Cultura organizacional e sua influência

Luis Cyrino
18 dez 2022
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Cultura organizacional e sua influência

A cultura organizacional é um conjunto de hábitos, comportamentos, valores, práticas e políticas que fazem parte de uma empresa. Esses vários fatores que determinam a cultura organizacional de uma empresa não são determinados de uma hora para outra.

Isso é algo que vai se construindo ao longo do tempo e que passa a fazer parte do dia a dia da empresa. Acredito que isso começa a partir de uma definição que determina algumas diretrizes da rotina da empresa.

E que vai se consolidando e se aperfeiçoando dia após dia numa relação funcionário e a empresa. E tudo isso começa a partir da definição clara e objetiva dos valores e da missão da empresa como um todo e de suas áreas de trabalho.

Podemos enxergar a presença marcante de uma cultura organizacional por vários fatores pessoais, intrínseco nos colaboradores. Fatores como os estilos de liderança da gestão e a dinâmica dentro das equipes de trabalho. E a presença marcante de processos de desenvolvimento e interação entre as áreas de trabalho.

Papel da liderança na cultura organizacional

O fato é que um dos fatores que mais pode influenciar se um negócio é bem-sucedido ou não está ligado a cultura organizacional da empresa. Um dos fatores essenciais para isso é que a cultura organizacional esteja alinhada com as estratégias da empresa.

E para consolidar o sucesso do negócio é que entra o papel fundamental das equipes de liderança. Elas têm a incumbência de disseminar a cultura da empresa e são essenciais para a percepção dos colaboradores.

Os comportamentos dos colaboradores e da liderança precisam estar alinhados e a comunicação deve permanecer aberta entre eles. Isso ajudará a criar uma cultura cada vez mais forte em que os colaboradores são ouvidos e valorizados.

Razões da importância de uma boa cultura na organização

A imagem da empresa, os valores e sua missão precisam estar alinhados com suas necessidades, dos colaboradores e dos clientes em potencial. Para isso é importante se atentar que ter uma boa cultura organizacional significa:

  • Assertividade no recrutamento de novos colaboradores;
  • Processos de integração e comunicação da sua cultura;
  • Retenção de bons profissionais;
  • Engajamento dos colaboradores;
  • Produtividade;
  • Identidade de marca mais forte, e;
  • Desempenho sempre em alta.

A falta de uma boa cultura organizacional

O sucesso ou não de uma empresa sempre está relacionada com algum tipo de cultura organizacional, por mais ineficiente que seja. Não temos como administrar um negócio se não temos alguns parâmetros ou diretrizes para seguir.

São procedimentos e estratégias pré-definidas que devem estar alinhadas ao negócio e seu meio ao qual está inserido. Isso vem de encontro aos seus potenciais clientes, fornecedores, seus colaboradores e a sociedade ao seu redor.

Os problemas mais comuns de uma cultura organizacional falha, está relacionada a alguns fatores, tais como:

  • Comunicação falha;
  • Micro gerenciamento;
  • Falta de sinergia das equipes;
  • Postura falha da liderança;
  • Ausência de incentivos, motivação;
  • Alto índice de rotatividade de colaboradores, etc.

Tipos de cultura nas organizações

Podemos visualizar em qualquer empresa que sempre tem um modelo básico de cultura organizacional, sempre tem. São elas:

Cultura do poder: quando uma ou muito poucas pessoas tem o poder de decidir, um tipo de gerenciamento extremamente centralizado. Acredito que esse tipo de cultura é muito comum em empresas familiares.

Cultura de papéis: quando as responsabilidades estão pré definidas em cargos e não em pessoas. É o caso das empresas que dão ênfase ao organograma onde cada um tem seu papel definido.

Cultura de tarefas: tem uma gestão focada na resolução de problemas, uma vez identificado se realoca os recursos necessários para sua solução. O foco é a performance de acordo com os resultados alcançados.

Cultura de pessoas: o foco aqui está na valorização do talento dos colaboradores na solução de problemas. Empresa e pessoas com foco único e objetivo, alcançar os resultados pretendidos.

A cultura organizacional ideal, existe?

Acredito que uma mescla dos tipos elencados acima faz parte de uma boa cultura organizacional. O importante é que exista uma e bem definida onde todos sejam membros participantes. Uma empresa precisa ser bem organizada, tenha métodos e procedimentos bem definidos onde todos conhecem e seguem.

E que tenha hábitos e comportamentos saudáveis, uma liderança forte e comprometida com os valores e missão da empresa. E que a organização tenha habilidades suficientes de estar sempre se adaptando às inovações de mercado e ao meio no qual está inserida.

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