Descrição de Cargos

Luis Cyrino
20 maio 2017
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Descrição de Cargos

Descrição de cargos é algo que alguém pode me perguntar, o que isso tem a ver com a Gestão de pessoal? E posso lhe garantir que tem muita relação com a Gestão de pessoal, veremos no decorrer dessa matéria.

Em primeiro lugar é bom a gente esclarecer algo que confunde muita gente, é as definições de cargos e funções. As vezes as pessoas podem achar que são a mesma coisa, mas não é.

Definição de “Cargos”

Cargo é o nome dado a posição que uma pessoa ocupa dentro de uma empresa. Ou seja, no organograma da empresa temos a descrição dos cargos que compõe o quadro funcional, exemplo: Gerente industrial e Mecânico de Manutenção, são definições de cargos.

Definição de “Funções”

Função é o nome dado ao conjunto de responsabilidades e atividades que estão relacionadas com esse referido cargo. Exemplo: Para o cargo “ Mecânico de Manutenção”, o profissional terá a função de “reparar/consertar máquinas e equipamentos”.

O que vem a ser uma descrição de cargos?

Uma descrição de cargos trata-se de um documento formalizado que contém uma descrição completa das atribuições, responsabilidades e especificações dos requisitos quanto a formação e experiências profissionais de um cargo específico nas empresas em geral.

Essa descrição de cargos deve ser clara, objetiva e descrita de forma simples para que seja entendível e que não deixe dúvida alguma do que se exige para esse cargo específico. Esse documento é a base para uma contratação por parte dos processos de recrutamento e seleção para o departamento de RH da empresa.

Cada descrição de cargo é única, ou seja, as atribuições e tudo que nela contém tratam-se dos requisitos para um cargo específico. Esse tipo de documento deve vez ou outra ser revisado, ou seja, é um processo dinâmico que acompanha as possíveis mudanças internas da empresa quanto aos seus cargos/funções.

Quem elabora a descrição de cargo?

Normalmente podemos atribuir essa responsabilidade para a área de Recursos Humanos, mas por experiência própria posso dizer que não é bem assim. Essa tarefa deve ser compartilhada com o gestor do referido cargo.

Digo isso tranquilamente pois ninguém mais apropriado do que o gestor responsável pelo cargo em questão em saber informações básicas como funções a serem exercidas, principal responsabilidade dentre outras informações.

Uma descrição de cargos deve conter:

Toda descrição de cargos deve conter algumas características comuns em seu formato construtivo, ou seja, uma sequência de informações lógicas que as tornam muito claras. Resumindo, esse documento diz com todas as letras, o que se espera do profissional a ser contratado.

Abaixo vamos elencar um modelo que podemos adotar para essa descrição de cargo lembrando que cada empresa adota o seu modelo, mas que acredito não deve ser muito diferente do que mostraremos a seguir.

Esse documento deve conter basicamente:

  1. Cabeçalho principal:

Informações básicas nesse espaço inicial que podemos elencar como o nome da empresa, nome do cargo, setor referente a esse cargo.

  1. Descrição básica do resultado esperado:

Com base nas principais funções do cargo, nesse espaço podemos descrever quais os principais resultados que se espera desse profissional em específico.

  1. Descrição sumária do cargo:

Aqui nesse espaço são elencadas todas as funções (responsabilidades e atividades) que deverão ser desempenhadas pelo profissional no exercício do seu trabalho no dia a dia.

  1. Descrição da principal responsabilidade:

Esse item vejo que pode ser considerado como uma opção de descrição. Eu vejo como importante descrever de forma sucinta, qual a responsabilidade principal referente ao cargo. Por exemplo: o cargo de “Mecânico de Manutenção” tem muitas funções mas posso dizer que sua principal responsabilidade é consertar/ reparar máquinas e equipamentos com qualidade e no menor tempo possível.

  1. Descrição da formação curricular:

Aqui devemos descrever claramente quais as qualificações do profissional quanto a sua formação ou escolaridade. No caso do nosso cargo de exemplo de Mecânico de Manutenção poderíamos elencar como exigência uma formação técnica na área de mecânica ou mecatrônica.

  1. Descrição da experiência profissional:

Aqui não menos importante, devemos descrever a experiência profissional do profissional requerido, ou seja, serão aceitos candidatos com certo tempo de atuação no cargo em questão. Em certos casos exige-se que essa experiência seja relativa a certos segmentos de negócios.

Nessa descrição de cargos é muito comum inserir a opção de contratação interna para determinados cargos. Para isso são inseridas as exigências específicas nesse caso. Podemos citar como exemplo a exigência desse “candidato” ter um tempo mínimo de casa, seja de determinadas áreas da empresa, ter a formação requerida dentre outras.

Conclusão

A descrição de cargos é um documento essencial para a condução de um processo de recrutamento e seleção. Podemos dizer que ele é a base de uma contratação pois traz as informações extremamente necessárias para a condução desse processo.

Diante dessa premissa, a sua elaboração requer atenção e assertividade elevadas para que ao ser contratado, o profissional atenda a todas as necessidades que o setor contratante precisa no exercício das suas funções. Esse documento com certeza faz parte das responsabilidades da gestão para que se possa formar uma equipe homogênea, principalmente no quesito técnico.

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