Internet das coisas – IoT na indústria

Luis Cyrino
24 set 2022
0
1718

Internet das coisas – IoT na indústria

A Internet das Coisas tem se mostrado de imensa importância no contexto da indústria. Parece ser cada vez mais comum ouvir o termo “Internet das Coisas” ou “Internet of Things” (IoT). Apesar disso, esse conceito não é tão recente quanto parece, tendo sido criado em 1999 pelo pesquisador Kevin Ashton, do MIT.

Esse termo se refere à interconexão dos mais variados objetos com a internet, como eletrodomésticos ou carros, por exemplo.

Nesse sentido, imagine um sistema de irrigação que possui conexão com a internet e acaba funcionando apenas nos dias em que não há previsão de chuva, esse é um caso de aplicação da internet das coisas.

Para entender ainda mais sobre esse conceito e encontrar outros exemplos, você pode ler o nosso artigo “O que é a Internet das Coisas (IoT)?”.

Então, não é difícil imaginar que a IoT tem apresentado diversas aplicações na indústria, já que esse é um ambiente no qual é de extrema importância se obter dados dos mais diferentes processos.

Internet das coisas na indústria

Dessa forma, a possibilidade de adquirir dados da indústria por meio de objetos conectados à rede tem alavancado os resultados de produtividade, conformidade e segurança nesse local. Nesse contexto, existe inclusive o termo Internet Industrial das Coisas, ou IIoT, para se referir ao conceito na esfera industrial.

Portanto, separamos 3 vantagens da aplicação da internet das coisas na indústria:

1 – Rapidez e praticidade

Com a IIoT, é possível obter dados em tempo real. Além disso, essas informações podem ser facilmente acessadas e visualizadas.

Por exemplo, Trackfy usa a IIoT para adquirir dados de localização em tempo real de pessoas e ativos industriais, sempre em total conformidade com a LGPD e Leis Trabalhistas. A partir dessas informações, gráficos e dashboards são gerados automaticamente no sistema.

Dessa forma, existe uma grande economia de tempo, já que se a indústria fosse aplicar uma coleta de dados de forma manual, levaria um bom período até colher e tratar todos eles.

Além disso, os dados obtidos com o uso de IIoT são de grande confiabilidade, o que pode não ocorrer quando o processo é realizado manualmente.

2 – Aumento da produtividade

Esse fácil acesso a tantos dados, unido à gestão visual automática, permite que os gestores da indústria percebam gargalos no ambiente de trabalho que antes eram difíceis de identificar.

Nesse contexto, muitas vezes, é comum encontrar fontes de desperdício de espera e movimentação, por exemplo. Assim, esses gestores conseguem elaborar planos de ação com rapidez e eficiência para combater os problemas que passaram a ser notados.

Dessa forma, a rápida identificação e combate dos gargalos mencionados permite uma grande mudança na produtividade dos times na indústria.

Como consequência, passa a existir também uma significativa economia, já que a improdutividade em ambientes industriais é capaz de gerar custos bem elevados.

3 – Aumento da segurança

Com o uso da IIoT da forma que a Trackfy faz, é possível identificar se alguém entrou em uma área perigosa na planta industrial.

Além disso, em casos de necessidade de evasão, é possível conferir rapidamente pelo sistema se todas as pessoas já evadiram ou se ainda resta alguém na planta.

Dessa forma, existe um aumento significativo da segurança na indústria, que é um fator extremamente fundamental para o trabalho digno nesse ambiente.

Se você deseja ver na prática a importância e as imensas vantagens da aplicação da IIoT, você precisa conhecer a Trackfy.

Você também pode assinar a nossa newsletter clicando aqui para receber conteúdos semanalmente no seu e-mail.

Vem fazer parte dessa revolução com a gente, vem ser Trackfy!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *