TBN e TAN do óleo lubrificante

Luis Cyrino
27 abr 2023
0
4276

TBN e TAN do óleo lubrificante

Dentre várias propriedades físicas que encontramos nos óleos lubrificantes, temos entre elas as siglas TBN e TAN, ou simplesmente BN e AN.

A determinação do número total de ácidos (TAN) e do número base total (TBN) de produtos petrolíferos é crucial para o controle de qualidade na indústria do petróleo.

Esses parâmetros fornecem informações valiosas sobre a degradação do petróleo (envelhecimento do óleo), bem como as propriedades de aumento da corrosão e capacidade tampão alcalina do material.

As normas ASTM D 664 e ASTM D 2896 descrevem esses dois métodos para a determinação de TAN e TBN. Isso é realizado com base na titulação potenciométrica dos constituintes ácidos e básicos, respectivamente.

E para entender o que isso significa, vamos mostrar a seguir seus significados e o que isso tem a ver com o óleo lubrificante automotivo.

TAN: Número de Acidez Total, é um ensaio que determina a propriedade associada aos lubrificantes e avalia a quantidade de compostos ácidos presentes no óleo lubrificante, normalmente oriundos da oxidação.

O número de ácido total TAN é a quantidade de base, expressa em miligramas de hidróxido de potássio, necessária para neutralizar todos os constituintes ácidos em 1 g de amostra.

TBN: Número de Basicidade Total, é um ensaio que determina o nível de reserva de alcalinidade disponível para ácidos neutralizantes formados durante o processo de combustão.

É uma medida de basicidade expressa em termos do número de miligramas de hidróxido de potássio por grama de amostra de óleo (mg KOH/g). TBN é uma medida importante em produtos petrolíferos, e o valor varia dependendo de sua aplicação.

Relação entre TBN e TAN

Em todo o motor, no processo de uso se queima combustível e com isso temos alguma reação adversa com o oxigênio, o que chamamos de oxidação. Esta é uma reação em cadeia que não pode ser evitada sendo acelerada em ambientes quentes e ricos em oxigênio, como uma câmara de combustão.

A oxidação leva à formação de ácidos prejudiciais ao desempenho do óleo lubrificante. Um dos principais elementos que levam à formação de ácidos é a presença de enxofre no combustível, ou seja, quanto mais enxofre, mais ácidos. E para neutralizar esse ácido, é necessário aumentar o valor do número base, sua alcalinidade.

O TBN é uma característica importante do óleo, pois representa a reserva alcalina do mesmo. Um componente utilizado para neutralizar os ácidos fortes que se formam durante a combustão e/ou oxidação do óleo.

Além disso, está comprovado que o valor do TBN pode influir diretamente no comportamento do motor. Altos valores de TBN podem levar a um menor desgaste dos anéis de segmento, camisas do cilindro, além de menores depósitos de verniz nas partes críticas do motor.

Deve-se lembrar que, quando o TBN de um óleo lubrificante se aproxima de zero, a sua reserva alcalina se esgotou e que a partir deste momento a sua tendência é tornar-se ácido. Um baixo TBN também pode reduzir as propriedades do detergente de um óleo, podendo levar à incrustação dentro do cárter.

Os óleos lubrificantes são continuamente expostos a compostos ácidos que o tornam mais ácido. Para combater este problema, os fabricantes de lubrificantes acrescentam ao óleo um nível de alcalinidade reserva.

A ideia básica ao se fazer isso é tentar eliminar qualquer acidez que se forma no óleo durante seu uso. O nível de TBN encontrado no óleo vai nos dizer se está tendo eficácia o combate contra quaisquer ácidos formados durante o processo de combustão.

Tempo como inimigo do óleo lubrificante

O TAN aumentará com o tempo inevitavelmente, e conforme as bases forem usadas, o TBN diminuirá. Quando o TAN for maior que o TBN, é hora de trocar o óleo.

Caso houver mais enxofre no combustível, o TAN aumentará mais rápido e as bases se esgotarão em um ritmo mais rápido. Assim, a troca de óleo deverá ocorrer mais cedo.

Veja mais sobre ÓLEO LUBRIFICANTE

Conclusão

Sabemos que numa regra geral, não precisamos nos preocupar com isso, desde que respeitemos as trocas regulares do óleo do motor. Na realidade esses ensaios de TBN e TAN são utilizados quando se pretende estender o uso do óleo lubrificante.

Normalmente isso pode acontecer em equipamentos industriais ou outros em especial onde a quantidade do óleo lubrificante é elevada e com isso pode -se melhorar suas propriedades com base nesses ensaios.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *