Vendas como base do Orçamento

Luis Cyrino
13 abr 2017
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Projeção de vendas como base do Orçamento

Vendas – No mundo dos negócios empresariais temos como princípio básico e como objetivo principal, a geração do lucro. Para estimar o que se espera como lucro é necessário em primeiro lugar elaborar um plano estratégico.

O que é um Plano Estratégico?

Segundo algumas literaturas, o Planejamento Estratégico representa um conjunto de ações tomadas mediantes análise do ambiente externo de atuação da empresa, isso para identificar as possíveis oportunidades. Com base nessas informações se estabelece suas metas, orientando a elaboração dos planos estratégicos funcionais internos e na elaboração dos orçamentos que alocarão os recursos disponíveis para o alcance dos objetivos traçados.

Hora da elaboração do Orçamento

Após definido o planejamento estratégico a ser seguido pela empresa, se chega à elaboração do orçamento, que se trata da expressão formal e quantitativa dos planos estratégicos definidos pela empresa, conduzindo a empresa para seus objetivos futuros, destacam Padoveze e Taranto (2010).

Sendo assim o orçamento uma vez elaborado, é o que sustenta o processo do planejamento estratégico. Na sua execução é que se consegue chegar realmente ao que foi planejado, tornando-se mais fácil o controle das ações para se atingir as metas estabelecidas pela empresa.

Projeção de vendas como base do Orçamento

Segundo Moreira (1989), o orçamento de vendas é geralmente, o marco inicial no processo de elaboração de um orçamento. É com base nas informações da projeção de vendas que resultam todas as fases seguintes da elaboração do orçamento das outras áreas, principalmente relacionada à Produção.

Segundo Tung (1994), a previsão de vendas constitui o ponto de partida do sistema orçamentário, sua estruturação é feita antes da formulação de produção, compras, pesquisas, etc. A previsão de vendas uma vez estabelecida, fixa um limite que a empresa julga atingir quanto a faturamento e gastos (despesas + custos).

Podemos entender então que as empresas de manufatura em geral, se norteiam na sua projeção de vendas para a elaboração do orçamento base. Com isso se torna extremamente importante que a elaboração das metas de vendas da empresa, devem ser possíveis de serem atingidas. Podemos afirmar isso porque todos os demais orçamentos que suportarão essa previsão de vendas, estarão sendo elaborados partindo-se dessa projeção.                                                

Influência da projeção das vendas

Como hoje o entendimento que estocar produtos acabados não é uma boa estratégia na maioria dos casos, essa projeção é essencial para determinar outros orçamentos tais como:

Matéria prima: normalmente o custo da matéria prima representa o maior valor do total dos custos do produto acabado, aqui está com certeza a verdadeira razão da previsão de vendas necessariamente estar mais perto da realidade do mercado.

Insumos: são os materiais diversos que são imprescindíveis para o processo de fabricação dos produtos conforme o orçamento de produção. Aqui também se faz valer a premissa da assertividade na projeção de vendas.

Mão de obra: Classificamos aqui o orçamento da mão de obra direta que visa determinar o volume e os custos das horas trabalhadas e aplicadas diretamente à produção, em função das quantidades dos produtos a serem produzidos conforme o orçamento de vendas. Essa capacidade de mão de obra tem que ser suficiente para a execução do orçamento de produção baseado nessa projeção de vendas.

Comercial: baseado na projeção de vendas podemos elaborar o orçamento principalmente da área comercial que será responsável por fazer acontecer essa previsão. Nesse orçamento estão todas as previsões de custos e despesas com propagandas, marketing, pessoal, viagens, entre outros.

Projeção de vendas e a Manutenção

Com base em quanto se estima vender é que podemos fazer outras projeções de orçamentos como na área de Manutenção por exemplo. As vezes todo o planejamento da Manutenção para o período pode ser comprometido se essa projeção não alcançar o esperado. Também diz respeito às necessidades de investimento do setor, melhorias de máquinas e equipamentos, capacitação em treinamentos do pessoal, programas de carreira, melhorias nos salários entre outros.

Conclusão

Como podemos observar no decorrer dessa matéria, o mundo dos negócios está sempre atrelado ao quanto se consegue vender. Baseado nessa premissa é que podemos estimar o orçamento de todos os outros departamentos de uma empresa. É na verdade um movimento cíclico da economia que ocorre com base no consumo. Se temos mais consumo, a projeção de vendas aumenta e traz consigo a necessidade de mais materiais, matéria prima e principalmente mais mão de obra que gera mais renda e mais consumo e vice-versa. Voltamos então na base de toda a economia, o consumo ditando as regras.

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