Óleo automotivo e sua classificação

Luis Cyrino
28 jan 2018
12
49264

Óleo automotivo e sua classificação

Óleo automotivo – Para facilitar a escolha do lubrificante correto para os veículos automotivos, existem várias as classificações, sendo as principais SAE e API.

E essa classificação para óleo automotivo existe para facilitar a sua escolha adequada. Você já se deparou com aquela situação onde precisou de óleo automotivo para o motor ou caixa de transmissão para o veículo da sua frota e se deparou com aquela dúvida: “o que significam algumas siglas, letras e números na descrição das embalagens dos óleos ou como eu devo fazer para escolher o óleo certo? ”

Quais são essas classificações?

Os lubrificantes automotivos foram classificados por órgãos internacionais e pelas montadoras de acordo com sua viscosidade e com sua aplicabilidade. As classificações mais utilizadas pela indústria automobilística são as seguintes:

SAE (Society Automotive of Engineers) quanto a viscosidade dos óleos, e;

API (American Petroleum Institute) quanto a sua aplicabilidade.

Classificação SAE

Estabelecida pela SAE – Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, faz a classificação dos óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número.

Nessa classificação, há basicamente dois grupos: óleo monoviscoso (por exemplo, “óleo 30″ ou “óleo 30w “) e óleo multiviscoso (por exemplo “óleo 10w30″). Os óleos do tipo monoviscoso são pouco utilizados em carros hoje em dia, isso devido à maior capacidade dos óleos do tipo multiviscosos (combinação entre um e outro tipo), de apresentarem menor variação da sua viscosidade quando se varia a temperatura.

Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:

Óleo de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;

Óleo de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;

Óleo multiviscoso (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.

Observação: na descrição “óleo SAE 20W-40” por exemplo, a letra “W” do termo 20W vem da palavra em inglês “winter“, que significa inverno, depois dele o número seguinte (40) faz referência para óleo de verão, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, isso para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade do lubrificante.

Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.

Esse é o tipo utilizado por exemplo, aqui no Brasil, o óleo multiviscoso que se comporta adequadamente tanto para as baixas como as altas temperaturas ambientes.

Para você meu caro leitor entender melhor o que acabamos de descrever sobre a classificação SAE, veja a figura abaixo:

 Classificação API

Classificação desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos, baseia-se na especificação dos níveis de desempenho dos óleos lubrificantes. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o nível de desempenho.

Quanto a primeira letra, essa classificação API divide os óleos de motor em duas categorias:

  • Para motores a combustão interna, que utilizam velas para gerar a combustão, devem ser lubrificados pelos óleos API “S” (service).
  • Para motores a diesel (com combustão “espontânea”), devem ser lubrificados pelos óleos API “C” (comercial).

Quanto a segunda letra, essa classificação API se caracteriza da seguinte maneira:

O nível de desempenho do lubrificante é melhor de acordo com a sequência alfabética da segunda letra depois da letra “S ou C”. Por exemplo: a classificação API S J é inferior à classificação API S L que por sua vez é inferior à classificação API S M até a letra N que é a mais alta em desempenho nos dias atuais. Vejam na figura abaixo a evolução desses níveis de desempenho.

Temos também outra classificação para os óleos lubrificantes para engrenagens, são os API GL, onde “GL” indica Gear lubrificant (lubrificante de engrenagens, em inglês).

Outras siglas para classificação do óleo automotivo

ACEA (Associação Europeia de Fabricantes Automotivos): Classificação europeia para as diferentes aplicações dos óleos de motor descritas através de letras.

JASO (Japanese Automobile Standards Organization): Qualifica o desempenho dos lubrificantes para motores de motocicletas 4T em relação às características friccionais do óleo no sistema de transmissão.

Conclusão

Lembrando que a lubrificação requer um plano realmente eficaz e que contemple todos os pontos dos ativos. Uma lubrificação deficiente ou com lubrificante inadequado com certeza vai gerar um grande problema.

Temos outras características importantes para que a lubrificação seja realmente eficiente. Podemos citar como exemplo o seu acondicionamento correto, as quantidades adequadas, entre outras.

O Manutenção em foco tem em seu portfólio, treinamentos voltados para a área de lubrificação. Podemos também fazer uma consultoria e assessoria para a solução de problemas voltados na área de manutenção em geral.

Consulte nossos serviços e entre em contato, podemos lhe fazer uma visita técnica sem compromisso. Confira no link abaixo.

https://www.manutencaoemfoco.com.br/servicos/

 

Fonte:

http://www.potencialpetroleo.com.br/

Comentários

12 respostas para “Óleo automotivo e sua classificação”

  1. Rafael taufer Machado disse:

    Olá blz , tenho um 1.0mi 8v ano 98 ele está com 195,00km,estou usando o óleo Castrol magnet 10w40 ,só q o api é em e o recomendo e o sj não tem problema eu usar o api em.

    • Luis Cyrino disse:

      Você quis dizer API-SM? Se sim não tem problema pois deve-se considerar sempre a última letra de forma crescente conforme o nosso alfabeto, ou seja, o manual pede SJ e quero usar o SM tudo bem porque o M no alfabeto vem depois do J.

  2. Gilson Delgado disse:

    Boa noite. No manual do meu carro pede API-SM ou SN, e, por engano eu coloquei SL, eu posso rodar esses 10.000 km com o SL e corrigir isso na próxima troca (sempre troco óleo e filtro) ?

    • Luis Cyrino disse:

      Gilson boa noite e grato pelo questionamento. Segundo a classificação API (American Petroleum Institute), a última letra significa a versão mais recente do óleo conforme o alfabeto começando de A, ou seja, um óleo de versão S”N” é mais nova do que a versão S”L” como no caso que você está expondo. Isso não quer dizer que o óleo SL não pode ser usado, o óleo SM ou SN no caso é uma versão de óleo de maior desempenho em relação a versão SL.

  3. Gilson Delgado disse:

    Luis, parabéns pelo site e obrigado pelo esclarecimento.

  4. maykol disse:

    Ñ necessariamente um óleo 20w40 é mais viscoso que um 5w40, muito superficial dizer algo assim. Pesquisem um vídeo recente chamado: Qual óleo usar no motor: Entenda como funciona canal autos is cool.
    O cara explica viscosidade do 5w40 é maior que o 20w40 em determinada condição e temperatura (100 °C para ser mais exato), isso contribui p/melhor lubrificação – nos motores antigos q/o povo adora usar óleo 20, na vdd um 5w40 tem melhor serventia. O min do vídeo é 31:50, assistam pq ajuda a compreender a complexidade envolvida.

  5. jakson ramos disse:

    HLP, HVLP,HL,HVI. no oleo 68 o que significa estes isbolos?

    • Luis Cyrino disse:

      Olá Jakson, grato pelo seu questionamento. Essas letras no óleo 68 dizem respeito a algumas propriedades que eles possuem para determinadas aplicações.

      Tipo HL é um tipo de óleo que não tem nenhum tipo de aditivos;
      Tipo HLP é um tipo de óleo com aditivos de proteção à corrosão e desgaste, muito comum para sistemas hidráulicos;
      Tipo HLPD é um tipo de óleo com aditivos detergentes e dispersantes, apropriados para sistemas que podem conter água e com maior poder de limpeza dos sistemas;
      Tipo HP é um tipo de óleo resistente ao fogo, usado em ampla variedade de operações hidráulicas.

  6. Altair Silva disse:

    Parabéns pelo site. Por que deve ser usado óleo com viscosidade mais alta em motores com alta kilometragem?

    • Luis Cyrino disse:

      Normalmente, não é uma regra, motores bem rodados tem certo desgaste em suas vedações internas o que faz com que começa a queimar esse óleo que vaza internamente.
      Para evitar essa queima se utiliza um óleo pouco mais viscoso, que evitaria esse vazamento interno e sua queima.

  7. Anderson disse:

    Pode-se misturar api sm com api sn?

    • Luis Cyrino disse:

      Existem diferenças de uma letra para outra a nível de desempenho e proteção do motor. Se você tem óleo API SM e colocar o API SN até não teria problemas, o inverso não seria recomendado. Lembrando que sempre a última letra mais próxima do final do alfabeto é a última versão do óleo, ou seja, tem mais inovações e melhorias na sua composição. Portando o óleo API SN é melhor que o API SM pois no alfabeto o “N” vem depois do “M”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *