Estrutura Organizacional da Manutenção
Estrutura Organizacional da Manutenção
Estrutura Organizacional – Num contexto mais amplo, sabemos que as organizações necessitam nos dias de hoje ser flexíveis para aumentar sua competitividade. Para isso necessitam ter uma estrutura que atenda suas necessidades e que suas decisões fluam numa velocidade para mantê-las competitivas.
Para isso as empresas têm sua organização baseadas numa estrutura organizacional que melhor atendam às suas necessidades por tipo de negócios.
Conceito
Uma estrutura organizacional é o método que uma organização emprega para definição das linhas de comunicação, políticas, autoridade e responsabilidades.
Essa estrutura determina a extensão e a natureza de como a liderança é disseminada por toda a organização, bem como o método pelo qual a informação flui. As organizações geralmente adaptam dois modelos básicos de estrutura organizacional:
Estrutura Organizacional plana ou horizontal
Uma organização com estrutura organizacional plana refere-se a um modelo com poucos ou nenhum nível de gerenciamento entre os gerentes e os funcionários. A organização plana supervisiona menos os funcionários enquanto promove seu maior envolvimento no processo de tomada de decisão.
Estrutura Organizacional hierárquica ou pirâmide
Uma organização hierárquica segue o layout no formato de uma pirâmide onde todos os funcionários, exceto um, geralmente o CEO, estão subordinados a outra pessoa. O layout consiste em vários departamentos que descem para a base de funcionários em nível de equipe, que ficam na base da pirâmide.
Tipos de Estrutura
Os resultados de uma empresa estão intimamente ligados com o seu nível de organização. Baseado no formato mais comum, o da estrutura hierárquica, uma Organização pode estar estruturada, basicamente, de três maneiras:
- Por Projeto, onde cada projeto tem uma estrutura, e pode haver um recurso se reportando ao chefe do projeto A e ao chefe do projeto B,
- Funcional, com a linha de reporte tradicional, e;
- Matricial, onde coexiste um misto das duas anteriores.
Organização Industrial
Para efeitos do nosso entendimento sobre o segmento industrial, vamos ver aqui o tipo de estrutura funcional clássica, em que a gestão empresarial está fundamentada, basicamente, em quatro áreas distintas:
- Industrial,
- Comercial,
- Administrativa e
- Financeira
Segue abaixo um modelo de estrutura organizacional funcional com os seus respectivos processos principais.
Área Industrial
A gestão industrial, por sua vez, está fundamentada na administração de diversas áreas que podem ser: Produção, Qualidade, Logística, Engenharia/Manutenção e Compras.
A Manutenção tem sob sua responsabilidade os processos de manutenção predial (conservação de instalações, prédios, ar condicionado, etc.) e os processos de manutenção industrial (equipamentos, máquinas, linhas de produção, área de Utilidades, etc.)
Estrutura Organizacional da Manutenção
A estrutura organizacional da Manutenção pode ter duas vertentes que se aplicam hoje em dia nas empresas, a Manutenção centralizada ou a descentralizada. Acredito que a mais comum seja a estrutura da manutenção centralizada onde a mesma tem seu próprio setor e atende toda a planta fabril.
Como dito anteriormente, podemos ter uma estrutura descentralizada e ainda uma outra mista onde tem uma Manutenção central e outra com profissionais de manutenção dedicados nas áreas de produção.
Não necessariamente esses modelos são uma regra, as empresas hoje em dia buscam a versatilidade em suas estruturas para atender as suas necessidades.
Estrutura centralizada
A estrutura centralizada é aquela onde a área de manutenção é única e atende a todos as outras áreas da empresa em suas necessidades de manutenção. Normalmente esse modelo é utilizado onde temos algumas características da empresa como:
- Planta fabril de médio e pequeno porte;
- Menor Efetivo de profissionais da Manutenção;
- Menor número de máquinas e equipamentos.
Estrutura descentralizada
Nesse tipo de estrutura podemos incluir aqui as grandes empresas onde existem várias áreas de manutenção para atender setores específicos (produtivos normalmente) e as outras áreas tem uma Manutenção específica para atendimento comum.
Nesses casos é comum ter esse setor de Manutenção único para atender a toda a planta fabril, mas para serviços específicos como usinagem, soldas, grandes reformas, entre outros tipos de serviços. Esse tipo de estrutura é para empresas com as seguintes características:
- Grandes distâncias entre as áreas produtivas;
- Planta fabril de grande porte;
- Alto número necessário de profissionais
Estrutura mista
Não é difícil aqui entender o que é uma estrutura mista, ou seja, é uma mescla das duas versões anteriores. Ou seja, tem áreas que tem a sua própria Manutenção e outras que dependem de uma Manutenção centralizada.
E todos os métodos e processos são padronizados por uma área de Engenharia, portanto centralizadas num único setor. Algumas características que podemos atribuir a esse modelo de estrutura são:
- Planta fabril de médio e grande porte;
- Grande diversidade de linhas de produção;
- Necessidade de profissionais especialistas.
Estrutura quanto aos cargos na Manutenção
Quando falamos na estrutura organizacional da Manutenção quanto aos cargos e sua hierarquia, as diferenças nessas estruturas são muito grandes.
Isso porque cada empresa define o melhor formato e isso varia dependendo do porte, segmento e outras características que influenciam nessa decisão. Abaixo um modelo de estrutura funcional da Manutenção.
Podemos entender então que o modelo de estrutura organizacional para a Manutenção tem muitas vertentes. A questão em si é a empresa definir a que melhor se encaixa com as suas necessidades de negócio.
O importante é que para todos os tipos sempre teremos as mesmas necessidades de uma gestão assertiva e profissionais com qualificação e capacitação suficientes para atender às suas demandas.