Comprometimento fazendo a diferença
Comprometimento fazendo a diferença
Dando sequência à série de matérias sobre as dificuldades da gestão de pessoal, falamos nesta matéria sobre a possível falta de comprometimento de um colaborador ou da equipe de trabalho em geral.
Qual o nível de comprometimento ideal de uma equipe de trabalho, o quanto se importam com suas responsabilidades e com as necessidades da organização? Como se relacionam com seus pares e seus gestores? Com certeza esse item faz muita diferença nos resultados da equipe e na condução da gestão do setor. Quais os possíveis problemas e soluções para cada situação? Primeiro vamos entender algumas definições e conceitos sobre isso.
Definição de comprometimento?
A palavra comprometimento designa a ação ou até mesmo o efeito de comprometer-se com alguém ou com algo, é uma situação em que existe um compromisso, como por exemplo no ambiente de trabalho.
A palavra comprometimento tem origem no termo em latim “compromissos”, que indicava o ato de fazer uma promessa recíproca. Por esse motivo, comprometimento é um sinônimo de compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete.
Comprometimento Organizacional
Em se tratando das organizações, comprometimento é a identificação e envolvimento do indivíduo em seu meio de trabalho. Segundo Mowday et al. (1979), a palavra comprometimento numa organização é definido como:
- Forte crença e aceitação dos valores da empresa;
- Vontade de usar suas habilidades e esforço em benefício da organização; e
- Intensa disposição de permanecer na organização.
O comprometimento organizacional passa por três aspectos práticos ou capacidades fundamentais necessárias do indivíduo para se obter um comportamento organizacional adequado ou condizente, que são:
- Autoconhecimento;
- Conhecimento sobre as pessoas;
- Visão Sistêmica.
São pontos pouco explorados e que determinam o desenvolvimento do indivíduo na relação com a organização.
Comprometimento na Manutenção
Na Manutenção essa falta de comprometimento pode gerar muitos problemas pois sabemos que hoje em dia esse setor se tornou parte estratégica nas empresas. A gestão tem papel fundamental para entender e corrigir esses desvios de comportamento que afetam sobremaneira os resultados em geral. A Manutenção é um setor que interage com todos os setores da empresa e por essa e outras razões, deve ser extremamente comprometida em diversos aspectos como:
- Relacionamento interpessoal – os colaboradores da Manutenção precisam se entender entre si e com o pessoal das outras áreas, bom relacionamento gera parcerias, companheirismo entre outras coisas. Isso é fundamental para se ter um bom ambiente de trabalho e que por consequência, gera bons resultados.
- Relacionamento intrapessoal – A comunicação intrapessoal reflete e alimenta nossas crenças, cultura, valores, hábitos, virtudes, defeitos e outras condições que são responsáveis pela nossa dificuldade em mudar muitas coisas que gostaríamos de mudar em nossas vidas. Portanto podemos afirmar que, se não temos um bom relacionamento consigo mesmo, isso afeta sobremaneira nosso relacionamento com outras pessoas.
- Visão sistêmica – Com certeza um dos fatores primordiais para elevar o nível de comprometimento é ter essa visão sistêmica de sua empresa. A visão sistêmica nada mais é do que ter a habilidade de tomar decisões de acordo com o cenário, deve ser avaliado de maneira a contemplar diversos elementos que de alguma maneira influenciam seu funcionamento, sempre considerando fatores internos e externos. O profissional que compreende a empresa em que atua a partir de uma visão sistêmica, conhece seus valores e respeita normas e regulamentos, atinge os melhores resultados.
Com esse tipo de comportamento, esse profissional é capaz de identificar seu papel com mais clareza, portanto se torna capaz de desempenhar todas as suas atividades com eficiência.
- Metas e desafios – Sem dúvida alguma, a interação e o claro entendimento entre as metas definidas e os possíveis desafios para o alcance dos objetivos traçados, depende e muito da equipe. Uma vez definido pela gestão, cabe aos colaboradores ter pleno conhecimento, iniciativa e comprometimento para buscar o alcance desses objetivos. Se alguém da equipe não tem isso como uma necessidade, é necessário em conjunto com o gestor, que isso seja entendido, avaliado e que se busque entendimento para que isso se torne real.
- Motivação – se alguém, parte ou toda equipe não tem motivação a ponto de se comprometer com as necessidades do setor, isso é realmente preocupante. Independente se um ou vários da equipe tem essa falta de motivação, o certo é que será preciso entender esse problema, é interno, ou externo?
O gestor como representante da empresa precisa entender se os vários fatores internos como salários, benefícios, promoções entre outros, podem estar causando o problema. Ou se são fatores externos como problemas familiares, dívidas entre outros. De alguma maneira isso deve ser trabalhado e sanado para o bem comum do setor.
Conclusão
Em todos os itens citados acima, existem meios de se contornar e tornar uma equipe comprometida, para cada item temos com certeza algumas medidas corretivas para resolver a questão. Cabe ao gestor juntamente com cada envolvido, buscar o entendimento e por meio de um plano de ações tentar corrigir esses desvios de comportamento.
Ou na pior das hipóteses, minimiza-los para alcançar um bem maior que é o bom relacionamento da equipe com seus pares e com as pessoas dos demais setores da empresa. Comprometimento faz toda diferença para se alcançar os objetivos do setor e como consequência, os resultados da empresa.
Para tentar corroborar com essa necessidade de comprometimento, veja no link da imagem abaixo um tema que considero essencial para termos uma equipe ativa e comprometida. Estou falando de buscar a formação de uma equipe homogênea, isso em todos os sentidos. Confiram na matéria, compartilhem e deixem um comentário.