Educação e Treinamento – pilar TPM
Educação e Treinamento – Pilar TPM
Educação e Treinamento é o terceiro pilar da metodologia TPM, sua razão de ser é simplesmente para desenvolver a capacitação das pessoas por meio de treinamentos.
De um modo geral, o foco da metodologia TPM é criar ambientes corporativos capazes de responder de forma rápida e eficaz as mudanças contínuas no mundo dos negócios. Essa postura se justifica devido aos constantes avanços tecnológicos, à sofisticação de máquinas e equipamentos e às inovações.
A gestão do Pilar Educação e Treinamento consiste, portanto em atividades para promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades dos operadores e manutentores através de um programa efetivo de desenvolvimento e treinamento.
Diante deste cenário é de extrema importância que haja pessoas com competências e habilidades para desempenhar suas funções dentro das empresas. Na metodologia TPM isso se evidencia de forma mais focada nas áreas diretamente ligadas à Produção e da Manutenção.
Isso porque o pessoal da operação por motivos óbvios, estão atuando diretamente em máquinas e equipamentos. Na visão da TPM, esse pessoal deve ter vontade e serem capazes de cuidarem de seus postos de trabalho de forma mais independente. Paralelamente se faz necessário que o pessoal da Manutenção também possua competências e habilidades para atuar como um facilitador para a operação.
Foco inicial da metodologia TPM
Como sabemos, o ponto forte na metodologia TPM são as atividades focadas na identificação e eliminação das grandes perdas do processo produtivo, muito causada por falta de habilidades e competências.
O pilar da Educação e Treinamento visa suprir essa carência, identificando a diferença entre a situação atual e a condição ideal. Situação em termos de conhecimento e habilidades dos colaboradores, preenchendo essa lacuna com treinamentos e avaliando a sua eficácia.
Filosofia comum nas empresas
Sabemos que normalmente nas áreas de produção existe aquela tendência clara e manifesta de dispensar seus esforços exclusivamente em produzir. Por outro lado, a área de manutenção tem como foco consertar as máquinas e equipamentos que acabam quebrando.
Sem as devidas preocupações em relação aos avanços tecnológicos de máquinas e equipamentos, não se atentam ao nível do pessoal da manutenção.
Toda essa situação acaba por promover um círculo vicioso, é um tal de quebra e conserta constante. Com isso não conseguem se livrar das constantes quebras, dos tempos ociosos, das pequenas paradas, entre outros. Como resultado dessa situação, todas essas perdas se associam as baixas taxas de operação com baixa produtividade.
Sabemos que essa situação é amenizada quando as empresas têm algumas estratégias de manutenção como preventiva por exemplo. Mas a metodologia TPM é muito mais que isso, traz o entendimento de várias estratégias que juntas, mudam todo esse estado de coisas.
O papel do pilar de Educação e Treinamento – ET
A metodologia TPM tem como objetivo acabar com esse círculo vicioso das empresas que se comprometem a implantar essa metodologia. E para que isso aconteça, a TPM traz em sua metodologia, estratégias e objetivos explícitos para elevar o nível das práticas de gestão e o nível técnico de cada colaborador envolvido.
As empresas que acreditam nessa metodologia precisam dedicar um enorme esforço à capacitação de pessoal da Manutenção e Operação. Essa capacitação deve começar já nos primeiros dias da implantação da metodologia TPM.
Para isso se avalia todo o ambiente da empresa, seus métodos e processos e as necessidades em geral dos colaboradores quanto as competências e habilidades que precisam ser treinadas.
Filosofia básica do pilar Educação e Treinamento
Na metodologia TPM, os dois conceitos básicos da formação do pessoal são, o treinamento no local de trabalho (OJT – On the Job Training) e o Autodesenvolvimento.
Têm-se uma certeza que a melhoria das habilidades e do conhecimento dos colaboradores envolvidos trazem ótimos resultados. Isso também aumenta a autoconfiança em relação ao seu desenvolvimento profissional e eficiência para o trabalho.
Portanto para alcançar bons resultados, a alta direção e supervisores devem dedicar-se a formar equipes de alto desempenho. Essa com certeza é a estratégia chave da metodologia TPM para se alcançar os resultados esperados.
Operação e Manutenção precisam se desenvolver
Quais as habilidades e competências que devemos esperar do pessoal da Produção e da Manutenção? Essa é a pergunta que se faz para essas áreas, em relação às melhores práticas de operação e manutenção de máquinas e equipamentos.
Isso porque existe uma evolução constante dos processos, da automação, de controles eletrônicos e outras tecnologias embarcadas.
Não se pode “entregar” as necessidades básicas e toda essa evolução nas mãos de áreas extremamente importantes sem o devido mapeamento das habilidades e competências requeridas. Portanto o pessoal dessas áreas em especial, devem estar bem preparados, com conhecimentos mais que suficientes em relação as máquinas e equipamentos.
Para que isso seja possível é que entra em ação o pilar de Educação e Treinamento fazendo esse mapeamento e intensificando os treinamentos necessários.
E isso se adquire paralelamente com a prática de campo nas atividades dos pilares da Manutenção Autônoma, Manutenção Planejada e do pilar da Melhoria Específica. Juntos, esses quatro pilares formam a base de sustentação de toda a metodologia TPM.
Conclusão
Mesmo não falando da metodologia em si, capacitação é a melhor forma de se obter melhores resultados. A gestão deve sempre ficar atenta as necessidades da sua equipe. Entender as diferenças de cada profissional é essencial para poder minimizar esses desvios e contemplar as atividades necessárias da melhor maneira possível.
Por isso existem vários métodos eficazes para fazer acontecer, o primeiro passo é entender o nível de habilidades e competências de cada um. Para isso temos a Matriz por competências, uma importante ferramenta para iniciar esse processo.
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