Invista na Segurança com tecnologia IoT
Invista na Segurança com tecnologia IoT
Ambientes industriais podem ser locais de alto risco para a segurança do trabalhador, devido a movimentação de diversas máquinas, equipamentos e veículos. Infelizmente, nesse cenário a probabilidade de acontecer acidentes é alta.
Por conta disso, a segurança do trabalho nas indústrias é regulamentada por lei e é um pilar essencial para uma obter uma boa gestão. Nesse ponto, observamos que a Indústria 4.0 agregou um passo para avançar em melhorias a respeito da segurança: o uso de tecnologias traz mais eficiência e agilidade na hora de promover a segurança dos trabalhadores.
Dito isso, vamos aprofundar nesse artigo quais os impactos dessa ação e por onde começar.
Internet das Coisas
Falar de Indústria 4.0 é falar de tecnologia. Dessa forma, precisamos explorar o termo Internet das Coisas (IoT) – tecnologia que ganhou espaço nas indústrias e no mercado atual a partir do aumento do uso de equipamentos tecnológicos.
Nesse sentido, esse conceito se refere à rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados entre si e para as pessoas. Ou seja, com essa tecnologia é possível obter dados de equipamentos, pessoas e localidades de forma muito mais assertiva e totalmente confiável.
Se você ainda não conhece a IoT, leia o nosso artigo “O que é a Internet das Coisas?” e depois continue lendo o texto abaixo.
A lista de aplicações que podemos usar a Internet das Coisas é infinita – como foi possível observar no link acima – e por isso está cada vez mais se adaptando ao mercado e participando de criações inovadoras.
Nesse sentido, vemos que a Segurança Do Trabalho foi um dos pilares que a IoT acertou e está conseguindo trazer impactos de melhoria para o trabalhador e a instituição de trabalho.
Veja no próximo tópico algum desses impactos e como a tecnologia está garantindo mais segurança.
Impactos e benefícios
Como foi dito anteriormente, a Internet das Coisas permite reunir, armazenar e transmitir dados entre objetos e pessoas e por conta dessa tecnologia os processos industriais se tornam mais efetivos.
Isso acontece porque os gerentes e técnicos possuem agora dados mais assertivos, uma vez que foram coletados e calculados por computadores inteligentes, e também mais agilidade e rapidez para alertas de emergência.
Desse modo, em casos de emergência é possível contar com a eficiência dos equipamentos tecnológicos para acionar as unidades de segurança necessária de forma rápida e alertar todos no local do incidente, de uma só vez.
Por outro lado, as tecnologias também atuam em atividades que hoje já são realizadas nas indústrias, porém com o uso desses equipamentos tecnológicos é possível otimizar os processos e manter a produção mais rápida e ativa, gerando um aumento na produtividade das equipes.
Dessa forma, investir em segurança sempre é um ponto positivo para a empresa e um acerto que deve ser realizado com frequência. Veja mais 3 benefícios listados abaixo para entender melhor:
- Aumento da produtividade: pessoas mais confortáveis e seguras trabalham melhor! É preciso confiar na empresa e nos processos para ter um bom desempenho, por isso o investimento em segurança assegura um aumento na produtividade dos trabalhadores.
- Imagem empresarial: uma empresa que se preocupa com a segurança está trabalhando com a sua imagem de responsabilidade social e consegue, assim, se destacar no mercado competitivo e atrair os consumidores mais preocupados com os impactos sociais.
- Controle de riscos e economia: sabemos que dentro do ambiente industrial existe um alto risco de acidentes graves e por isso investir em segurança é minimizar esses riscos, evitar perdas nas equipes e se precaver de gastos e burocracias com processos judiciais.
Por onde começar?
Analisando os impactos que foram discutidos no último tópico, identificamos a necessidade de investir mais em segurança e em tecnologia na indústria. Assim, os benefícios dessa prática se somam aos processos industriais e garantem mais eficiência e resultados para as empresas.
Dessa forma, agora que você já analisou os benefícios das tecnologias para a segurança do trabalho, chegou o momento de colocar em prática.
Uma plataforma completa de gestão com foco em conformidade, produtividade e segurança em indústrias é o próximo passo ideal que você precisa dar para investir mais em IoT e segurança do trabalho.
Para isso, a startup brasileira Trackfy lançou a primeira plataforma digital de gestão para indústrias, que trabalha com uma mistura de algoritmos inteligentes e Internet das Coisas e entrega a visualização total da planta em tempo real, ajudando os gestores a ter mais eficiência nos processos.
Com o sistema Trackfy é possível identificar gargalos do processo produtivo das indústrias e ter dados confiáveis para tomadas de decisão assertivas.
Os impactos dessa tecnologia são vistos além da segurança no trabalho, mas também no financeiro, a produtividade das equipes e na conformidade com o planejamento, trazendo, assim, grandes melhorias para os resultados das indústrias. Sentiu interesse em saber mais? Clique aqui e conheça a Trackfy!
Conclusão
Portanto, percebe-se os impactos positivos que o investimento em segurança gera para a empresa, agregando na confiabilidade dos trabalhadores e sua proteção, mas também nos resultados da indústria com o aumento da produtividade e eficiência nos processos.
Sendo assim, a tecnologia IoT pode ser vista como um acerto a ser analisado pelos gestores, uma vez que o seu uso pode potencializar os resultados que já são alcançados hoje e trazer para mais perto da empresa o conceito de Indústria 4.0 e 4ª Revolução Industrial.
Dessa forma, o próximo passo para aproveitar os impactos positivos citados nesse artigo, é conhecer a Trackfy e descobrir os benefícios de ter uma plataforma completa de gestão digital. Estamos na era do digital e a indústria 4.0 já é realidade, por isso as empresas que querem se manter no mercado precisam atualizar os seus processos e se atualizarem com as novas tecnologias. Fique à frente do mercado competitivo com tecnologia avançada, seja Trackfy!
Escrito por: Trackfy