Bluetooth Low Energy – BLE em sistemas RTLS

Luis Cyrino
2 dez 2024
0
78

Bluetooth Low Energy – BLE em sistemas RTLS

Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance e embora já exista há duas décadas, sua versão mais recente, Bluetooth Low Energy (BLE), está transformando a geolocalização em sistemas RTLS.

Isso porque os sistemas de localização em tempo real (RTLS) se tornaram a base para aplicativos que aumentam a eficiência, produtividade e segurança na indústria.

A capacidade de localizar e rastrear ativos e pessoas com precisão permite que os processos sejam otimizados e ajuda os colaboradores a se concentrarem em atividades que trazem mais valor para a organização.

Essa percepção de como objetos físicos se movem, tornou sistemas RTLS extremamente relevantes para atingir uma alta eficiência operacional em grandes ambientes.

Obter o máximo de eficiência em ambientes de negócios, traz a necessidade de uma infraestrutura conectada com as novas tecnologias disponíveis de localização. E com a tecnologia Bluetooth Low Energy – BLE, temos recursos inovadores para rastreamento de ativos com melhor custo/benefício de outros padrões.

Um dos principais motivos para o enorme sucesso da tecnologia Bluetooth é sua flexibilidade para o desenvolvimento de novos sistemas, como o RTLS. A tecnologia Bluetooth fornece aos desenvolvedores soluções full-stack e adequadas para atender às necessidades crescentes de conectividade sem fio.

O Bluetooth Low Energy – BLE em sistemas RTLS

A importância de qualquer sistema RTLS está nos dados que ele consegue transferir ou coletar. Os sistemas mais básicos (como aqueles baseados em NFC) simplesmente registram quando um ativo passa por um local.

A tecnologia Bluetooth usadas em Real-Time Location Systems (RTLS) corroboram significativamente para as empresas aumentarem a visibilidade de seus ativos, colaboradores e recursos.

Conheça a Trackfy, startup que usa essa tecnologia BLE em seus dispositivos de geolocalização.

Embora inicialmente conhecido por seus recursos de comunicação de dispositivos, o Bluetooth Low Energy agora também é amplamente usado como uma tecnologia de posicionamento de dispositivos.

Essa tecnologia surge para atender à crescente demanda por monitoramento em tempo real de ativos e pessoas, oferecendo localização interna de alta precisão. O BLE agora inclui recursos que permitem que um dispositivo determine a presença, distância e direção de outro dispositivo.

Bluetooth Low Energy (BLE), está transformando a geolocalização, uma tecnologia que torna possível que uma ampla gama de pequenos dispositivos IoT, como sensores e Tags, se comuniquem.

Os benefícios de usar BLE para geolocalização

A tecnologia BLE usa muito pouca energia em comparação com outras tecnologias sem fio e pode operar por longos períodos de tempo com única carga de bateria. A grande economia de energia do BLE torna a tecnologia ideal para uso em gerenciamento de grandes ambientes como setores de logística e canteiro de obras.

À medida que a tecnologia continua a evoluir, é possível ampliar seus recursos de geolocalização no gerenciamento de vários outros ambientes. Setores como o de óleo e gás por exemplo onde existem muitos riscos de segurança de ativos e colaboradores.

Diferenças entre Bluetooth tradicional e o BLE

A tecnologia BLE usa cerca de 10% da energia que dispositivos tradicionais Bluetooth usam. O Bluetooth Low Energy – BLE consegue esse baixo consumo porque pode ficar constantemente em “modo de espera” até que uma conexão seja iniciada.

Se dispositivos precisam de um alcance mais estendido para operar, deve ser usado Bluetooth, já a tecnologia BLE deve ser usado se eles precisam funcionar por períodos mais longos, e em distâncias mais curtas.

Outra diferença entre eles é que dispositivos que usam a tecnologia BLE podem se conectar com um número maior de outros dispositivos, comparado ao Bluetooth tradicional.

Bluetooth Low Energy – BLE Gateways (PORTAIS)

Uma forma alternativa para localizar um dispositivo que usa a tecnologia BLE é trabalhar com BLE gateways. Gateways (portais) são instalados em locais fixos e agem como um marcador de localização. Esses dispositivos são usados ​​para localizar dispositivos de rastreamento que não estão conectados à Internet.

O dispositivo de rastreamento transmite um sinal BLE que é recebido pelo gateway. O gateway encaminhará o identificador exclusivo do dispositivo transmissor para a nuvem, permitindo que ele seja localizado.

E para atender aos diversos tipos de aplicações, o Bluetooth Low Energy foi desenvolvido para suportar três principais estruturas de comunicação entre dispositivos:

  • Ponto a ponto: comunicação entre dois dispositivos, uma forma de comunicação que não necessita de um servidor central para intermediar a troca de informações.
  • Broadcast: método no qual um aparelho se comunica com vários dispositivos ao mesmo tempo, como um sistema que rastreia lotes de produtos em um estoque por meio de BLE beacons (dispositivos de localização);
  • Mesh: é uma arquitetura de rede em que cada dispositivo conectado é capaz de se comunicar diretamente com qualquer outro dispositivo na rede. Isso significa que não há um ponto central de acesso, forma-se uma rede de conexões entre os dispositivos, formando uma malha. Essa é uma abordagem útil para sistemas de monitoramento ou rastreamento.

Conclusão

A tecnologia Bluetooth Low Energy – BLE tem se mostrado extremamente útil quando o tema é geolocalização e traz consigo muitas vantagens na sua utilização. Uma das principais vantagens é o consumo extremamente baixo de energia, podem funcionar por meses ou até anos com uma única bateria.

Outro ponto a destacar é sua fácil implementação, seu baixo custo e ser compatível com a maioria dos dispositivos modernos. E muito importante, o Bluetooth Low Energy possui recursos de segurança robustos para proteger os dados transmitidos entre dispositivos.

E todas as vantagens dessa tecnologia está presente nas soluções oferecidas pela Trackfy, entre em contato no link abaixo e entenda como sua empresa pode se beneficiar com isso:

https://trackfyapp.com.br/#contato

 

Fonte bibliográfica:

https://kontakt.io/blog/what-is-bluetooth-rtls/

https://www.bluetooth.com/learn-about-bluetooth/tech-overview/

https://www.sensolus.com/how-does-bluetooth-low-energy-ble-work/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *