponibilidade de funcionários adequados;
- Informação, comunicação e tecnologia;
- Questões demográficas;
- Eventos climáticos adversos.
Esta lista é apenas uma amostra de fatores a serem considerados.
Espera-se que as organizações gastem uma quantidade de tempo suficiente pensando no contexto da organização e no desempenho da SST fazendo perguntas como:
“Que riscos esses fatores podem apresentar?”
“Como esses riscos serão controlados? ”
Espera-se que um elemento importante do contexto da organização seja o ciclo de vida e as perspectivas da cadeia de valor. É responsabilidade de uma organização abordar essas perspectivas e entender onde estão as fronteiras em termos de impactos de SST de produtos e serviços, processos de suprimento e cadeia de suprimentos.
A norma não exigirá um ciclo de vida abrangente e / ou análise de cadeia de valor, mas será crucial que essas duas perspectivas sejam abordadas.
Isso exigirá que as organizações considerem e resolvam os riscos de SST associados aos serviços de terceirização utilizados pela empresa. No caso de um acidente ou incidente grave de OHS causado pela negligência de um subcontratado terceirizado, o potencial de danos na reputação e financeiros para a organização poderia ser muito significativo. Este risco deve ser identificado, compreendido e atenuado.
Liderança
As normas atuais referem-se à “alta direção”, exigindo-lhes que estabeleçam políticas, objetivos e assegurem uma comunicação eficaz. Haverá uma mudança nos requisitos de liderança sob este novo padrão, especialmente para aqueles que já delegaram a responsabilidade de OHS para outros na organização. Este tipo de acordo deixará de ser aceitável nos novos critérios ISO 45001.
OHS terá de ser absorvido na administração global de uma organização com mais intensidade de sua gestão e liderança. A integração dos aspectos de SST deve ser inteiramente incluída nas operações da organização e nos principais processos organizacionais.
O desempenho em SST deve ser considerado no processo de planejamento estratégico e as organizações precisarão estabelecer vínculos entre a estratégia / riscos de SST e a estratégia de negócios / riscos.
Anteriormente, os requisitos de liderança não foram adequadamente abordados devido a dificuldades decorrentes de definições pouco claras de papéis e responsabilidades, fornecendo uma barreira efetiva à auditoria de práticas de liderança. A ISO 45001, procura esclarecer esses requisitos garantindo que há critérios inequívocos que a liderança pode ser auditada.
A liderança será responsável por compreender as necessidades de todas as partes interessadas e como a organização pode envolvê-las melhor para garantir que o desempenho de SST não está comprometido.
Melhoria, Avaliação de Risco e Oportunidades
A melhoria continuará a ser um requisito importante da norma e será enfatizado que a melhoria deve ser estreitamente alinhada com as oportunidades de negócios. As organizações não devem apenas pensar nos riscos de SST, mas nas oportunidades disponíveis que proporcionam o máximo benefício, levando em consideração a segurança, as recompensas financeiras e quaisquer outras vantagens aplicáveis.
A melhoria deve estar constantemente ligada à oportunidade que demonstrará e valorizará as intervenções de SST.
Indicadores de desempenho
A função principal da OHSAS 18001 é manter as pessoas seguras e manter a conformidade. A ISO 45001 não é diferente a este respeito, apenas trata-se de abordar estes dois objetivos de uma forma um pouco mais pragmática.
Um excelente exemplo disto é a exigência de estabelecer indicadores de desempenho chave de OHS que identifiquem claramente as tendências nos parâmetros de SST que podem ser usados para implementar medidas práticas de segurança. Os principais indicadores de desempenho devem ser específicos, mensuráveis, realizáveis, atribuídos a responsabilidades, calendarizados, avaliados e revistos regularmente.
Os indicadores-chave de desempenho devem ser normalizados em relação a outros dados, sempre que possível, para assegurar que as tendências forneçam uma descrição precisa do desempenho de uma organização em matéria de SST.
Benefícios
Os benefícios para um OHSMS eficaz são comprovados e só serão aumentados quando impulsionados por um sistema de gestão mais relevante e claramente delineado. A ISO 45001 encoraja as organizações a quantificar os benefícios em termos financeiros olhando para o valor agregado global.
Isso deve ser relativamente simples, uma vez que um SGSSO robusto reduzirá o risco de causar danos às pessoas no trabalho, ajudando as organizações a reduzir acidentes e doenças e evitar o potencial de processos onerosos.
Um dos principais benefícios da ISO 45001 é que a certificação será significativa em todo o mundo à medida que o padrão foi desenvolvido para abordar a globalização das organizações. O padrão vai ligar organizações afins que priorizaram excelente desempenho de SST como uma parte essencial de fazer negócios.
Além disso, o anexo SL assegurará que os sistemas de gestão ISO podem ser integrados muito mais fácil uma vez que uma proporção significativa de todas as normas ISO será eventualmente construída no mesmo quadro.
O resultado final benéfico de uma organização que demonstra excelente desempenho de SST é a criação de uma cultura de positividade. Se as pessoas estão seguras e o bem-estar é gerido adequadamente, eles são tipicamente mais contentes, envolvidos e produtivos.
Conclusão
Parece que o novo padrão internacional está fazendo algumas mudanças significativas para o melhor, começando com termos mais definidos, definições, papéis e o escopo a ser considerado.
O contexto da organização é uma grande revisão em comparação com padrões anteriores que exigirão consideração cuidadosa e planejamento antes de passar para a fase de implementação onde os líderes serão obrigados a assumir o controle e incorporar fatores OHS em suas práticas de gestão do dia-a-dia.
As organizações estão cada vez mais sob pressão para olhar para além da linha de fundo financeiro, abordando a tripla linha de fundo que inclui não só o sucesso econômico, mas a excelência OHS e operando de uma forma que beneficia a sociedade.
Fonte bibliográfica:
http://www.newground.co.uk