Como melhorar a produtividade na indústria?
Como melhorar a produtividade na indústria?
O grande e constante desafio dos setores de manufatura é melhorar sua produtividade, com isso aumentar suas margens de lucratividade, certo?
E para fazer isso a receita base sempre é a mesma, fazer mais com menos ou fazer mais com os mesmos recursos, preservando ou elevando a qualidade.
Hoje existem muitas metodologias e ferramentas para buscar essas melhorias, e nessa busca o monitoramento de ativos vem sendo um grande aliado para o alcance desse objetivo.
Como melhorar a produtividade na indústria?
Se fizermos essa pergunta para diversos gestores com certeza teremos muitas e diferentes respostas, e todas farão sentido. O que pode diferenciar essas respostas é o quanto cada solução seria realmente a mais adequada, isso por muitos fatores a considerar.
Uma solução para uma empresa pode não ser a mais adequada para outra e vice versa, é uma questão do segmento e posicionamento de cada uma.
Para entender melhor vãos elencar alguns fatores que podem fazer essa diferença:
- Porte da empresa
- Segmento de atuação
- Nível de automação
- Visão da empresa
- Nível de competitividade do segmento
O fato que a busca pela eficiência na produtividade é uma constante no segmento de manufatura, independentemente de qualquer diferenciação entre elas. E hoje podemos contar com muitas soluções com base em metodologias e ferramentas existentes no mercado. Algumas delas seriam:
- Metodologia TPM;
- Metodologia Lean Manufacturing;
- Software de gestão;
- Sistemas de monitoramento;
- Automação – Indústria 4.0, dentre outras.
A alta competitividade exige soluções inovadoras
As empresas em geral já se alertaram que o nível competitivo em seus segmentos só cresce na busca de conquistar e/ou manter seus clientes. Uma das soluções muito usadas por muitos, é o uso dos conceitos da Indústria 4.0 com foco na automação dos seus processos produtivos.
E ultimamente um grande aliado sendo incorporado nessa solução, tem a tecnologia em campo com os sistemas de monitoramento em tempo real (RTLS). Em específico esse monitoramento trata dos ativos da empresa onde podemos monitorar suas condições de uso e performance.
Uma forma de se antecipar a quaisquer problemas que podem afetar a produtividade da planta. São insights em tempo real que elevam o nível na tomada de decisão, de forma rápida e assertiva.
E para elevar o nível de competitividade, esse monitoramento de ativos agora vem acompanhado de soluções onde monitorar os colaboradores também estão fazendo uma enorme diferença.
Isso porque elevamos a segurança na planta e do mesmo modo ao monitorar ativos, monitorar os colaboradores ajuda sobremaneira na produtividade, alocando esses recursos onde se faz mais necessário. Além é claro, de manter um nível elevado na segurança das pessoas, quanto dos ativos da planta.
Produtividade tem a ver com ativos e pessoas
Como sempre enfatizo, de nada adianta ter as melhores máquinas e equipamentos, ótimos processos e não se investe na sua equipe de colaboradores.
E uma das coisas que mais trazem o engajamento dos colaboradores, é ter um ambiente seguro de trabalho, além de outros fatores é claro.
E nas empresas de grande porte onde temos plantas bem grandes e muitas delas com certo grau de risco, o monitoramento online dos colaboradores é um grande diferencial.
Portanto podemos afirmar que os sistemas de monitoramento RTLS são essenciais nas empresas, principalmente naquelas que se aperfeiçoaram com os conceitos da Indústria 4.0.
O elevado nível de automação de máquinas e equipamentos deve inserir o monitoramento em tempo real, tanto de seus ativos como de seus colaboradores.
Ter todas essas informações online traz ganhos expressivos pois garantem tomada de decisão assertiva corroborando com a segurança e alocação de recursos de forma eficiente.
Entenda como a Trackfy tem inovado nesse segmento de monitoramento, confira no link abaixo:
https://trackfyapp.com.br/#sobre
Perda de produtividade por conta de segurança ineficaz
Um dos grandes problemas que afetam a produtividade com certeza são os afastamentos do trabalho por conta de acidentes e doenças ocupacionais. Segundo a ANMT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho, em 2021 tivemos um aumento de acidentes do trabalho em mais de 15% em relação a 2020.
E um dado muito triste é um aumento de quase 20% em 2021 nas mortes registradas por acidentes no trabalho, isso em relação a 2020. Isso reflete um aumento significativo nos afastamentos do trabalho por conta dessas condições de acidentes, o que reflete diretamente na produtividade.
Por conta desses dados, a importância do monitoramento de colaboradores tem ganho grande relevância em muitas empresas onde os riscos são maiores. É o uso da tecnologia em prol da segurança, o que corrobora grandemente para elevar a confiança dos colaboradores em suas atividades.
Indústria brasileira investindo em sistemas RTLS
A eficiência operacional, segurança e gestão de custos têm assumido um papel essencial na busca de um ambiente de negócios mais competitivo na indústria brasileira.
E sistemas de monitoramento como o RTLS – Real-Time Location System, é uma tecnologia que está trazendo enormes ganhos de produtividade, redução de custos e maiores níveis de segurança de ativos e dos colaboradores.
A Trackfy está inovando o mercado de monitoramento com suas soluções inovadoras, presentes em grandes empresas brasileiras, confira:
https://trackfyapp.com.br/#cases
Conclusão
Grandes indústrias brasileiras estão aderindo a este recurso tecnológico para monitorar condições em seus ambientes de trabalho. Monitorar condições como ruído, temperatura, vazamento de gases, posicionamento de equipamentos móveis e colaboradores trazem maior segurança e eficiência operacional.
E na Trackfy os esforços são contínuos para trazer soluções inovadoras nesse campo de monitoramento. Empresas de grande porte já estão sendo beneficiadas com essas soluções trazendo ganhos de produtividade e elevado nível de segurança de seus colaboradores.
Conheça um pouco mais como a Trackfy pode ajudar sua empresa, faça contato pelo link abaixo: