POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Este site é mantido e operado por Luis Carlos Cyrino Peres
Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).
Nós cuidamos da proteção de seus dados pessoais e, por isso, disponibilizamos esta política de privacidade, que contém informações importantes sobre:
- Quem deve utilizar nosso site
- Quais dados coletamos e o que fazemos com eles;
- Seus direitos em relação aos seus dados pessoais; e
- Como entrar em contato conosco.
1. Dados que coletamos e motivos da coleta
Nosso site coleta e utiliza alguns dados pessoais de nossos usuários, de acordo com o disposto nesta seção.
1.1. Dados pessoais fornecidos expressamente pelo usuário
Nós coletamos os seguintes dados pessoais que nossos usuários nos fornecem expressamente ao utilizar nosso site:
Nome
E-mail
Telefone
A coleta destes dados ocorre nos seguintes momentos:
Solicitação de Contato
Solicitação de Orçamentos
Os dados fornecidos por nossos usuários são coletados com as seguintes finalidades:
Para retornar o contato ao usuário que solicitou, seja para orçamento, duvidas ou suporte
1.2. Dados pessoais obtidos de outras formas
Nós coletamos os seguintes dados pessoais de nossos usuários:
Dados de localização, navegador, dispositivo de acesso, sistema operacional, faixa etária, sexo, através do Google Analytics e Google Ads
A coleta destes dados ocorre nos seguintes momentos:
Ao acessar o site e navegar nas páginas
Estes dados são coletados com as seguintes finalidades:
Melhorar a experiência do usuário ao navegar em nosso site
1.3. Dados sensíveis
Não serão coletados dados sensíveis de nossos usuários, assim entendidos aqueles definidos nos arts. 11 e seguintes da Lei de Proteção de Dados Pessoais. Assim, não haverá coleta de dados sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
1.4. Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários.
Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.
a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiro e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.
b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies
Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac
Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt
Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam
Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/
A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.
1.5. Coleta de dados não previstos expressamente
Eventualmente, outros tipos de dados não previstos expressamente nesta Política de Privacidade poderão ser coletados, desde que sejam fornecidos com o consentimento do usuário, ou, ainda, que a coleta seja permitida com fundamento em outra base legal prevista em lei.
Em qualquer caso, a coleta de dados e as atividades de tratamento dela decorrentes serão informadas aos usuários do site.
2. Compartilhamento de dados pessoais com terceiros
Nós não compartilhamos seus dados pessoais com terceiros. Apesar disso, é possível que o façamos para cumprir alguma determinação legal ou regulatória, ou, ainda, para cumprir alguma ordem expedida por autoridade pública.
3. Por quanto tempo seus dados pessoais serão armazenados
Os dados pessoais coletados pelo site são armazenados e utilizados por período de tempo que corresponda ao necessário para atingir as finalidades elencadas neste documento e que considere os direitos de seus titulares, os direitos do controlador do site e as disposições legais ou regulatórias aplicáveis.
Uma vez expirados os períodos de armazenamento dos dados pessoais, eles são removidos de nossas bases de dados ou anonimizados, salvo nos casos em que houver a possibilidade ou a necessidade de armazenamento em virtude de disposição legal ou regulatória.
4. Bases legais para o tratamento de dados pessoais
Uma base legal para o tratamento de dados pessoais nada mais é que um fundamento jurídico, previsto em lei, que justifica o justifica. Assim, cada operação de tratamento de dados pessoais precisa ter uma base legal a ela correspondente.
Nós tratamos os dados pessoais de nossos usuários nas seguintes hipóteses:
- mediante o consentimento do titular dos dados pessoais
- para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
4.1. Consentimento
Determinadas operações de tratamento de dados pessoais realizadas em nosso site dependerão da prévia concordância do usuário, que deverá manifestá-la de forma livre, informada e inequívoca.
O usuário poderá revogar seu consentimento a qualquer momento, sendo que, não havendo hipótese legal que permita ou que demande o armazenamento dos dados, os dados fornecidos mediante consentimento serão excluídos.
Além disso, se desejar, o usuário poderá não concordar com alguma operação de tratamento de dados pessoais baseada no consentimento. Nestes casos, porém, é possível que não possa utilizar alguma funcionalidade do site que dependa daquela operação. As consequências da falta de consentimento para uma atividade específica são informadas previamente ao tratamento.
4.2. Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
Algumas operações de tratamento de dados pessoais, sobretudo o armazenamento de dados, serão realizadas para que possamos cumprir obrigações previstas em lei ou em outras disposições normativas aplicáveis às nossas atividades.
5. Direitos do usuário
O usuário do site possui os seguintes direitos, conferidos pela Lei de Proteção de Dados Pessoais:
- confirmação da existência de tratamento;
- acesso aos dados;
- correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
- anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na lei;
- portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
- eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nos casos previstos em lei;
- informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
- informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
- revogação do consentimento.
É importante destacar que, nos termos da LGPD, não existe um direito de eliminação de dados tratados com fundamento em bases legais distintas do consentimento, a menos que os dados seja desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o previsto na lei.
5.1. Como o titular pode exercer seus direitos
Para garantir que o usuário que pretende exercer seus direitos é, de fato, o titular dos dados pessoais objeto da requisição, poderemos solicitar documentos ou outras informações que possam auxiliar em sua correta identificaçãoo, a fim de resguardar nossos direitos e os direitos de terceiros. Isto somente será feito, porém, se for absolutamente necessário, e o requerente receberá todas as informações relacionadas.
6. Medidas de segurança no tratamento de dados pessoais
Empregamos medidas técnicas e organizativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, extravio ou alteração desses dados.
As medidas que utilizamos levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdades do usuário, e os padrões atualmente empregados no mercado por empresas semelhantes à nossa.
Entre as medidas de segurança adotadas por nós, destacamos as seguintes:
Armazenamento em servidores e computadores criptografados
Ainda que adote tudo o que está ao seu alcance para evitar incidentes de segurança, é possível que ocorra algum problema motivado exclusivamente por um terceiro - como em caso de ataques de hackers ou crackers ou, ainda, em caso de culpa exclusiva do usuário, que ocorre, por exemplo, quando ele mesmo transfere seus dados a terceiro. Assim, embora sejamos, em geral, responsáveis pelos dados pessoais que tratamos, nos eximimos de responsabilidade caso ocorra uma situação excepcional como essas, sobre as quais não temos nenhum tipo de controle.
De qualquer forma, caso ocorra qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para qualquer de nossos usuários, comunicaremos os afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados acerca do ocorrido, em conformidade com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados.
7. Reclamação a uma autoridade de controle
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, os titulares de dados pessoais que se sentirem, de qualquer forma, lesados, podem apresentar reclamação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
8. Alterações nesta política
A presente versão desta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em: 02/12/2020.
Nos reservamos o direito de modificar, a qualquer momento, as presentes normas, especialmente para adaptá-las às eventuais alterações feitas em nosso site, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela supressão ou modificação daquelas já existentes.
Sempre que houver uma modifição, nossos usuários serão notificados acerca da mudança.
9. Como entrar em contato conosco
Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta Política de Privacidade ou sobre os dados pessoais que tratamos, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais, por algum dos canais mencionados abaixo:
E-mail: contato@manutencaoemfoco.com.br
Telefone: (41) 9 9958-6044
Sou almoxarife de uma empresa a 1 ano e temos muitos itens obsoletos, estou fazendo um levantamento desses itens e já temos R$ 522.187,00 em material sem aplicação, o que fazer com este material agora?
Olá meu caro leitor, obrigado pelo comentário. Vamos lá, essa é uma situação que precisa ser resolvida e pode ser feito isso de várias maneiras:
1. O ideal é tentar negociar esses itens ou o maior número deles com fornecedores ou empresas que usam esses materiais agora obsoletos, para isso seria necessário entender quais são esses itens que no caso eu desconheço. Seria uma transação onde deve envolver a área de Suprimentos, as áreas que consumiam esses itens e o Almoxarifado.
2. Se a opção 1 não é viável por qualquer motivo, esses itens deverão sair do estoque de forma gradativa e aos poucos pois seus custos entrarão como despesas ao serem requisitados para zerar o estoque. Logo cada item zerado é cancelado seu cadastro para não gerar pedidos novamente.
3. Uma outra opção seria vender todo esse material (segregar por tipo de material) como sucata para que o prejuízo pudesse ser amenizado.
4. E por fim, dependendo dos itens, fazer uma mescla das opções 1,2 e 3 para eliminar todo esse material do estoque. Isso pode ser feito de forma gradativa e realizado por meio de um planejamento das áreas envolvidas buscando a melhor maneira para que não onere demais as despesas do mês.
Uma coisa é certa, você precisa fazer isso a qualquer momento, não tem saída. Caso precise podemos ajudar a desenvolver um plano para corrigir isso, já passei pela mesma situação e trabalhei com todas essas opções.
Espero ter ajudado, abraço!!
estou com um problema tenho muitas peças automotivas ,já nem sei o que fazer, comecei anunciar em um marketplace para ver se saem, isso desanima, alguma sugestão.
Olá Vania, esse é um problema muito grave nas empresas, a falta de controle sobre sobressalentes. Uma sugestão seria você mapear esses itens por tipo e fornecedores e tentar negociar com eles fazendo a troca por itens que você tenha consumo. Uma outra alternativa seria oferecer para empresas do ramo, isso funciona também. Na realidade você vai ter que se desfazer delas de alguma maneira, não se desespere, faça uma relação, mapeamento por tipo de peças e planejamento das ações de como oferecer esses itens. Pode demorar, mas você consegue!!!
Boa noite, considerando apenas o prazo, qual seria um tempo mínimo aceitável para que um item não estratégico fique em estoque sem movimentação/utilização, por exemplo: um ano, seis meses?,
Olá Silvio, considerando somente o prazo para itens não estratégicos (outros parâmetros deveriam ser considerados), acredito que não devem ultrapassar a 90 dias, passou disso é melhor reconsiderar se devemos ou não ter esse item no estoque. Mas como eu disse, somente o prazo pode levar a equívocos na hora de decidir entre ter ou não ter no estoque esse item. Para isso é importante verificar a rotatividade do item onde temos um cálculo para entender se o item é ou não viável manter em estoque. Veja este artigo no link abaixo que explica bem a sua dúvida.
https://www.manutencaoemfoco.com.br/giro-dos-estoques-manutencao/
Olá! No caso de um material do estoque específico (ex.: peça sobressalente estratégica) NÃO ser obsoleto, mas necessitar de serviços de reparo / conserto devido a condições de armazenamento e/ou ações do tempo, qual a prática contábil/gerencial adequada a ser adotada? Isso seria um custo “normal” de manutenção a ser lançado no resultado? E qual o centro de custo mais adequado? Seria o CC em que seria aplicado o material ou seria no custo do almoxarifado, que é o responsável pela guarda dos materiais?
Olá Saulo, grato pelo questionamento. Já passei por situação do tipo e a solução encontrada pode ter duas vertentes. Contabilmente falando não tem como um item de estoque sair e um reparado voltar para a mesma localização do estoque (não se trata mais de um item novo e contabilmente são valores bem diferentes). O que poderia ser feito contabilmente é criar um item cadastrado como “XYZ reparado”. O valor contábil dele vai representar seu valor de fato, um item reparado de menor valor. Por exemplo: retirei do estoque um servo drive XYZ, valor contábil de estoque R$ 30 mil. O que saiu da máquina você mandou reparar e o custo do mesmo ficou em R$8 mil. Então ele pode voltar para o estoque no item cadastrado como “Servo drive XYZ reparado”. Seriam dois itens distintos no estoque com descrição igual mas sendo diferenciada pelo “reparado”. Nesse caso para não ficar gerando compra automática você pode deixar o “gatilho” de compra em modo manual para os dois itens, ou seja, o item novo saiu do estoque e agora está zerado, a gestão decide se dispara a compra de um novo ou aguarda o retorno do que foi para reparo. Outra solução seria a Manutenção assumir a guarda do item que saiu da máquina e colocar como despesa direta dentro do centro de custo da máquina que foi usado, e deixar o cadastro de item novo também como compra manual se for o caso. O problema nesse caso é que a máquina que usou o item novo vai ter na despesa o valor do novo e quando o outro retornar também “assume” essa despesa. Espero ter ajudado, qualquer coisa pode me retornar, abraço!!