Zero Defeito em processos industriais
Zero Defeito em processos industriais
Zero Defeito é uma filosofia colaborativa dentro de uma organização, em que todos trabalham juntos em direção ao objetivo ideal, sem defeitos de qualidade.
E sabemos que os defeitos de qualidade têm custos significativos associados a eles – dinheiro, tempo, recursos e perda de reputação. Isso afeta diretamente e negativamente a relação fornecedor – cliente.
Essa filosofia não é buscar a perfeição, trata-se de mudar a perspectiva no ambiente fabril. A exigência aqui é reconhecer o alto custo dos problemas de qualidade e buscar a melhoria continuada dos processos. Um trabalho proativo para identificar e solucionar as falhas em seus sistemas e processos, que estão favorecendo a ocorrência de defeitos.
Surgimento do conceito sobre “Zero defeito”
Philip Crosby contribuiu grandemente para a Gestão da Qualidade com base em suas teorias e experiência no ramo. Um dos seus principais pensamentos é que a Gestão da Qualidade deve ser idealizada desde a alta direção. Isso porque essencialmente as ações estratégicas provém deste nível hierárquico.
Zero Defeito, é um termo usado por Philip Crosby em “Absolutes of Quality Management”. Na época essa teoria emergiu como um conceito popular e altamente considerado no gerenciamento da qualidade. É como uma estratégia da alta administração para eliminar defeitos na produção industrial. Esse conceito alcançou uma breve popularidade na indústria americana de 1964 até o início dos anos 1970.
Os contrários da teoria “Zero defeito”
Como tudo que é novo, essa ideia também enfrentou algumas críticas, com o argumento que um estado de zero defeito é impossível. E outra crítica é a quantidade de esforço necessária para verificar o desempenho de cada colaborador em uma organização.
Na realidade são fortes argumentos, mas a ideia central do “zero defeito” no gerenciamento de qualidade não significa perfeição. Ela está relacionada ao estado em que todo desperdício pode e deve ser eliminado, isso é possível.
E que sempre se deve buscar fazer certo da primeira vez por meio de aprendizado (treinamentos e procedimentos). Assim os defeitos podem ser reduzidos e alcançar melhores padrões de qualidade, seja em projetos ou em processos produtivos.
O que quer dizer zero defeito?
Zero defeito é uma mentalidade que enfatiza a importância de acertar na primeira vez. Visa eliminar defeitos, melhorar a qualidade do produto ou serviço e reduzir os custos associados ao desperdício.
O conceito de zero defeito deve ser visto como uma busca pela perfeição para melhorar a qualidade de um processo ou fabricação. A perfeição pode não ser algo possível, mas sua busca incessante proporcionará melhoria da qualidade.
Zero defeito: a teoria e a implementação
O foco nessa busca em eliminar defeitos vai garantir que não haja desperdício em um projeto ou processo produtivo. Tudo o que é improdutivo e não agrega valor a um projeto ou processo deve ser eliminado. Comum a essa teoria é o conceito de “fazer certo da primeira vez”, evitando assim o retrabalho. O retrabalho é o pior cenário dentro de um processo produtivo, gera maiores custos e perdas de tempo, situações não esperadas.
Com as inovações atuais, como a Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, essas tecnologias ajudam sobremaneira as empresas. Intensificam a melhoria da qualidade de seus produtos, ao mesmo tempo que reduzem drasticamente os defeitos.
Essa implementação pode ser dividida em duas fases:
- Detecção: As partes responsáveis testam e analisam os defeitos e, se possível, reparam as falhas. Em termos mais simples, procure o que está errado e corrija.
- Prevenção: Investigar possíveis variações de processo, como melhora-los e eliminar quaisquer desvios não intencionais. Em outras palavras, estude como as coisas são feitas, como elas podem dar errado e tente evitar problemas fazendo mudanças.
Absolutos da Gestão da Qualidade segundo Crosby
De acordo com Philip Crosby, existem quatro absolutos:
- “A definição de qualidade é a conformidade com os requisitos”
- “O sistema de qualidade é a prevenção”
- “O padrão de desempenho é Zero Defeitos”
- “A medida da qualidade é o preço da não conformidade”
Zero defeito na Manutenção
Se tem um local onde podemos aplicar esses conceitos é na área de serviços da manutenção de uma empresa. Fazer isso usando os argumentos base do conceito onde devemos eliminar os desperdícios e fazer certo da primeira vez. E como podemos fazer isso?
Desperdícios na manutenção: os desperdícios são comuns e devemos fazer um constante mapeamento dos métodos e processos de trabalho. Acredito que um dos maiores desperdícios que podemos encontrar na Manutenção é a perda de tempo.
Isso por falta de agilidade de informações sobre as atividades a serem realizadas no dia a dia. Outro desperdício diz respeito a falta de ferramental adequado, sempre tendo que improvisar o que acarreta problemas de qualidade do serviço e perda de tempo. E claro muitos outros problemas de desperdício que podem ser detectados, por isso a importância de realizar esse mapeamento.
Fazendo certo da primeira vez: talvez o maior problema de todas as áreas dentro de uma empresa, não fazer certo da primeira vez. O retrabalho é certamente um grave problema que precisa ser eliminado, mas como? Na Manutenção isso acontece por inúmeros motivos:
- Falta de habilidades;
- Ausência de treinamentos de reciclagem;
- Excesso de trabalho por falta de pessoal;
- Qualidade deficiente de materiais (peças, componentes, insumos, etc.);
- Falta de procedimentos e/ou instrução de trabalho, etc.
E para resolver todas essas dificuldades é necessário começar com uma gestão eficiente, focado em suprir a equipe dos recursos necessários.
Conclusão
Entendo que o conceito do “Zero defeito” é uma excelente forma de nos provocar a buscar sempre a perfeição no que fazemos. Independentemente de sabermos que perfeição é algo raro de conseguir ou até mesmo impossível.
O que acredito é que sempre podemos melhorar em algo, surgem sempre coisas novas e tecnologias avançadas. Tudo está em constante mudança, se inovando e precisamos tirar o melhor proveito disso, e como?
Se atualizando e buscando sempre focar a gestão numa melhoria continuada, mapeando sempre nossos métodos e processos de trabalho.